PNLP . Elementos de referência . Princípios orientadores . Objectivos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Advertisements

A definição de um projeto e o modelo de investimento adequados ao perfil e ao tipo de negócio das empresas Julho/2016.
A) “A responsabilidade social de uma empresa consiste na sua decisão de participar mais diretament. e das ações comunitárias na região em que está presente.
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO: O que é Planejamento? O que é Planejamento de Recursos Humanos?
Programa MCA – Cabo Verde. Agricultura/RuralInfra-estruturas Transformação Componente, para expandir as oportunidades económicas nas zonas rurais, a curto/médio.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs). Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da.
GOVERNAÇÃO PARTICIPATIVA, TRANSPARENTE E INCLUSIVA
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
Jornadas Técnicas para os beneficiários dos projetos aprovados na 1ª convocatória do Programa INTERREG V-A MAC de março de 2017-Las Palmas.
PROJETO ELO PROJETO DOM HELDER CAMARA
LEI DAS FINANÇAS LOCAIS
PRIORIDADES, ÁREAS DE ACÇÃO E ROTEIRO RCEV
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
PROJECTO DIREITOS HUMANOS – IGUALDADE DE DIREITOS: AS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS PELA PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DE NOVAS OPORTUNIDADES NA COMUNIDADE.
Orçamento Plurianual da União Europeia
Organização e Análise de Projectos
Associação Kupulumussana
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
Declaração sobre Justiça Social para uma Globalização Justa – CIT 2008
Letícia de Arruda Monteiro Albuquerque
Prefeitura Municipal de Guarujá
BREVE APRESENTAÇÃO DO GUIÃO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTUITUCIONAL E DE CURSO
A Despesa Pública “ao aplicar a política de despesa pública o Estado persegue os princípios de equidade” Por: Aurélio Bucuane & Luís Matsinhe Algumas notas.
Cultura e Interação Social Antônio Floriano Pesaro
Devido ao aumento do tempo livre
Seminário Resultados da Ajuda Externa e Metodologias de avaliação da Comissão Europeia Manuela Afonso Lisboa, 9 de Março, 2007.
Timeline da Actividade |
“Projecto PROGER” MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Moçambique - Visão Visão Longo -termo Prioridades para
SESSÃO PÚBLICA DE DIVULGAÇÃO DO POVT | 2012
Desenvolvimento Rural
Órgão interno de garantia da qualidade nas IES’s
PLANO REGIONAL DE ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Região Centro
(a) Liçoes aprendidas dos projectos
ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS
Órgão interno de garantia da qualidade nas IES’s
Ordenamento e Planeamento Territorial
Processo de Auto-avaliação
Jorge Matine CIP/Fórum de Monitoria do Orçamento - FMO
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE DIRIGENTES DESPORTIVOS CAPÍTULO 6 Desenvolvimento Nuno Delicado, Maio 2003.
Ponto de Situação das actividades de Formação em Tecnologia Pesqueira
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
O projecto de melhoramento de agricultura no distrito de Gorongosa, é proposto por Armando, Dionexia, Judite e Sarita. Os sócios desse projecto estão.
REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS DIRECÇÃO NACIONAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS ESTRATÉGIA NACIONAL SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS Livro Azul.
Programa Investe Jovem
A Fase de Exploração num Projecto de Investimento
ESQUEMA DA APRESENTAÇÃO
O conceito básico da Agenda 21
Linhas de Orientação Estratégica Comunitária
ORÇAMENTO e plano de actividades do ano de 2018
Orçamento Participativo das Escolas
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Orçamento Participativo das Escolas
Instrumentos para o Diálogo
Territórios da Cidadania
1 Professor : Mário Calore Administração da Manutenção ESCOLA SENAI A. JACOB LAFER.
ATENÇÃO PRIMÁRIA Contratos de Gestão SMS-RIO.
Instrumentos de Gestão Territorial
Desenvolvimento da Comunidade
8º CONSELHO CONSULTIVO DO MINEA
Rede de Voluntariado Social do Distrito de Beja
Manual de Boas Práticas Movimento Associativo de Pais
ANEXO IV Segurança e qualidadE da Vida nocturna o Papel dos psicólogos Raquel raimundo Lisboa│Dezembro 2017.
DA LOGICA DO COMBATE Á CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO CONHECIMENTO: da fragmentação da realidade e da miopia técnica às tecnologias e saberes contextualizados.
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
PLANO DE ACÇÕES PRIORITÁRIAS /
LEGISLAÇÃO DO SUS (PARTE 1) PROFª MSC: DENIZE RIBEIRO.
Angola - Visão Visao de longo curso
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
Transcrição da apresentação:

