Documentação Pedagógica a fotografia em 4 tempos Magno e Mágico de Oz 27 de março à 29 de junho
Deslocamentos Fotográficos
a fotografia enquanto processo a “câmera interna” de cada um Deslocamentos O olhar como questão: a fotografia enquanto processo a “câmera interna” de cada um
Deslocamentos Queria propor que pensássemos na fotografia não como um objeto, mas como um processo. A fotografia é um lugar conceitual através do qual nos colocamos para descobrirmos alguma coisa. (Ronaldo Entler, professor de artes - FAAP/UNICAMP)
Deslocamentos A câmera é um instrumento que ensina as pessoas a verem sem uma câmera. (Dorothea Lange, fotógrafa norte-americana) A fotografia é um meio de compreender. (Henri Cartier-Bresson, fotografo francês)
Para que tirar fotos?
Primeiras Perguntas Qual a melhor câmera Qual o melhor filme Qual a melhor lente
Primeiras Fotografias Para guardar a memória Para lembrar momentos Para registrar a realidade
Qual o ponto de encontro entre você e a fotografia? Questão Central Qual o ponto de encontro entre você e a fotografia? Lições técnicas Lições estéticas Lições procedimentais
Questôes Centrais O que é a fotografia? Por que você fotografo? Como você fotografo?
Expectativa Técnica Como tirar boas fotos? Como tirar fotos com “essa” câmera? Como gerenciar e tratar as imagens? Qual diferença entre ver e enxergar?
Expectativa de Intencionalidade Como ter “foco”? Como trabalhar o olhar? Como afinar e planejar o olhar? Como tomar decisões fotográficas?
Expectativas de Rotinas e Rituais Como liberar o fotógrafo do educador? (em rotinas, espaços, expectativas da comunidade) Como construir intencionalidade pedagógica ao fotografar? Como traduzir a prática educacional na documentação pedagógica?
O que são as fotografias?
O que é a Fotografia como documento como experiência estética como escrita e reescrita como gênero textual como relação escritor leitor como experiência coletiva
Como documento
Visão da janela do estúdio. Nicéphore Niepce, França (1826)
Boulevard du Tample, Louis Jacques Mande Daguerre. França (1838)
Como experiência estética
Como escrita e reescrita
Como experiência coletiva
Ensaio Fotográfico - 02 de junho de 2011 Tema: Fotografia Assunto: Av. Paulista Objeto Problema O que falam meus pés? Ensaio Fotográfico - 02 de junho de 2011
Como gênero textual
Gêneros Textuais Fotográficos Foto Processo Foto Biografia Foto Retrato Foto Comparação Foto Sequência Foto Memória Foto Espontânea X Foto Encenada
Como documentaçãopedagógica
Documentação Pedagógica em 4 Tempos
1º Tempo: Planejamento Intencionalidade Pedagógica Organização do Espaço Objeto Problema Gênero Textual Fonte de Luz Trabalho Coletivo
2º Tempo: Execução Aquecimento do Olhar Da visibilidade à Invisibilidade Trabalho de Escrita e Reescrita Relação Espontâneo x Encenado Relação Fotógrafo x Fotografado Trabalho Coletivo
3º Tempo: Seleção Edição das Imagens Roteiro das Imagens Desapego do Material Sempre “menos é mais” Construção de Narrativas Trabalho Coletivo
4º Tempo: Exibição Intencionalidade Pedagógica Relação Escritor x Leitor Dinâmica da Exposição Tamanho das Imagens Suporte das Imagens Comunicabilidade
Produção de Narrativas Módulo de Acompanhamento
Deslocamentos Fotográficos
a lógica do espaço escolar a lógica da sequência visual Deslocamentos O olhar como questão: a lógica do espaço escolar a lógica da sequência visual
Como criar “comunicabilidade” através da narrativa fotográfica? Questão Central Como criar “comunicabilidade” através da narrativa fotográfica? Lições técnicas Lições estéticas Lições procedimentais
Como lugar e processo
Que relações a fotografia mantém com o real?
Que relações a fotografia mantém com o real?
Que relações a fotografia mantém com o real?
Que relações a fotografia mantém com o real?