Unidade X Reengenharia e Benchmarking

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
BENCHMARKING.
2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS E SERVIÇOS
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Empreendedorismo AULA 4
Práticas de Apoio à Gestão
Gestão de Recursos I– Parte 2 Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Administração Financeira III
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Gerenciamento do escopo do projeto
11. Gerenciamento de riscos do projeto
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Administração de Sistemas de Informação II
TÉCNICA DE CONSULTORIA
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 06
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 03
Sistemas de Informação Capítulo 6
Universidade de Brasília
Gerenciamento do Escopo
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Logística Interna.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
PMBOK 5ª Edição Capítulo 11
Metodologia de Gestão de Projetos
BENCHMARKING.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Modelo de Excelência em Gestão
Gestão de Negócios Aula 6 Haroldo Andrade.
Avaliação da Reunião Mediúnica Avaliação da Reunião Mediúnica
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
ESTRUTURA DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Técnicas e Projeto de Sistemas
“SER O MELHOR ENTRE OS MELHORES”.
Não estabeleça prazos audaciosos demais
MAP_Definições n o 1 / 23 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
João Paulo Inima Rabelo Wanderson Alberth
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO) Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
Sistemas de Informação Capítulo 6
Trabalho de Conclusão do Curso
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Professora Michelle Luz
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Seminário 05 Reengenharia
Práticas de Apoio ao Planejamento e à Gestão Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
REENGENHARIA.
Planejamento e estratégia
Benchmarking: Parcerias em Busca da Excelência Empresarial
ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS E A PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO 21: RELEVÂNCIA E ADAPTAÇÃO À REALIDADE BRASILEIRA.
BENCHMARKING.
Função Planejamento GUI I
Reengenharia A ferramenta da folha de papel em branco
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Balanced Scorecard.
Estratégia de Operações
Planejamento e Estratégia
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
BENCHMARKING “Melhor do Melhor”.
BENCHMARKING.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

Unidade X Reengenharia e Benchmarking ADM005 – Organização, Sistemas e Métodos Professora Michelle Luz

Reengenharia

Reengenharia Cenário inicial Literatura leiga: reengenharia como tecnologia para redução de quadros Empresários: algo para melhor formatação da empresa, corte de pessoal Proposta => inovação e desapego às formas tradicionais de gestão

Reengenharia Extremamente criticada Válida por alertar a ADM superior sobre a importância da abordagem racional e analítica do processo de trabalho Em muitos casos representa a única saída para empresas declinantes

Reengenharia “Começar de novo, esquecer o que existe, abandonar os procedimentos consagrados em uma empresa e criar novos, absolutamente novos.” (ARAUJO, 2001)

Reengenharia “Termo muito amplo que pode significar muitas coisas: recriar, refazer, reinventar ou repensar.” (OLIVEIRA, 1994)

Reengenharia “Repensar fundamental e reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho (custos, qualidade, atendimento, velocidade).” (CHAMPY e HAMMER, 1994)

Reengenharia Fundamental Radical Empresas precisam de visão revolucionária Estar sempre um passo adiante Radical Procura a raiz do problema Evita mudanças superficiais Abandonar TODOS os procedimentos anteriores e inventar novas maneiras

Reengenharia Drástica Processos Não pretende melhorias em pequenos volumes e efeitos Idealizada para empresas que querem dar saltos de 1000% Processos Principal objetivo do esforço da reengenharia Unidade básica da empresa

Aperfeiçoamento de processos Reengenharia Repensar fundamental Mudança radical Melhoria drástica Aperfeiçoamento de processos Reengenharia Empresas 100% eficientes

O que não é Reengenharia Downsizing e reestruturação Redução de níveis hierárquicos Fazer menos com menos Reengenharia: fazer mais com menos, se for o caso

Reengenharia Automação “Não adianta apenas colocar computadores novos no lugar dos obsoletos se os processos de trabalho continuarem os mesmos” Raramente se atingirá altos patamares de desempenho apenas com a implementação de máquinas

