de assistência ao ensino

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Transcrição da apresentação:

de assistência ao ensino Bolsas REUNI de assistência ao ensino

Documentos a serem lidos http://www.ufpr.br/reuni/REUNI_Projeto.pdf

Documentos a serem lidos http://www.ufpr.br/soc Sala das Sessões, em 13 de junho de 2008

Objetivo Art. 1º O Programa de Bolsas REUNI de Assistência ao Ensino tem por objetivo a articulação da pós-graduação com a graduação, visando apoiar os projetos da graduação possibilitando o atendimento das necessidades ou especificidades de cada curso da UFPR.

Comitê gestor das bolsas Art. 2º O Comitê Gestor será composto por um representante da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, um representante da Pró-Reitoria de Graduação e Ensino Profissionalizante, um representante da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, um representante do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação, um representante do Fórum de Coordenadores de Graduação e pelo interlocutor da Instituição no REUNI.

Atribuições do comitê IV- assegurar que os bolsistas desenvolvam atividades acadêmicas nos cursos de graduação exclusivamente nas áreas da Universidade participantes de Projetos de Reestruturação e Expansão homologados no Programa REUNI.

Atribuições das partes Art. 4º São atribuições do bolsista desenvolver atividades acadêmicas de ensino nos diversos cursos de graduação, sendo consideradas atividades acadêmicas de ensino para este fim a prática de docência e assistência pedagógica aos discentes.

Atribuições das partes § 2º As atividades a que se refere o caput deste artigo, poderão ser realizadas por meio de orientações individuais ou em grupo a estudantes de graduação que apresentarem dificuldades de aprendizagem ou que manifestarem interesse, ou ainda em ministração de aulas de acordo com a necessidade dos cursos sob supervisão do responsável.

Carga horária § 3º A carga horária anual de atividades será de 104 (cento e quatro) horas anuais para mestrado e 208 (duzentas e oito) horas anuais para doutorado. 52 semanas no ano: 2 horas semanais para o mestrando, restando 38 horas 4 horas semanais para o doutorando, restando 36 horas

Mais atribuições Dos programas: Art. 5º O Programa que receber cotas de Bolsas REUNI de Assistência ao Ensino deverá contribuir com o Comitê Gestor sempre que necessário e cooperar com o bolsista de acordo com a necessidade do Programa.

Mais atribuições Dos cursos: Art. 7º Caberá aos colegiados de curso de graduação identificar as demandas relativas às dificuldades na aprendizagem e apresentá-las ao Comitê Gestor.

Mais atribuições Do comitê gestor: Art. 8º O Comitê Gestor com base nos dados fornecidos pela Comissão de Estudos da Evasão e Repetência deverá analisar e deferir ou não a solicitação.

Mais atribuições Da PRPPG e dos programas: Art. 9º O Comitê Gestor encaminhará a solicitação de bolsistas à PRPPG que enviará a demanda às respectivas coordenações dos Programas de Pós-Graduação específicos, cabendo às coordenações dos Programas de Pós-Graduação indicar os bolsistas para as respectivas atividades.

Duração da bolsa Art. 10. As Bolsas REUNI de Assistência ao Ensino serão concedidas, pelo período de 01 (um) ano podendo ser renovadas uma vez para o aluno de cursos de mestrado e até três vezes para o aluno de cursos de doutorado.

Acompanhamento Art. 12. Constatado que o bolsista não tenha cumprido suas atribuições, a Bolsas REUNI de Assistência ao Ensino será cancelada pelo Comitê Gestor após análise dos relatórios de atividades do bolsista e ouvido os coordenadores de cursos de Pós-Graduação e de Graduação envolvidos nas atividade.

Acompanhamento Art. 14. O bolsista deverá apresentar semestralmente ao Comitê Gestor um relatório assinado pelos Coordenadores dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação envolvidos e aprovado pelo respectivo Colegiado de Curso de Graduação.

Mais bolsas PROF 2009: 405 M 197 D REUNI 2009: 218 M 138 D

Aumento dos discentes de pós TOTAL UFPR 2007: 1754 Mestrandos 904 Doutorandos TOTAL UFPR 2008: 1797 Mestrandos 982 Doutorandos

Coleta CAPES Proposta do Programa Integração com a Graduação Integração do programa com cursos de graduação: aspectos institucionais, intensidade do envolvimento do pessoal docente em atividades inovadoras de formação, em nível de graduação; participação do alunato de pós-graduação em atividades dos cursos de graduação e, reciprocamente, do alunato de graduação nas atividades do programa. Comentários sobre os resultados obtidos e esperados e sobre outros aspectos julgados relevantes.

Outros países EUA

Outros países Reino Unido

Outros países Alemanha Germany: PhD Studentship (Research and Teaching Assistant) in Plant Ecology, Leibniz University Hannover General TV (or TVÖD) stands for Tarifvertrag im Öffentlichen Dienst while BAT stands for Bundesangestelltentarif—both mean tariffs for German civil service employees. The TV tariffs determine the salary based on experience and family situation;

Vantagens para todos Mais bolsas para os alunos de pós-graduação Maior dedicação do aluno de pós ao programa Aumento do corpo discente dos programas de pós Integração da pós com a graduação (descrição no coleta CAPES) Contato do aluno de pós com situações concretas de ensino (diversidade) Possibilidade de utilização da atividade como estágio de docência do aluno Maior assistência ao aluno de graduação Estímulo aos futuros alunos da pós Objetivos do REUNI