Fortalecimento da institucionalidade do conselho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1.
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Eliani Mayerhofer Propostas PLDS 6% 7% 8% 4%
1.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Equipe Técnica de RH/ACCIE. Situada em Erechim – habitantes 190 empresas associadas – Industria, Comércio e Serviços Empregam cerca de funcionários.
PROGRAMA SIPIA NO PARANÁ
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
A agenda estratégica para a política habitacional
Projeto Sustentador: Orçamento Participativo e Gestão Compartilhada
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Seminário de Conclusão do Curso de Extensão:
OBJETIVO Apoiar nos Municípios, através dos Centros de Referencia da Assistência Social - CRAS, a implantação e o desenvolvimento de uma metodologia.
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Níveis de Gestão e Habilitação
Projetos Financiados em 2010
Fabiano André Vergani
Prof. Adjunto I Curso de Serviço Social
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
A ATUAÇÃO DA FAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS AO SOCIAL
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
Ministério da Cultura.
Pacto de Aprimoramento de Gestão da Assistência Social Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina.
Modelos anterior e atual de atendimento dos acolhidos
PROPOSTA PLANEJAMENTO 2009 Equipe do Nordeste (parte) Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará.
13ª ASSEMBLÉIA GERAL DO CEDCA-MT
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
Secretária: Helena Cristina Rozales da Silva Marangoni
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Devolutiva das Conferências Municipais de 2007 e 2009
Recursos e Fontes de Financiamento
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Mude a história cuidando das crianças hoje novembro, 2014.
PLANO DE ASSISTENCIA SOCIAL – 2014/2017 QUADRO DE ATUALIZAÇÃO DE METAS
Secretaria de Assistência Social - SEAS Em abril de 2014, a SEAS assinou termo de aceite junto ao MDS, pactuando o reordenamento de 90 vagas para o acolhimento.
Gestão Municipal da Habitação
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
TECENDO REDES PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL
A PSB E PSE/PETI NO PIAUÍ: REALIDADE E DESAFIOS
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
SEMINÁRIO PRÓ – CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
CONGRESSO NACIONAL DE CONSELHEIROS TUTELARES
Movimento Nossa São Paulo 1.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO Ananda Grinkraut e Gustavo Paiva.
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
O QUE É? - É um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos Direitos Fundamentais preconizados no Estatuto.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
CAACTs: Comissão de Acompanhamento e Assessoria aos Conselhos Tutelares.
“a troca sempre enriquece os nossos trabalhos e fortalece o nosso sentimento de pertencimento à rede de proteção às crianças e adolescentes” Enfrentamento.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
FEVEREIRO/2012 ENCONTRO COM MOVIMENTOS SOCIAIS. HISTORICO O Fórum das Instituições de Acolhimento Institucional de Belo Horizonte (Fórum de Abrigos) tem.
Transcrição da apresentação:

Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) Ações da gestão 2009 – 2011

Fortalecimento da institucionalidade do conselho Maior integração entre CMCDA e Conselho Tutelar nos encaminhamentos e ações do conselho. Revisão da Lei 2031 de 2003 que rege o conselho, sendo as principais alterações: a) a ampliação da composição de membros do conselho, incluindo alteração do número de secretarias e incorporação da participação de adolescentes e b) a possibilidade de reeleição de conselheiros/as tutelares. Adequação do Regimento Interno (em fase de conclusão).

Fortalecimento da institucionalidade do conselho Elaborado o primeiro Plano de Ação do CMDCA, de forma participativa, incluindo orientações sobre a aplicação dos recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Elaboração do edital de convocação de eleições para a próxima gestão (2011-2013) (em andamento). Realização de Conferência Municipal em 2009. Implantação do SIPIA (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência).

Fortalecimento da estrutura do conselho, ampliação e qualificação dos serviços Elaboração de Diagnóstico da situação da Criança e do Adolescente no município de Embu, em parceria com a Secretaria de Participação Cidadã, Assistência Social e Conselho Tutelar.

Propostas da Comissão do Diagnóstico Potencializar a atuação dos CRAS nos territórios, uma vez que seu principal foco de atuação está no fortalecimento das relações familiares. Para tanto, o mesmo deverá estar articulado com todos os serviços existentes em seu território, principalmente àqueles que visam a geração de renda, bem como a rede que compõe o SGDCA.

Propostas da Comissão do Diagnóstico Instrumentalizar os CRAS para que possam levar os serviços aos locais mais distantes ou vulneráveis do município. Instrumentalizar as equipes do CRAS para que atuem como agentes mobilizadores da participação popular em seus territórios.

Propostas da Comissão do Diagnóstico Fazer o monitoramento das áreas mais vulneráveis do município. Promover ações que incentivem o empreendedorismo. Desenvolver ações conjuntas com a Pró- Habitação, realizando cadastro e monitoramento das famílias mais vulneráveis e  que necessitam de moradia.

Propostas para o CMDCA Potencializar atividades de qualificação profissional desenvolvidas para adolescentes e jovens do município. Potencializar a atuação do CRAS junto às famílias, organizando fóruns, palestras e debates, focando em temas relacionados à infância e adolescência.  

Fortalecimento da estrutura do conselho, ampliação e qualificação dos serviços Aumento da arrecadação para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD), contemplando mais oito entidades para 2011. Qualificação dos/as conselheiros/as tutelares e de direitos através da participação em eventos municipais e nacionais.

Fortalecimento da estrutura do conselho, ampliação e qualificação dos serviços Aumento do número de entidades cadastradas junto ao CMDCA. Realização de visitas junto às entidades conveniadas. Aquisição de equipamentos (CMDCA e CT) e de um carro para CMDCA.

Visibilidade e transparência Criação e divulgação de vídeo institucional do CMDCA. Elaboração e divulgação de cartilha sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em parceria com a Secretaria da Saúde e Conselho Tutelar. Atualização constante das informações do conselho no site da prefeitura e criação de um site específico (em andamento).

Visibilidade e transparência Publicação do Balanço de 2009 e balancete do 1º. Semestre de 2010. Elaborado e lançado o primeiro edital público para seleção de projetos, a partir das orientações do plano de trabalho. Foram apresentados 18 projetos, sendo 8 aprovados com financiamento comum e 3 com financiamento direto. Divulgação do Edital de Projetos da Petrobrás junto às entidades cadastradas através do conselho, sendo dois projetos aprovados no valor total de R$225.000,00.