Prof. Daniela Reis.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prática de Ensino: Educação Básica
Advertisements

Prof. Daniela Reis.
Segunda República – 1945 a 1964.
Prof. Daniela Reis.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
PNE PEE PNE PEE LEI Nº , DE 25 JUNHO DE LEI Nº , DE 25 JUNHO DE Florianópolis/2014.
MENSAGEM É ESPECIAL PARA OS (AS) ENVOLVIDOS (AS) COM A EDUCAÇÃO EM CADA CANTINHO DA PARAÍBA E DE QUALQUER FORMA (gestor(a), professor (a), aluno (a), técnico.
Reformulação Curricular dos Cursos de Graduação da UNEB.
Educação Pré- Escolar Ensino BásicoEnsino Secundário Ensino Superior Politécnico Universidade 1.º Ciclo 2.º Ciclo 3.º Ciclo E D U C. P R É - E S C O L.
AUTOR DO TCC: CAMILLA VIANA DE SOUZA [1] ORIENTADOR DO TCC: SIDNEI QUEZADA MEIRELES LEITE[2] [1] Licenciada em Artes pela Universidade Federal do Espírito.
PLANO DE AÇÃO Meta 1 O plano apresenta como meta universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade.
A PRIMEIRA REPÚBLICA, AS ESCOLAS GRADUADAS E O IDEÁRIO DO ILUMINISMO REPUBLICANO: Jorge Uilson Clark Publicado em Navegando na História da Educação.
O grande desafio: Educação no Brasil agosto 2016 MEC - Secretaria Executiva.
O PAPEL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA ATITUDE, COMPROMISSO E DEMANDA SOCIAL.
GLOBALIZAÇÃO, TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA E EDUCAÇÃO (INTER)NACIONAL ( ) Lalo Watanabe Minto Publicado em Navegando na História da Educação Brasileira:
ÁREA - CONHECIMENTOS 9º Ano. A BASE DO SISTEMA EDUCATIVO É O ALUNO, E A ESCOLA UMA VIA INSTITUCIONAL ENTRE OUTRAS, DE ACESSO À EDUCAÇÃO E IMPLICITAMENTE.
PNE- PEDET. AS REFORMAS EDUCACIONAIS E OS PLANOS DE EDUCAÇÃO RELAÇÕES DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ( PNE) X COM O PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO PARA TERESINA.
O IMPÉRIO E AS PRIMEIRAS TENTATIVAS DE ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL ( ) Polo Camocim.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Significado Etimológico
“Fabricação e Distribuição de Sorvetes Naturais ”
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Prática da LDB nas instituições de ensino
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Base Nacional Comum Curricular
Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS.
XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO EDUCACIONAL
Especialização em Gestão Empresarial
Conselho Municipal de Educação de Porciúncula
Desafios e Alternativas da Educação Infantil no Brasil
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Formação Docente no IFCE
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPA: RESOLUÇÃO Nº 147/2016/CONSUP
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
Projeto de Lei 3021/2008 Disciplina a certificação das entidades beneficentes de assistência social Traz novas perspectivas para o Terceiro Setor Está.
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Tiago Nicola Lavoura & Rui Neves
Especialização em Docência do Ensino Superior
Introdução a Educação a Distância
Formação Continuada 2012 Escola Filinto Müller/Angélica
CALENDÁRIO ESCOLAR 2014 A Lei de Diretrizes e Bases garante a cada escola autonomia para definir seu calendário escolar, de acordo com a proposta pedagógica.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação Discussões e reflexões necessárias Profa. Elenise Maria de Araújo.
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS.. O ESTADO E A SOCIEDADE.
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Marcelo Ximenes A. Bizerril
FONAPRACE Regional Sudeste UFOP.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO
Suzana Macedo Zap Suzana Macedo Zap
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Lei de Diretrizes e Bases da Educação. INTRODUÇÃO Lei 9.394/96 Também conhecida como “Lei Darcy Ribeiro” “Esta lei procura libertar os educadores brasileiros.
Prof. Jacir Bombonato Machado - julho/2018
Seminário Estadual da BNCC: A Base Nacional Comum Curricular
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
26 – 27/07/07 - 1º Seminário Nacional REUNI
A Reforma Sanitária e o processo de implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil.
RECEPÇÃO DOS PAIS /01/2019.
O LUGAR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS-DOURADOS NASCIMENTO, Taynara Tavares1.
O LUGAR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS-DOURADOS NASCIMENTO, Taynara Tavares1.
Curso de Legislação Educacional Aprofundamento
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
PERFIL DO EIXO TEMÁTICO
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
Transcrição da apresentação:

Prof. Daniela Reis

O BRASIL ENTRE 1946 - 1964 ELEIÇÕES PARA TODOS OS NÍVEIS, O QUE EVIDENCIAVA UM PERÍODO AMPLAMENTE “DEMOCRÁTICO” DESIGUALDADES NA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E DA PROPRIEDADE DESENVOLVIMENTO DOS MOVIMENTOS POPULARES

REDEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO Após um longo período ditatorial, a Constituição de 1946 restabelece o regime democrático do país e resgata alguns princípios educacionais perdidos ao longo do tempo como (PILETTI, PILETTI, 1990): A EDUCAÇÃO COMO DIREITO DE TODOS ESCOLA PRIMÁRIA OBRIGATÓRIA E GRATUITA ASSISTÊNCIA AOS ESTUDANTES

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDBEN 4024-61) Após 13 anos de discussão, esta foi a primeira Lei brasileira exclusivamente educacional. Foi também a primeira a englobar todos os graus e modalidades de ensino, evidenciando a tão desejada organização educacional e articulação entre os graus de ensino. Tinha seus objetivos inspirados nos princípios de liberdade e solidariedade humana (PILETTI, PILETTI, 1990).

A PARTIR DE 1961 COMO SE DAVA A ESTRUTURA EDUCACIONAL? ENSINO SUPERIOR (GRADUAÇÃO – PÓS GRADUAÇÃO) ENSINO MÉDIO GINASIAL (4 ANOS) – COLEGIAL (3 ANOS) PRIMÁRIO (4 A 6 ANOS DE DURAÇÃO) PRÉ-PRIMÁRIO (CRIANÇAS ATÉ 7 ANOS)

COMO FICOU INSTITUÍDA A BASE CURRICULAR A PARTIR DE 1961 BASE NACIONAL (DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS INSTITUIDAS PELO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO) BASE REGIONAL (DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS FIXADAS PELOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO) BASE LOCAL (ESCOLHIDA PELAS UNIDADES ESCOLARES, MAS COM BASE NA RELAÇÃO ESTABELECIDA PELOS CEE)

Neste período algumas bandeiras foram amplamente defendidas: LUTAS EDUCACIONAIS Neste período algumas bandeiras foram amplamente defendidas: 1º Defesa da escola pública. 2º Luta contra o analfabetismo. Campanha de Educação de Adultos (1947) Movimento de Educação de Base (MEB) (1961) Programa Nacional de Alfabetização (1963)

EM QUE CONSISTIA O MÉTODO PAULO FREIRE 1. Localização e recrutamento dos analfabetos 2. Entrevistas com os adultos conhecedores da localidade 3. Seleção das palavras de uso corrente – palavras geradoras 4. Decomposição das palavras e geração de novas palavras 5. Discussão da situação representada nas palavras geradoras