REVISÃO Segunda fase: 13.01.2019 (domingo): Prova de Redação e prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. 14.01.2019 (segunda- -feira):

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Advertisements

EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO – ENSINO MÉDIO.
“HPV e Câncer – e Eu com isso?” Concurso de Redação Hospital do Câncer de Barretos Grade de Correção.
Comunicação & Expressão INTRODUÇÃO Vanessa Lima
Texto de divulgação científica O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivos promover o contato do leitor leigo com o.
Cap. 2 Planejamento LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez,2011.
Texto dissertativo-argumentativo O desenvolvimento
ENADE 2017 | Assessoria de Planejamento e Avaliação Institucional.
Sistema de avaliação de ensino
Como escrever um Artigo científico?
Orientação Importante:
Área de Alemão/DLM/FFLCH-USP Profs.: José Simões e Marceli Aquino
Ab COMO FAZER UMA RESENHA ab
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Linguagem Natural, Linguagem Artificial e Linguagem Documentária
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Artigo Científico Disciplina PPGPE: Elaboração de textos, aula e avaliação Graziela Zamponi Maria Auxiliadora Motta Barreto Sandra Giacomin Schneider.
Apostila de Práticas Investigativas
Confabulando com Fábulas.
ALGUMAS FORMAS DE SE INICIAR UMA DISSERTAÇÃO
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
METODOLOGIA DE PESQUISA
HOUSE ORGAN.
Estágio IV.
Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Marcel Matias
3º ANO/2017 Língua Portuguesa – Cristiane Pissutti.
ENEM REVISÃO.
COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA
Tecnologias e Linguagens
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
Ressignificando o trabalho com pesquisa na escola
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Comunicação e Expressão na Escrita Técnico-Profissional do Serviço Social Revisão 1 Luís Cláudio Dallier.
Metodologia do Trabalho Científico
EEEM Profª Salomé Carvalho
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO: COMO ELABORAR UM TEXTO EFICIENTE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Texto Dissertativo- argumentativo
Argumentação e estratégias argumentativas
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
Pesquisa Bibliográfica
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Professora Michelle Luz
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Redação.
Classes de palavras: CONECTIVOS.
COMO ELABORAR UM PROJETO DE MONOGRAFIA
ESTATÍSTICA BÁSICA COM RECURSOS COMPUTACIONAIS
TÍTULO Autor1, co-autor2, co-autor3, co-autor n.
Leitura e escrita no vestibular Unicamp
Duas décadas de experiência de avaliação pedagógica no PNLD
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
Tópicos Especiais em TI 2
PRODUÇÃO DE TEXTO – Prof.ª Eryka Rosa
TIPOS DE TRABALHO CIENTÍFICO
Problematizando Quando podemos dizer que uma pessoa é letrada?
Como proceder? Encontro 1
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
PROJETO DE PESQUISA.
Transcrição da apresentação:

REVISÃO Segunda fase: 13.01.2019 (domingo): Prova de Redação e prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. 14.01.2019 (segunda- -feira): Matemática, Geografia e História, com seis questões cada uma; 15.01.2019 (terça-feira): Física, Ciências Biológicas e Química; com seis questões cada uma; Horário limite para acesso aos locais de prova: 13h (não se esqueça de levar uma foto 3X4!) Tempo máximo de prova: quatro horas.

O Vestibular Unicamp classifica e seleciona candidatos para a matrícula inicial na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e avalia a aptidão e o potencial dos candidatos para o curso em que pretendem ingressar, bem como sua capacidade de: • expressar-se com clareza; • organizar suas ideias; • estabelecer relações; • interpretar dados e fatos; • elaborar hipóteses; • dominar os conteúdos das áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio

Redação A prova de Redação, composta de duas tarefas obrigatórias, busca avaliar a habilidade do candidato no emprego de recursos que são necessários à produção de textos pertencentes a diferentes gêneros discursivos. Cada tarefa é acompanhada de um ou mais textos que irão subsidiar o seu desenvolvimento, além de instruções que indicarão a proposta temática, o gênero, os interlocutores e a situação de produção. A prova procura, dessa forma, reproduzir o funcionamento do discurso no mundo real. Para que um texto seja bem sucedido em sua proposta temática, o autor deve ter experiência de leitura e delinear um projeto em função de um ou mais objetivos específicos, que deverão ser atingidos por meio da formulação escrita.

