REVISÃO Instituições Educativas e Saúde Romina Carla Pucci

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A escola e a prevenção ao uso de drogas
Advertisements

AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Psicologia Institucional – Definições preliminares
Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
Pedagogia da pesquisa-ação
Os eixos norteadores da Educação em Direitos Humanos
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Prof. Dr Luciano Campos Silva (UFOP)
Sofrimento Psíquico e Trabalho
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Educação, Saúde e Cidadania “Tecendo saberes no cotidiano”
SÉCULO XX.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
ETEC – BARUERI ÉTICA, MORAL E DIREITO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E OS CRITÉRIOS DE IMAGEM PESSOAL ORGANIZACIONAL.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Desmistificando a Psicologia Organizacional
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Didática: organização do trabalho pedagógico
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
Trabalhando com Grupos
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
Diretrizes de um programa de prevenção
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS À LUZ DOS DIREITOS HUMANOS: UMA ALTERNATIVA PARA A CULTURA DE PAZ NO AMBIENTE ESCOLAR.
A Filosofia Existencialista
SIGMUND FREUD.
PSICOMOTRICIDADE.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
NAS ESCOLAS DÉBORAH MACIEL CORRÊA 1.
“POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS”
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
Sociologia das Organizações
A escola comum diante da deficiência mental Discutindo a diferença nos espaços escolares.
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Psicopedagogo clínico
Laboratório de Aprendizagem
PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA
Psicologia Institucional
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
O dever pessoal de cuidar da saúde: exigência para os indivíduos
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Acompanhamento Terapêutico Maria do Rosário Dias Varella.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
SITUAÇÕES.
A dicotomia entre saúde e saúde mental
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Psiquiatria Reformada
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Uma possibilidade de disciplina optativa para o tema da convivência na escola “A compreensão do fenômeno Bullying e as estratégias de prevenção ao problema.”
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
Ética.
Psicologia e Comunidade
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Mulher e mãe, “novos papéis”, velhas exigências: experiência de psicoterapia breve grupal Grupo: Camila Schultz de Amorim, Nathacha Ferreira da da Silva.
Transcrição da apresentação:

REVISÃO Instituições Educativas e Saúde Romina Carla Pucci

Saúde Mental

Saúde Mental Normal ou patologico?? Normal: conforme a regra, regular, comum (larousse) A normalidade só pode ser em relação a... Você está bem na sua pele??

Saúde Mental FAMILIA ESCOLA HOSPITAL SOCIEDADE

Saúde Mental Ser “normal” é o pilar sobre o qual repousa a estrutura social. Sem ele a sociedade estaria ameaçada (...) Seu epitáfio: “Nasceu homem e morreu encanador”. Mas cuidado! Nós também corremos o risco de morrermos meros analistas. Este destino espreita a todos. O analista que se acreditar “normal”, atribuindo-se assim o direito de preconizar normas a seus analisandos, poderá tornar-se altamente tóxico para eles. Como dizia Freud: “ninguém conduzirá seus analisandos mais além do exercício de sua própria capacidade de questionar-se”. (pg 182)

Saúde Mental Antiguidade: loucura era vista como algo sobrenatural/ contato direto com Deus Idade Média: Delimitação nítida dos espaços onde eram excluídos aqueles que não se adaptavam às normas da sociedade. “Fora dos muros os loucos, leprosos e os fora da ‘norma’. Dentro os razoáveis, os civilizados”

Saúde Mental

Saúde Mental 1) Loucos colocados à margem da sociedade (custódia do Estado, sem qualquer finalidade curativa) 2) Pinel (1793) observa o comportamento dos loucos, sem violência e desconforto, loucura=doença/ separação entre mania e melancolia/ Tratamento com conteúdo moralizante. Médico: agente da ordem social, moral dominante.

Saúde Mental Década de 60: Franco Basaglia – Luta Antimanicomial Contracultura Antipsiquiatria Comunidades terapeuticas 1978 – Lei “180”

Prevenção...

Bleger (Psiquiatra e psicanalista argentino – 1922-1972) Atuação profissional que extrapola os limites do consultório e lida com a saúde mental – psico-higiene. Psicólogo: função social Evitar a doença e promover um melhor nível de saúde Diagnóstico precoce das doenças mentais, possibilitar não só uma taxa mais elevada de curas como a diminuição do sofrimento. Promoção não só da ausência de doenças, mas o desenvolvimento pleno do indivíduo e da comunidade. Psico-higiene: ir ao encontro das pessoas em suas ocupações e tarefas ordinárias e cotidianas, nos distintos níveis de organização, como instituições, grupos, comunidade e sociedade.

Lapassade (Frances 1924-2008) Propõe análise da instituição como uma forma de intervenção e um movimento crítico da instituição. Critica as relações instituidas e constitui um movimento paralelo de intervenção e teorização – relação dialética. PARA Provocar movimentos de quebra do que já está estabelecido para sair da mesmice, o que é fixo, instituido. Critica a instituição não em relação a eficácia, mas a sua natureza Compreende a realidade em 3 níveis: Grupo – base da vida cotidiana Organização – o equipamento material Instituição – a instituição propriamente dita Objetivo maior: AUTO GESTÃO DOS GRUPOS

Guillhon de Albuquerque Instituição: conjunto de práticas sociais, configuradas na apropriação de um objeto, um determinado tipo de relação social sobre o qual reivindica o monopólio, no limite com outras práticas. Escola – objeto – educação Atores instituicionais: pessoas que estão tendo práticas sociais em relação a um determinado objeto. Objeto Institucional – ex: educação (imaterial/ impalpável) Âmbito institucional Atores Institucionais - agentes institucionais (privilegiados, subordinados e pessoal) - mandante - clientela - público

INSTITUIÇÃO: ESCOLA

Pro dia nascer feliz

Escola Tradicional Homem é um papel em branco que vai sendo preenchido – passivo – receptivo - depositário O mundo é exterior ao indivíduo A escola visa manter o status quo Professor (detém o poder) autoritarismo Aluno (não é visto como um sujeito autônomo)

Escola Construtivista Homem: dotado de consciência, tem livre arbítrio, possui intenções, atribui significado às experiências e aos estímulos a partir de seus objetivos. S-O-R Indivíduo: ativo, aprende por si próprio a conquistar o conhecimento Os alunos não fazem o que bem entende e devem respeitar as regras feitas por eles mesmos. Professor é mediador entre o aluno e o conhecimento. Construção do conhecimento Avaliação: contínua O método é partir do conhecimento e vivência do aluno, oferecer uma situação problema, aguçar ou despertar a curiosidade do aluno

Escola Construtivista

Escola Humanista O professor cria meios para que o aluno por si próprio chegue ao seu objetivo. Indivíduo: é um vir-a-ser, não está acabado O aluno é o centro Democracia: os alunos são responsáveis pelos próprios atos Autonomia: Liberdade para aprender Objetivo: auto-realizarão Não existe prova, nem método: cada professor vai encontrar a sua forma pessoal de se colocar em sala de aula. Relações: EU-TU

Escola Humanista

Estátua de Davi - Firenze

Trecho: Sociedade dos poetas mortos

A utopia está no horizonte A utopia está no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia então? Serve para isso, para que eu não deixe de caminhar...