PNLP . Elementos de referência . Princípios orientadores . Objectivos . Grupos – alvo prioritários . Estratégias . Instrumentos de implementação . Estruturas de Coordenação e de Gestão . Montante global . Programa de acção . Financiadores / Projectos-Programas / Áreas de intervenção . Principais actividades . Critérios de elegibilidade . Esquema de aprovação e execução dos projectos 16-01-2019

16-01-2019

Elementos de Referência 1995 : Cimeira Mundial para o Desenvolvimento Social em Copenhaga 1995 : Governo de Cabo Verde assina a Declaração de Copenhaga 1997 : Integração do PNLP no Plano Nacional de Desenvolvimento 1997-2000 Princípios Orientadores Reduzir a pobreza de forma durável e sustentada Combater a pobreza no quadro decentralizado Promover a participação e a coordenação de esforços Criar as parcerias locais 16-01-2019

Grupos –Alvo Prioritários Objectivos Promover a integração dos pobres no processo de desenvolvimento Melhorar os indicadores sociais da pobreza Reforçar a capacidade institucional de planificação, coordenação e seguimento das Actividades de Luta contra a Pobreza (ALP) Grupos –Alvo Prioritários Mulheres pobres, sobretudo, mulheres chefes de família Desempregados e, particularmente, os jovens desempregados Grupos vulneráveis (idosos, pessoas mal nutridos, ...) Trabalhadores das FAIMO 16-01-2019

Estratégias Melhorar a capacidade produtiva dos pobres Reconverter as FAIMO na óptica do combate à pobreza Melhorar as infra-estruturas económicas e sociais das comunidades pobres Corrigir desequilíbrios na prestação de serviços sociais e outros básicos Desenvolver a solidariedade e a protecção social Combater a pobreza no seio das mulheres Mobilizar a sociedade para participar na luta contra a pobreza Reforçar a capacidade institucional para planificar, coordenar e implementar as ALP Criar um ambiente macro-económico e sectorial propício à resolução dos problemas da pobreza 16-01-2019

Instrumentos de Implementação Convenções-Quadro Contratos-programa Micro-crédito Agência de Trabalhos para o Emprego e Desenvolvimento Local (AGECABO) Estrutura de coordenação e de gestão ao nível nacional : CNLP, CNA e UCP ao nível municipal : CP, UCC e OPL ao nível local : Comunidades de base organizadas, associações, cooperativas, ... Montante global orçado 7,5 milhões de contos CV para um prazo de 5 anos 16-01-2019

16-01-2019

16-01-2019

16-01-2019

* Os beneficiários directos da actividade devem pertencer ao público alvo do Programa, ou sejam mulheres pobres chefes de família, jovens à procura do primeiro emprego, trabalhadores das FAIMO, desempregados e pessoas vulneráveis. * A actividade deve responder a um pedido expresso das comunidades, grupos e indivíduos pobres. * A actividade deve ser localizada prioritariamente nas bolsas de pobreza. * A actividade deve compreender os sectores prioritários do PNLP, constar do PMLP e ser aprovada pela Comissão de Parceiros. 16-01-2019

* A actividade deve ser viável do ponto de vista técnico, financeiro e sócio-económico * A actividade deve ter um impacto sócio- económico durável em termos de luta contra a pobreza e não prejudicar o meio ambiente. É necessário precisar as hipóteses e os factores de risco. * A actividade deve priorizar a utilização de pequenos empreiteiros, o aproveitamento de tecnologias apropriadas e tomar em conta os aspectos sócio-culturais. * A parceria deve ser claramente definida. Os parceiros devem ter competências e capacidades de execução e gestão da actividade (capacidade operacional, financeira e em recursos humanos). Os custos de administração e gestão não devem ultrapassar os 10% do total. 16-01-2019

* Deve –se prever a mobilização/sensibilização e envolvimento dos beneficiários na identificação, realização e gestão da actividade, nomeadamente através da utilização de métodos de abordagem participativa e da formação/capacitação dos mesmos. * Devem ser definidas as medidas de acompanhamento para assegurar uma boa execução da actividade e minimizar os riscos inerentes: * A actividade deve pré-determinar o impacto sócio-económico a curto, médio e longo prazo 16-01-2019

Esquema de Aprovação e Execução dos Projectos 16-01-2019

16-01-2019

16-01-2019