Critérios Proposta temática: o candidato deve cumprir a(s) tarefa(s) que está(ão) sendo solicitada(s), observando o tema, a situação de interação e de produção propostas e as instruções de elaboração do texto. Gênero: o texto elaborado pelo candidato em cada uma das propostas deve ser representativo do gênero solicitado e considerar os interlocutores nele implicados e a situação de produção. Leitura: é esperado que o candidato faça uma leitura crítica do(s) texto(s) fornecido(s) em cada proposta. Ele deve mostrar a relevância desses pontos para o seu projeto de escrita e não simplesmente reproduzir o(s) texto(s) ou partes dele(s) em forma de colagem. Articulação escrita: os textos produzidos pelo candidato devem propiciar uma leitura fluida e envolvente, mostrando uma articulação sintáticosemântica ancorada no emprego adequado de elementos coesivos e de outros recursos necessários à organização dos enunciados. O candidato também deve demonstrar ter habilidade na seleção de itens lexicais apropriados ao estilo dos gêneros solicitados e no emprego de regras gramaticais e ortográficas que atendem à modalidade culta da língua.

Coerência dos argumentos e articulação das partes do texto Avaliam-se, conjuntamente, a coerência dos argumentos e das opiniões e a coesão textual, ou seja, a correta articulação das palavras, frases e parágrafos. A coerência reflete a capacidade do candidato de relacionar os argumentos e organizá-los de forma a deles extrair conclusões apropriadas e, também, sua habilidade para o planejamento e a construção significativa do texto. Devem-se evitar contradições entre frases ou parágrafos, falta de encadeamento das ideias, circularidade ou quebra da progressão argumentativa, uso de argumentação baseada apenas no senso comum e falta de conclusão ou conclusões que não decorram do que foi previamente exposto. Quanto à coesão, serão verificados, entre outros, o estabelecimento de relações semânticas entre partes do texto e o uso adequado de conectivos.

Correção gramatical e adequação vocabular Avaliam-se o domínio da norma-padrão escrita da língua portuguesa e a clareza na expressão das ideias. Serão examinados aspectos gramaticais como ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação, e o emprego adequado e expressivo do vocabulário. Espera-se que o candidato revele competência para expor com precisão e concisão os argumentos selecionados para a defesa do ponto de vista adotado, evitando o uso de clichês ou frases feitas. Avalia-se, também, a seleção adequada do vocabulário, tendo em vista as peculiaridades do tipo de texto exigido.

Aluno capaz de ler e compreender a situação de produção (interlocução, propósito e gênero); Interlocução marcada? Qual é a finalidade? Quais os elementos básicos do gênero? Processos integrados na construção de sentidos: ler e produzir. Como selecionar os elementos do texto base a fim de utilizá-los na produção? Produção de textos de efetiva circulação. Qual é o suporte? Qual é o grau de formalidade da linguagem? Gêneros: e-mail, carta, manifesto, convite, relatório, resumo, resenha, reportagem, editorial, resumo, entrevista, notícia, crônica, texto didático, verbete, panfleto, discurso, abaixo-assinado... Gêneros Textuais

Temas e gêneros baseados em situações de produção verossímeis

Propostas a partir de gêneros Unicamp 2018 - Palestra, explicando aos colegas o fenômeno da “pós-verdade”; artigo de opinião em que o estudante assuma uma posição frente à questão “Há limites para a liberdade de expressão?” e a sustente com mais de um argumento. 2017 – Carta do leitor sobre o conceito de Brasil cordial e a presença de estrangeiros no país; Apresentação de uma campanha solidária de arrecadação de fundos 2016 – Resenha de uma fábula de La Fontaine; artigo de divulgação de um texto científico sobre indução de emoções 2015 – Carta para convocar pais de alunos a um debate sobre violência nas escolas; síntese sobre recursos tecnológicos para humanizar atendimento na área da saúde 2014 – Relatório sobre oficina cultural em uma escola; Carta aberta de uma associação, dirigida a autoridades, sobre problemas no trânsito 2013 – Resumo de um texto sobre pessimismo; carta a redatores de um jornal sobre alcoolismo 2012 – Comentário de internet sobre a profissão de cientista; manifesto de estudantes de uma escola sobre monitoramento online; verbete explicando o conceito de computação em nuvem

Outras provas UEM –carta de solicitação, carta do leitor, carta aberta, resposta argumentativa e texto instrucional UEPA – Dissertação, Carta argumentativa UEMG - Artigo de opinião em um blog UFPR – Resumo, resenha, síntese e artigo de opinião UFSC - Resenha e artigo UFES 2012 - Editorial UEL – Texto opinativo, dissertação, resumo e artigo de opinião UEG – Artigo de opinião, crônica e carta do leitor UnB – Artigo de opinião

Para treinar mais Revisão 2ª fase: Redação Unicamp 2018, p. 53 Unicamp 2017, p. 55 Unicamp 2016, p. 58 Unicamp 2015, p. 61 Unicamp 2014, p. 65 Portal PV Tema 30 – carta argumentativa sobre a revitalização de um prédio público