Unidade X Reengenharia e Benchmarking ADM005 – Organização, Sistemas e Métodos Professora Michelle Luz
Reengenharia
Reengenharia Cenário inicial Literatura leiga: reengenharia como tecnologia para redução de quadros Empresários: algo para melhor formatação da empresa, corte de pessoal Proposta => inovação e desapego às formas tradicionais de gestão
Reengenharia Extremamente criticada Válida por alertar a ADM superior sobre a importância da abordagem racional e analítica do processo de trabalho Em muitos casos representa a única saída para empresas declinantes
Reengenharia “Começar de novo, esquecer o que existe, abandonar os procedimentos consagrados em uma empresa e criar novos, absolutamente novos.” (ARAUJO, 2001)
Reengenharia “Termo muito amplo que pode significar muitas coisas: recriar, refazer, reinventar ou repensar.” (OLIVEIRA, 1994)
Reengenharia “Repensar fundamental e reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho (custos, qualidade, atendimento, velocidade).” (CHAMPY e HAMMER, 1994)
Reengenharia Fundamental Radical Empresas precisam de visão revolucionária Estar sempre um passo adiante Radical Procura a raiz do problema Evita mudanças superficiais Abandonar TODOS os procedimentos anteriores e inventar novas maneiras
Reengenharia Drástica Processos Não pretende melhorias em pequenos volumes e efeitos Idealizada para empresas que querem dar saltos de 1000% Processos Principal objetivo do esforço da reengenharia Unidade básica da empresa
Aperfeiçoamento de processos Reengenharia Repensar fundamental Mudança radical Melhoria drástica Aperfeiçoamento de processos Reengenharia Empresas 100% eficientes
O que não é Reengenharia Downsizing e reestruturação Redução de níveis hierárquicos Fazer menos com menos Reengenharia: fazer mais com menos, se for o caso
Reengenharia Automação “Não adianta apenas colocar computadores novos no lugar dos obsoletos se os processos de trabalho continuarem os mesmos” Raramente se atingirá altos patamares de desempenho apenas com a implementação de máquinas
Reengenharia Qualidade Total Introdução de mudanças graduais através da melhoria contínua Reengenharia: mudanças radicais, drásticas, revolucionárias. Substituição dos processos antigos por rigorosamente novos
Benchmarking Abordagem de gestão organizacional em busca da excelência , Uso de procedimentos de investigação Reunião e adaptação de respostas encontradas em outras empresas
Benchmarking “Modalidade especial de aprendizado direcionada à revelação das melhores práticas de uma organização plenamente reconhecida como a número um, no intuito de possibilitar um quadro do que poderia ser modificado, melhorado na organização, por intermédio de comparação.” (ARAUJO, 2001)
Benchmarking Aprender com os outros o que eles fazem de melhor e porquê estão tão bem Buscar fazer melhor Fonte de informação que ajuda no estabelecimento de objetivos e metas para patamares extraordinários de qualidade
Benchmarking Propõe a medição de práticas, produtos e serviços Concorrentes mais expressivos Empresas reconhecidas pela lideranças Dados quantitativos e qualitativos colocados juntos
Benchmarking competitivo Benchmarking funcional Benchmarking genérico Benchmarking interno Pesquisa dentro da própria empresa (departamentos, gerências, etc.), nas unidades cujas práticas tenham se mostrado melhores. É um dos mais fáceis. Benchmarking competitivo Investigação voltada para os concorrentes diretos. A empresa deve se atentar para as diferenças entre si e a investigada para evitar aplicação de técnicas descabidas. Benchmarking funcional Identifica os líderes em função, quaisquer que sejam os ramos de atuação (logística, atendimento, etc.). Geralmente melhor aceito pelas pessoas da organização. Benchmarking genérico Não há limitações, simplesmente busca-se o melhor. Aproxima-se do funcional.
Benchmarking Benchmarking é... Benchmarking não é... Um processo contínuo Um evento isolado Uma investigação que fornece informações valiosas Uma investigação que fornece respostas simples e receitas Um processo de aprendizado com outros Uma investigação que fornece respostas simples e receitas Um trabalho intensivo, consumidor de tempo, requer disciplina Cópia, imitação Rápido e fácil Um trabalho intensivo, consumidor de tempo, requer disciplina Uma ferramenta viável a qualquer organização e aplicável a qualquer processo Mais um modismo da Administração
Benchmarking - Etapas Planejamento Estabelecimento do marco de referência Escolha do candidato ao processo de comparação Definição das formas pelas quais os dados serão coletados
Benchmarking - Etapas Análise Verificação de informações conseguidas Responder perguntas Existe lacuna de desempenho Que tipo de lacuna Preparação para proposição de novos métodos de trabalho
Benchmarking - Etapas Ação Maturidade Execução dos planos de transformação Maturidade Superioridade alcançada Benchmarking convertido em demanda permanente
Benchmarking Lacunas no desempenho Lacuna positiva: operações superiores às do meio externo. Jamais pode ser tratada como certeza absoluta Lacuna negativa: operações externas são referência, as melhores práticas pertencem aos outros Paridade: não há grandes diferenças
Benchmarking Por que usar? Estímulo ao “pensamento para fora da caixa” Olhar para além das fronteiras Quebra de barreiras, visão ampla Planejamento estratégico Preparação para enfrentar adversidades ambientais e concorrência
Benchmarking Por que usar? Previsão Medição da situação do mercado Previsão de potenciais oportunidades de exploração comercial Novas idéias Processo gerador de idéias Tecnologia alarga os horizontes pelos quais compreendemos a realidade
Benchmarking Por que usar? Comparação entre produtos / serviços / processos Explorar melhores técnicas alheias para desenvolvimento organizacional Estabelecimento de objetivos Equiparar-se? Estabelecimento de objetivos realísticos