Reengenharia Qualidade Total Introdução de mudanças graduais através da melhoria contínua Reengenharia: mudanças radicais, drásticas, revolucionárias. Substituição dos processos antigos por rigorosamente novos

Benchmarking Abordagem de gestão organizacional em busca da excelência , Uso de procedimentos de investigação Reunião e adaptação de respostas encontradas em outras empresas

Benchmarking “Modalidade especial de aprendizado direcionada à revelação das melhores práticas de uma organização plenamente reconhecida como a número um, no intuito de possibilitar um quadro do que poderia ser modificado, melhorado na organização, por intermédio de comparação.” (ARAUJO, 2001)

Benchmarking Aprender com os outros o que eles fazem de melhor e porquê estão tão bem Buscar fazer melhor Fonte de informação que ajuda no estabelecimento de objetivos e metas para patamares extraordinários de qualidade

Benchmarking Propõe a medição de práticas, produtos e serviços Concorrentes mais expressivos Empresas reconhecidas pela lideranças Dados quantitativos e qualitativos colocados juntos

Benchmarking competitivo Benchmarking funcional Benchmarking genérico Benchmarking interno Pesquisa dentro da própria empresa (departamentos, gerências, etc.), nas unidades cujas práticas tenham se mostrado melhores. É um dos mais fáceis. Benchmarking competitivo Investigação voltada para os concorrentes diretos. A empresa deve se atentar para as diferenças entre si e a investigada para evitar aplicação de técnicas descabidas. Benchmarking funcional Identifica os líderes em função, quaisquer que sejam os ramos de atuação (logística, atendimento, etc.). Geralmente melhor aceito pelas pessoas da organização. Benchmarking genérico Não há limitações, simplesmente busca-se o melhor. Aproxima-se do funcional.

Benchmarking Benchmarking é... Benchmarking não é... Um processo contínuo Um evento isolado Uma investigação que fornece informações valiosas Uma investigação que fornece respostas simples e receitas Um processo de aprendizado com outros Uma investigação que fornece respostas simples e receitas Um trabalho intensivo, consumidor de tempo, requer disciplina Cópia, imitação Rápido e fácil Um trabalho intensivo, consumidor de tempo, requer disciplina Uma ferramenta viável a qualquer organização e aplicável a qualquer processo Mais um modismo da Administração

Benchmarking - Etapas Planejamento Estabelecimento do marco de referência Escolha do candidato ao processo de comparação Definição das formas pelas quais os dados serão coletados

Benchmarking - Etapas Análise Verificação de informações conseguidas Responder perguntas Existe lacuna de desempenho Que tipo de lacuna Preparação para proposição de novos métodos de trabalho

Benchmarking - Etapas Ação Maturidade Execução dos planos de transformação Maturidade Superioridade alcançada Benchmarking convertido em demanda permanente

Benchmarking Lacunas no desempenho Lacuna positiva: operações superiores às do meio externo. Jamais pode ser tratada como certeza absoluta Lacuna negativa: operações externas são referência, as melhores práticas pertencem aos outros Paridade: não há grandes diferenças

Benchmarking Por que usar? Estímulo ao “pensamento para fora da caixa” Olhar para além das fronteiras Quebra de barreiras, visão ampla Planejamento estratégico Preparação para enfrentar adversidades ambientais e concorrência

Benchmarking Por que usar? Previsão Medição da situação do mercado Previsão de potenciais oportunidades de exploração comercial Novas idéias Processo gerador de idéias Tecnologia alarga os horizontes pelos quais compreendemos a realidade

Benchmarking Por que usar? Comparação entre produtos / serviços / processos Explorar melhores técnicas alheias para desenvolvimento organizacional Estabelecimento de objetivos Equiparar-se? Estabelecimento de objetivos realísticos