CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Advertisements

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 6 ANOS
OS DIFERENTES TIPOS DE JOGOS PROFa
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
DIA A DIA DE NOSSAS CRIANÇAS NA EMEI
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
EDUCAÇÃO MOTORA E SUAS INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
Vídeo Educar – Rubem Alves
(digite aqui o nome do jogo) (digite aqui o seu nome) (digite aqui seu ) Como jogar (digite aqui as regras e modo de jogar) Materiais necessários.
TURNO INTEGRAL.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
BRINCADEIRAS.
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
Evangelização Infanto Juvenil 2014
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O brinquedo, o jogo e a brincadeira
O Desenvolvimento Psicomotor
1- URL da experiência e parágrafo descritivo; Actividade de grupo (Act3) Análise e reflexão de relatos de experiências 1 Gisélia Fernandes, Manuela Sousa/
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Jogo do Boliche.
Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
1 a 2 anos Como se comunica Reconhece o próprio nome. A partir dos 18 meses  começa a criar frases curtas. A criança começa a formar frases com uma palavra.
TURNO INTEGRAL.
Características da criança: perspectivas teóricas
Práticas Pedagógicas e Síndrome de Down
TECNOLOGIA ASSISTIVA Deficiência Intelectual Mari Zulian 2013.
CURSO BERÇARISTA Seja bem vindo(a) ao curso de berçarista.
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
Jogo brinquedo e brincadeira
Objetivo Geral : O Projeto pretende contribuir e estimular de forma significativa as crianças a fim de desenvolver os seus cinco sentidos. Nessa fase as.
Desenvolvimento motor
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA - Movimento
CARACTERÍSTICAS DE CRIANÇAS DE ED
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
Sequência Pedagógica da Dança
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges
Metodologia de Ensino do Futsal
CARACTERÍSTICAS DAS FAIXAS ETÁRIAS PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Arte, Corpo e Aprendizagem Profa. Mônica Riet Goulart
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Planejamento plurianual
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Patrícia de Oliveira Souza
ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Conceitos, Propostas e recursos metodológicos
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
A Importância do Lúdico na Aprendizagem com o auxílio dos jogos
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Desenvolvimento motor
Os animais em extinção Projeto do Maternal II B – Tarde Professoras: Cloê Arantes e Marina Toti.
Desenvolvimento Cognitivo e Social na Segunda Infância
Abrir o Apetite Poético
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
É a oportunidade de desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Docência na Educação Infantil I Sorocaba/ AES

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS CRIANÇAS DE 2 A 3 ANOS (Maternal I): FASE DOS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS OU HABILIDADES ESPECÍFICAS DO SER HUMANO. EXPLORAÇÃO DOS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS (SALTAR E CAIR, LANÇAR E RECEBER, SUBIR E DESCER). ELABORAR EXPERIÊNCIAS E SITUAÇÕES PARA MELHORAR O CONTROLE CORPORAL.

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS O PERÍODO DE 2 A 3 ANOS É CARACTERIZADO PELA INTENSA ATIVIDADE EXPLORATÓRIA DA CRIANÇA

FORNECER ESTÍMULOS ADEQUADOS CONSIDERANDO AS DIFERENÇAS. EVITE OFERECER RESPOSTAS RÁPIDAS/ ELABORE PROBLEMAS DE MOVIMENTO E DESAFIOS AS CRIANÇAS.

DIVERSIDADES PATRIMÔNIO GENÉTICO, PERSONALIDADE MOTIVAÇÃO ESTIMULAÇÃO.

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS CRIANÇAS DE 3 A 4 ANOS (Maternal II): FASE DOS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS. MELHOR DOMÍNIO CORPORAL E DIVERSIFICAÇÃO DAS HABILIDADES ADQUIRIDAS. DESCOBERTA DE OUTROS MOVIMENTOS. UTILIZAR BRINCADEIRAS ONDE PARTICIPEM O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE CRIANÇAS.

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS ESTIMULAR A CRIANÇA A EXPERIMENTAR DIVERSAS FORMAS DE REALIZAR OS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS. DAR ÊNFASE EM UMA OU DUAS HABILIDADES ESPECÍFICAS POR AULA.

ATENÇÃO À FADIGA = PERDA DA MOTIVAÇÃO E INTERESSE.

ESTABELECER ROTINAS DE HORÁRIOS PARA AS CRIANÇAS DEIXAR COM QUE AS CRIANÇAS COMAM E BEBAM SOZINHAS ESTABELECER ROTINAS DE HORÁRIOS PARA AS CRIANÇAS

LEMBREMOS QUE A PROFISSÃO DA CRIANÇA É BRINCAR. O FAZ DE CONTA , O MUNDO DA FANTASIA É FUNDAMENTAL PARA A CRIANÇA. O AMOR PELAS CRIANCAS É O MELHOR RECURSO PEDAGÓGICO. PROFa. Rita

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DE 2 A 3 ANOS: BRINCADEIRAS NO RITMO DA MÚSICA. SONS DAS DIVERSAS PARTES DO CORPO. DRAMATIZAR E REPRESENTAR HISTÓRIAS. BRINCAR DE CIRCO. UTILIZAR MÁSCARAS E MAQUIAGEM. ESTIMULAR A FANTASIA E O FAZ DE CONTA. BRINCADEIRAS DE COORDENAÇÃO MOTORA FINA. BRINCADEIRAS NO PARQUINHO. PRIMEIROS JOGOS COM REGRAS SIMPLES. EXPLORAÇÃO DAS HABILIDADES FUNDAMENTAIS.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DE 3 A 4 ANOS ANOS: CONTAR HISTÓRIAS OU LENDAS DO FOLCLORE. UTILIZAR OU CONSTRUIR BONECOS E MARIONETES NAS HISTÓRIAS. ENSINAR CIRANDAS E ATIVIDADES RÍTMICAS. BRINCADEIRAS DE IMITAÇÃO DOS ANIMAIS. ENSINAR AS CRIANÇAS A ARRUMAREM A SALA E SEUS BRINQUEDOS. EXPERIMENTAR OS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS DIRECIONANDO A AÇÃO E NÃO A FORMA. TRABALHAR COM BRINQUEDOS DE ENCAIXE COM FORMAS GEOMÉTRICAS.