Gestão da Manutenção 7 -Técnicas Preditivas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A gestão da manutenção industrial
Advertisements

BENCHMARKING.
Poka-Yoke.
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
Aula 8 Engenharia de Manutenção FMEA
Pesquisas e Desenvolvimentos na Gestão da Manutenção
Administração da Produção
Análise de Projeto do Sistema Produtivo
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
Qualidade e Produtividade
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Engenharia de Software
GS manutenção.
Manutenção Produtiva Total - TPM -
MESTRE MARCENEIRO Controle de Máquinas
SISTEMA DE QUALIDADE - EAD
A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
MANUTENÇÃO DE SOFTWARE
1. Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção
2.Tipos principais de manutenção
Auditoria da Qualidade
Aula 4 Manutenção Produtiva (TPM – Total Productive Maintenence)
Técnicas de Manutenção Preditiva
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Gerência de Manutenção Prof
Projeto: Capacitação em GP
CONFIABILIDADE.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
4 - Planejamento e Organização da manutenção
GESTÃO ESTRATÉGICA DE MANUTENÇÃO
Análise de Modo e Efeitos de Falha Potencial
Métodos Quantitativos
Métodos Quantitativos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
CSM TAP.
Qualidade na Manutenção
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
Administração da Produção
João Paulo Inima Rabelo Wanderson Alberth
Instrutor: Objetivos:.
GESTÃO DA QUALIDADE Tornar o simples complicado é fácil;
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CEAP CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana. Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana.
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Auditoria e Acompanhamento.
Áreas de atuação Análise do Comportamento Dinâmico de Equipamentos Rotativos através de Medição e Processamento de Sinais Desenvolvimento de Sistema de.
Repensando a Logística
CIGRÉ/BRASIL - COMITÊ NACIONAL BRASILEIRO CE-B5 - PROTEÇÃO E AUTOMAÇÃO
GESTÃO DE EQUIPAMENTOS
Curso: Tecnologia em Fabricação Mecânica
MANUTENÇÃO.
Projeto para Implantação de Manutenção Preventiva
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
Ferramentas da Qualidade
Manutenção Industrial
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
TPM.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Métodos Quantitativos Prof. Edson Nemer Site:
Técnicas Preditivas Prof. Marcio Bacci 2015/2
Sistema - "Conjunto de elementos, materiais ou idéias, entre os quais se possa encontrar ou definir alguma relação". Especialista - "Pessoa que se consagra.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
MANUTENÇÃO DE PRÉDIOS.
Manutenção predial X Patologia das construções
TPM - Manutenção Produtiva Total Disciplina: Gestão da Qualidade Equipe: Brito Jacinto Jocenir Marcelo Cazelato Rute.
Brasil - junho de 2004 GESTÃO ESTRATÉGICA DE MANUTENÇÃO Manutenção.
Jovem Aprendiz Mecânica Automotiva
Gestão da Qualidade em Serviços Mudança Cultural ???
Transcrição da apresentação:

Gestão da Manutenção 7 -Técnicas Preditivas

Técnicas Preditivas Buscando a quebra zero das máquinas. As quatro fases da manutenção de máquinas. Métodos de monitoração. Conhecendo melhor algumas ferramentas de manutenção preditiva. As vantagens e limites da manutenção preditiva.

Técnicas Preditivas Buscando a quebra ZERO das máquinas. A Manutenção Preditiva caminha para o zero defeito. Não faz sentido buscar outro objetivo. A competitividade exige esta postura. A qualidade e a confiabilidade são inerentes aos produtos e serviços vencedores.

Técnicas Preditivas Muitas fábricas têm à sua disposição os mais sofisticados e variados programas de manutenção computadorizados. Contudo, isso de nada adianta quando não se consegue o efeito combinado dos operadores, da gerência e das equipes de manutenção. Esse efeito combinado, vinculado a técnicas adequadas de manutenção, visa a quebra ZERO dos equipamentos.

Técnicas Preditivas Prevenção de quebras e defeitos em máquinas. A manutenção nos dias de hoje deve sempre trabalhar de forma preventiva, antecedendo às possíveis quebras ou defeitos que possam interromper a disponibilidade dos equipamentos.

Técnicas Preditivas As manutenções corretivas inesperadas ou mesmo planejadas causam sempre transtorno para a produção. A técnicas preditivas atuam de forma a evitar as falhas sendo portanto preventivas.

Técnicas Preditivas Manutenção Preditiva é a atuação realizada com base em modificação de parâmetro de condição ou desempenho, cujo acompanhamento obedece a uma sistemática.

Técnicas Preditivas A Manutenção Preditiva evita falhas nos equipamentos através de acompanhamento de parâmetros diversos, permitindo a operação contínua do equipamento pelo maior tempo possível.

Técnicas Preditivas Problemas crônicos: Existem problemas que são decorrentes da qualidade não adequada do projeto da instalação e do próprio equipamento. Devido ao paradigma ultrapassado de restabelecer as condições dos equipamentos/sistemas, o homem de manutenção e a própria organização habituaram-se a não buscar as causas básicas dos problemas e, com isto, dar uma solução definitiva que evite a repetição da falha.

