Leila Zein Roberta Neves Grupo 1 – PCN Ciências – Ensino Fundamental II – Terceiro Ciclo – Eixo Vida e Ambiente Leila Zein Roberta Neves
Questão 1 Tradição Naturalista Classificação e sistemática que se fundamenta nas semelhanças morfológicas das espécies (crítica) Imagens reais de ambientes e textos descritivos sobre ambientes e seres vivos, inclusive trechos de textos históricos de naturalistas do passado
Questão 1 Zoologia Aplicada às Questões de Saúde Controle de pragas Manejo
Questão 1 Nova forma de pesquisar em zoologia Compreensão do fenômeno único de vida na terra Ambientes compreendidos como um todo dinâmico Em todos os ambientes há relações entre os seres vivos Sistemática com pressupostos na Teoria da Evolução Distinção entre os diferentes grupos sistemáticos Diversidade da vida Origem da vida e explicação para a diversidade dos seres vivos Fósseis como evidências de evolução Seleção Natural
Questão 2 Garantir estudos sobre o ambiente onde vive o aluno é um recurso essencial à cidadania. -Alunos entrem em contato direto com o que estão estudando. Informações (...) particularmente na região em que o aluno vive. Panorama das grandes questões ambientais brasileiras.
Questão 3 Tópico: investigação da diversidade dos seres vivos compreendendo cadeias alimentares e características adaptativas dos seres vivos, valorizando-os e respeitando-os; Resolução CNE 2/2012 I – Atividades integradoras artístico culturais (..) III – Aprendizagem como um processo de apropriação significativa dos conhecimentos, superando a aprendizagem limitada à memorização VI – Articulação entre teoria e prática, vinculando o trabalho intelectual às atividades práticas ou experimentais
Questão 3 Atividade prática com montagem de painéis com diversas figuras de animais (ou suas estruturas), com o intuito de explicitar as relações de parentesco evolutivo presente nos seres vivos dos grupos estudados.