EMPREENDEDORISMO.

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EMPREENDEDORISMO

E-commerce no Brasil  O e-commerce no Brasil tem menos de 20 anos, e nesse tempo de evolução já passou por muitas mudanças significativas, principalmente no quesito tecnologia. Um bom exemplo é a velocidade da internet. Nos Estados Unidos o e-commerce começava a se estruturar por volta de 1995 com o surgimento de futuras gigantes do setor como a Amazon.com. O Brasil levaria ainda cinco anos para acompanhar a tendência: foi apenas em 2000 que as lojas virtuais começaram a ganhar força por aqui. O e-commerce brasileiro fechou 2017 com faturamento de R$ 47,7 bilhões. O número representa um crescimento nominal de 7,5% em relação a 2016, quando foram registrados R$ 44,4 bilhões . O número de pedidos aumentou em 5%, totalizando 111,2 milhões, e o tíquete médio passou de R$418 para R$ 429.

PERFIL DO CONSUMIDOR Mais de 55 milhões de consumidores fizeram pelo menos uma compra virtual em 2017. Um aumento de 15%, se comparado a 2016 que foi 47,93 milhões.

PERFIL DO CONSUMIDOR

PERFIL DO CONSUMIDOR

PERFIL DO CONSUMIDOR Os principais fatores que influenciam no processo de decisão de compra dos consumidores digitais: Frete: O primeiro destaque está relacionado à estratégia de cobrar pelo frete nas vendas do e-commerce. Essa prática definitivamente deixou de ser uma tendência e já se tornou uma realidade para o setor, exigindo muito conhecimento e, em muitos casos, inteligência computacional para oferecer o menor valor de entrega para os clientes. O frete grátis passou a ser utilizado em 2017 apenas para lojas que querem aumentar a taxa de conversão e ganhar participação de mercado − independentemente da margem de lucro − ou para alguns nichos específicos, como moda, acessórios, cosméticos e perfumaria.

PERFIL DO CONSUMIDOR Os principais fatores que influenciam no processo de decisão de compra dos consumidores digitais: Parcelamento: apesar do aumento do parcelamento, o consumidor optou por aproveitar os descontos para pagamento das compras em parcela única, podendo assim economizar ainda mais por meio do comércio eletrônico.

PERFIL DO CONSUMIDOR

PERFIL DO CONSUMIDOR

Compras Internacionais Apesar da queda percentual de consumidores que compraram fora do Brasil em 2017, o número de consumidores ativos (que fizeram pelo menos uma compra) cresceu 6% no ano, atingindo um total estimado de 22,4 milhões de compradores únicos que fizeram compras em sites fora do Brasil. Brasileiros gastaram US$ 2,7 bilhões em sites estrangeiros de bens de consumo em 2017.

Compras Internacionais

PERFIL DO CONSUMIDOR Competências nas vendas do e-commerce O cliente do e-commerce não deseja apenas comprar sem sair de casa, ele deseja... Informações do produto - funcionalidade, características técnicas, opiniões de outros compradores; Comparar preços; Conhecer a reputação do site – como é o pós-venda, nível de satisfação e opinião dos clientes, nível de resolução dos problemas; Segurança na compra e acesso rápido e facilitado. Entrega do produto correto, sem avarias e dentro prazo combinado.