Técnicas Preditivas Com este procedimento é comum conviver com problemas repetitivos, ainda que de solução conhecida. Isto traduz uma cultura conservadora que precisa ser mudada.

Técnicas Preditivas - falta de manutenção planejada e organizada; Fatores que conduzem a quebra de máquinas: - falta de manutenção adequada; - falta de manutenção planejada e organizada; - uso inadequado das máquinas e equipamentos; - falta de manutenibilidade e confiabilidade das máquinas e equipamentos.

Técnicas Preditivas A importância do envolvimento do pessoal de operação: Como foi visto no conceito de Manutenção Autônoma, é fator fundamental para o sucesso da manutenção a participação do operador da máquina utilizando seus conhecimentos e vivência no equipamento para informar possíveis anormalidades.

Técnicas Preditivas Os 5 “POR QUES” Técnica utilizada para se chegar à causa raiz de um problema e assim poder estabelecer uma ação corretiva de tal forma que este problema seja minimizado ou se possível eliminado.

Técnicas Preditivas As quatro fase de manutenção de máquinas: 1 – Deterioração forçada – 1ª fase 2 - Deterioração natural – 2ª fase 3 - Reprojeto da máquina/Melhoria na restauração da deterioração – 3ª fase 4 – Tecnologia de diagnóstico melhorada – 4ª fase.

Técnicas Preditivas A Manutenção Preditiva indica a necessidade de intervenção com base no estado do equipamento. A avaliação do estado do equipamento se dá através da medição, acompanhamento ou monitoração de parâmetros.

Técnicas Preditivas Esse acompanhamento pode ser feito de três formas: - Acompanhamento ou monitoração subjetiva; - Acompanhamento ou monitoração objetiva; - Monitoração contínua.

Técnicas Preditivas Mais uma vez se torna importante ressaltar a importância da necessidade de envolvimento de todas as equipes.

Técnicas Preditivas Métodos de monitoração: - Subjetiva - Objetiva - Contínua

Técnicas Preditivas Conhecidas as 4 fases de manutenção de máquinas, é importante conhecer os métodos que nos permitem conhecer o estado do equipamento. A avaliação do estado do equipamento se dá através da medição, acompanhamento ou monitoração de parâmetros.

Técnicas Preditivas Acompanhamento ou monitoração subjetiva: Variáveis como temperatura, vibração, ruído, e outras são acompanhadas por um oficial de manutenção baseado na sua experiência. Este é um tipo de acompanhamento ou monitoração subjetivo. Varia de pessoa para pessoa.

Técnicas Preditivas Acompanhamento ou monitoração objetiva: Feito com base em medições utilizando equipamentos ou instrumentos especiais.

Técnicas Preditivas É objetiva por: - Fornecer um valor de medição do parâmetro que está sendo acompanhado; - Ser o valor medido independente do valor do instrumento, desde que utilizado o mesmo procedimento.

Técnicas Preditivas Para utilização de qualquer meio de acompanhamento do estado de equipamentos por meio de instrumentos, monitoração objetiva, é fundamental que: - O pessoal que opera os instrumentos seja treinado e habilitado para tal. - Os instrumentos estejam validados e calibrados. - Haja pessoal capaz de interpretar os dados coletados e emitir diagnóstico.

Técnicas Preditivas Monitoração contínua: É adotada em situações onde o tempo de desenvolvimento do defeito era muito curto e em equipamentos de alta responsabilidade.

Técnicas Preditivas Exemplo de variáveis com monitoração contínua: - densidade; - vazão; - pressão; - vibração; - temperatura; - etc.

Técnicas Preditivas Aspectos importantes da monitoração contínua: - independe de pessoal; - pode evitar os danos em tempo real; - pode ser configurada de acordo com as necessidades do cliente; - rapidez de detecção.

Técnicas Preditivas Principais técnicas preditivas: - Vibração; - Temperatura; - Análise de óleos; - Inspeção visual; - testes não destrutivos; - etc.

Técnicas Preditivas Com o desenvolvimento da eletrônica e de sistemas digitais, a oferta de sistemas de monitoração teve seu leque de aplicações ampliado e o preço caído. Isso vem permitindo, também, a utilização de monitoração à distância.

Técnicas Preditivas Vantagens e limites da manutenção preditiva: A eficácia de uma Manutenção Preditiva está subordinada a certas características como eficácia e confiabilidade dos parâmetros de medida qua a caracterizam.

Técnicas Preditivas São vantagens da aplicação da Manutenção Preditiva o acompanhamento da vida útil dos equipamentos até o seu final ou seja, até que possamos ter uma falha. Isto aumenta a confiabilidade dos equipamentos e consequentemente a sua disponibilidade para a produção.

Técnicas Preditivas Os principais limites para a utilização da Manutenção preditiva são: - Limites técnicos; - Limites econômicos; - A escolha do tipo de manutenção adequada.