Leila Zein Roberta Neves

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Advertisements

A TEORIA DE WILLIAM HEARD KILPATRICK
Objectivo Objectivo – Apoiar o Programa de Formação de Professores do 1º Ciclo no ensino experimental das ciências Criticas Criticas - Diferença entre.
Quadro geral das Ciências da Educação.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
DIRETRIZES CURRICULARES
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Cristiane jonas Francisconi
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
“Ver para Dizer Ciência”
Origem da diversidade biológica
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Currículo por Competências e Habilidades.
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
Camila Camata Natalie Brito Vinicius Biffi
Tema 6: Origens e evolução da vida
Vida e ambiente Ensino Fundamental – Quarto ciclo Carol e Vitor
PCN Ciências – Ens. Fund. II – 3º Ciclo
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
Ana Beatriz Cassinelli e Lucas Medeiros BIZ Contextos e práticas em ensino de zoologia – 2013 – aula 3.
Victor Giovannetti Léa Ludovico Bozzini Renan Henrique
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PCN
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Evidências da Evolução
Análise do Currículo – Ensino Fundamental II – Segundo Ciclo
CIÊNCIAS: APRENDIZAGEM E DIVERSÃO SEMANA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO- SÃO PAULO 05 A 08\02\2007.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
EVOLUÇÃO.
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Atuais Propostas Curriculares.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
VIII SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOS GESTORES E EDUCADORES DO PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE I SEMINÁRIO REGIONAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO.
Universidade Federal de Uberlândia
Atividade Aula 3 Tema estruturador 4. Diversidade da vida
CIÊNCIAS – 2010 Planos e metas
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Fundamentos das Ciências Sociais
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Panorama da prova nível 3 da OBMEP Erivelto – Fernando – Josy – Jussara – Maurício – Rita – Rodrigo Mestrado em Ensino de Matemática Tópicos de Educação.
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Introdução à Biologia.
Pressupostos histórico-filosóficos para o paradigma evolucionista
PCN Ciências Ensino Fundamental II Quarto Ciclo
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
PCN Ensino de Ciências Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª Série) Volume 1 - Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais Volume 2 - Língua.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Aula 4 Sistemática Filogenética no ensino de Zoologia
Teorias da Evolução META OBJETIVOS
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
Tópicos/habilidades obrigatórios. O Aluno não pode deixar de aprender.
Bem-estar e Comportamento Animal
Transcrição da apresentação:

Leila Zein Roberta Neves Grupo 1 – PCN Ciências – Ensino Fundamental II – Terceiro Ciclo – Eixo Vida e Ambiente Leila Zein Roberta Neves

Questão 1 Tradição Naturalista Classificação e sistemática que se fundamenta nas semelhanças morfológicas das espécies (crítica) Imagens reais de ambientes e textos descritivos sobre ambientes e seres vivos, inclusive trechos de textos históricos de naturalistas do passado

Questão 1 Zoologia Aplicada às Questões de Saúde Controle de pragas Manejo

Questão 1 Nova forma de pesquisar em zoologia Compreensão do fenômeno único de vida na terra Ambientes compreendidos como um todo dinâmico Em todos os ambientes há relações entre os seres vivos Sistemática com pressupostos na Teoria da Evolução Distinção entre os diferentes grupos sistemáticos Diversidade da vida Origem da vida e explicação para a diversidade dos seres vivos Fósseis como evidências de evolução Seleção Natural

Questão 2 Garantir estudos sobre o ambiente onde vive o aluno é um recurso essencial à cidadania. -Alunos entrem em contato direto com o que estão estudando. Informações (...) particularmente na região em que o aluno vive. Panorama das grandes questões ambientais brasileiras.

Questão 3 Tópico: investigação da diversidade dos seres vivos compreendendo cadeias alimentares e características adaptativas dos seres vivos, valorizando-os e respeitando-os; Resolução CNE 2/2012 I – Atividades integradoras artístico culturais (..) III – Aprendizagem como um processo de apropriação significativa dos conhecimentos, superando a aprendizagem limitada à memorização VI – Articulação entre teoria e prática, vinculando o trabalho intelectual às atividades práticas ou experimentais

Questão 3 Atividade prática com montagem de painéis com diversas figuras de animais (ou suas estruturas), com o intuito de explicitar as relações de parentesco evolutivo presente nos seres vivos dos grupos estudados.