Deslocamentos Fotográficos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Advertisements

Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
Jeferson Bugelli – Pedagógico
ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS COLETIVOS DO TRABALHO ESCOLAR PROFA: CIDA AGUIAR ACADÊMICAS: ANA KAROLINA BOTELHO ARIANE MARTINS FERREIRA.
Texto de divulgação científica O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivos promover o contato do leitor leigo com o.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática PMAE I Curso de Pedagogia 2006.
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa Prof. Msc. Waldemar dos Santos Cardoso Junior.
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
A MAQUETE CARTOGRAFICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS. Rubernéia da Silva de Oliveira -
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Homenagem à Professora Lídia Grave
Ciências da Natureza e suas
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
ÁREA COMUM COM AGENDA A CADA 15 DIAS E INFORMAÇÕES GERAIS.
Oficina 2 Conteúdo: Alterações ambientais e impactos (extinção de plantas e animais, desastres ambientais) Recursos e metodologias: vídeos, dinâmicas.
GRUPO DE PASSOS Espaço para viver um aprofundamento nos 12 Passos
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
Equipamentos de captura: Objetivas
Confabulando com Fábulas.
Dinâmica direita e esquerda
Processo de produção de uma notícia
Fichamento acadêmico:
Gestores de Aprendizagem
O que você vai ver não são fotografias, são desenhos!
Seminário de Estágio Supervisionado Campus Anápolis de CSEH-UEG
Ler e Escrever: Desafio de todos
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
BOAS PRÁTICAS “SOMOS TODOS DEFICIENTES E ESPECIAIS”
CONVIVA
Mosaico Digital: monitor interativo de realidade aumentada
A EDUCAÇÃO ENVOLVE: COMPROMISSO AÇÃO DECISÃO comprometimento.
SOBRE O AFS Presente no Brasil desde 1956 e há mais de cem anos no mundo, o AFS é uma ONG educacional internacional, comprometida em preparar cidadãos.
PLANO DE AULA DISCIPLINA: ARTES ENSINO MÉDIO: 2º SÉRIE
Fórum - Unidade I - Sua experiência
ETNOFOTOGRAFIA Rita Alves (PUC-SP) Balneário Camboriú Foto Festival
I Encontro de Licenciaturas da
Técnicas de Fotografia
CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARCEIRA
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
XVII Jornada Científica de Jornalismo
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Brincando com a Lua Fotógrafo profissional e jornalista científico, Laurent Laveder criou a série Moon Games, composta por diversas imagens que mostram.
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
FENOMENOLOGIA.
Pesquisa científica Marcelo Correa.
Economia e Gestão da Saúde
Capacitação Pedagógica Aula 02
Aprendizagens Contextualizadas no Território
CÂMERA ESCURA Evolução dos aparelhos fotográficos.
ensaio fotográfico fábio cançado
Materiais de ensino desenvolvidos usando a modelagem do movimento ocular por meio de exemplos Thalita Nascimento Licenciada em Ciências da Natureza (EACH/USP)
O que faz um DIRETOR DE CINEMA?
Metodologia Científica e Tecnológica
2018 VAMOS RECORDAR!!.
Orientações de estágio
RE-PLANEJAMENTO ESCOLAR POLÍTICA DE RECUPERAÇÃO
XV Jornada Científica de Jornalismo
PROJETO DE PESQUISA.
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Transcrição da apresentação:

Documentação Pedagógica a fotografia em 4 tempos Magno e Mágico de Oz 27 de março à 29 de junho

Deslocamentos Fotográficos

a fotografia enquanto processo a “câmera interna” de cada um Deslocamentos O olhar como questão: a fotografia enquanto processo a “câmera interna” de cada um

Deslocamentos Queria propor que pensássemos na fotografia não como um objeto, mas como um processo.   A fotografia é um lugar conceitual através do qual nos colocamos para descobrirmos alguma coisa. (Ronaldo Entler, professor de artes - FAAP/UNICAMP)

Deslocamentos A câmera é um instrumento que ensina as pessoas a verem sem uma câmera. (Dorothea Lange, fotógrafa norte-americana)   A fotografia é um meio de compreender. (Henri Cartier-Bresson, fotografo francês)

Para que tirar fotos?

Primeiras Perguntas Qual a melhor câmera Qual o melhor filme Qual a melhor lente

Primeiras Fotografias Para guardar a memória Para lembrar momentos Para registrar a realidade

Qual o ponto de encontro entre você e a fotografia? Questão Central Qual o ponto de encontro entre você e a fotografia? Lições técnicas Lições estéticas Lições procedimentais

Questôes Centrais O que é a fotografia? Por que você fotografo? Como você fotografo?

Expectativa Técnica Como tirar boas fotos? Como tirar fotos com “essa” câmera? Como gerenciar e tratar as imagens? Qual diferença entre ver e enxergar?

Expectativa de Intencionalidade Como ter “foco”? Como trabalhar o olhar? Como afinar e planejar o olhar? Como tomar decisões fotográficas?

Expectativas de Rotinas e Rituais Como liberar o fotógrafo do educador? (em rotinas, espaços, expectativas da comunidade) Como construir intencionalidade pedagógica ao fotografar? Como traduzir a prática educacional na documentação pedagógica?

O que são as fotografias?

O que é a Fotografia como documento como experiência estética como escrita e reescrita como gênero textual como relação escritor leitor como experiência coletiva

Como documento

Visão da janela do estúdio. Nicéphore Niepce, França (1826)

Boulevard du Tample, Louis Jacques Mande Daguerre. França (1838)

Como experiência estética

Como escrita e reescrita

Como experiência coletiva

Ensaio Fotográfico - 02 de junho de 2011 Tema: Fotografia Assunto: Av. Paulista Objeto Problema O que falam meus pés? Ensaio Fotográfico - 02 de junho de 2011

Como gênero textual

Gêneros Textuais Fotográficos Foto Processo Foto Biografia Foto Retrato Foto Comparação Foto Sequência Foto Memória Foto Espontânea X Foto Encenada

Como documentaçãopedagógica

Documentação Pedagógica em 4 Tempos

1º Tempo: Planejamento Intencionalidade Pedagógica Organização do Espaço Objeto Problema Gênero Textual Fonte de Luz Trabalho Coletivo

2º Tempo: Execução Aquecimento do Olhar Da visibilidade à Invisibilidade Trabalho de Escrita e Reescrita Relação Espontâneo x Encenado Relação Fotógrafo x Fotografado Trabalho Coletivo

3º Tempo: Seleção Edição das Imagens Roteiro das Imagens Desapego do Material Sempre “menos é mais” Construção de Narrativas Trabalho Coletivo

4º Tempo: Exibição Intencionalidade Pedagógica Relação Escritor x Leitor Dinâmica da Exposição Tamanho das Imagens Suporte das Imagens Comunicabilidade

Produção de Narrativas Módulo de Acompanhamento

Deslocamentos Fotográficos

a lógica do espaço escolar a lógica da sequência visual Deslocamentos O olhar como questão: a lógica do espaço escolar a lógica da sequência visual

Como criar “comunicabilidade” através da narrativa fotográfica? Questão Central Como criar “comunicabilidade” através da narrativa fotográfica? Lições técnicas Lições estéticas Lições procedimentais

Como lugar e processo

Que relações a fotografia mantém com o real?

Que relações a fotografia mantém com o real?

Que relações a fotografia mantém com o real?

Que relações a fotografia mantém com o real?