NO SANEAMENTO MUNICIPAL POR MEIO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

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Transcrição da apresentação:

NO SANEAMENTO MUNICIPAL POR MEIO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GESTÃO PARTICIPATIVA NO SANEAMENTO MUNICIPAL POR MEIO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Autores: Vera Lucia Nogueira Silvia Mayumi Shinkai de Oliveira Adriana de Sena Simão Edson Bilche Girotto

PENÁPOLIS Situada na Alta Noroeste Paulista e distante 490 Km da capital do Estado de São Paulo. População: 62.409 habitantes.

ÁGUA RESÍDUOS SÓLIDOS ESGOTO

População: 62. 409 habitantes; Numero de ligações de água: 25 População: 62.409 habitantes; Numero de ligações de água: 25.765; Numero de economias de água: 28.643; 100% de água tratada e distribuída 100% esgoto coletado e tratado; 100% de resíduos sólidos coletados e dispostos dentro da legislação; 99% de malha asfáltica executada;

Planejamento é o serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes; planificação.

Planejamento Estratégico seria o processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativas (MAXIMIANO, 2006).

Planejar para que nossa rotina não seja somente resolver emergências

No início do ano é distribuído aos lideres da autarquia um formulário, para que cada área reúna a sua equipe de trabalho e utilize este formulário como guia das discussões.

O QUE TEMOS DE MELHOR? QUAIS AS NOSSAS “FORÇAS” ? E, ONDE DEVEMOS SER MELHORES? QUAIS NOSSAS FRAQUEZAS?

Na sequência são levantadas as necessidades de melhorias de gestão, capacitação, informática e obras. Os servidores são incentivados, ainda, a olhar o departamento como um todo e sugerir melhorias mais abrangentes, que envolvam toda a empresa ou mesmo de outra área em que não a sua, isto para termos uma perspectiva diferente.

Reunião com os setores

As necessidades das áreas são incluídas no Plano de Ação de cada setor, utilizando a ferramenta 5W2H e posteriormente são acompanhadas pelo sistema de gestão da qualidade. As necessidades de capacitação são enviadas ao serviço de Recursos Humanos e inseridas na Matriz de Capacitação, as de informática vão para o setor de Tecnologia da Informação, que é o responsável também por avaliar as condições dos hardwares e com relação as demandas melhorias na infraestrutura é encaminhada a Diretoria de Obras e Redes.

Últimos 6 anos: 324 propostas de melhorias foram incluídas no plano de ação setorial 170 melhorias já foram realizadas 154 aguardando realização. Periodicamente estes Planos são revisados e atualizados

Há ainda, melhorias como aquisição de veículos e equipamentos, obras internas de reforma e ampliação, mudanças no todo ou em parte de processos, alteração do sistema de leitura e emissão de contas de água, entre outros

para merecermos um futuro. "O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho." Peter Drucker

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