TCC Acadêmica: Silvana Marisa Michels De Negri

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
Organização Curricular da Escola
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
O Aluno.
O Aluno a Distância.
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
A Educação Mediada pela Tecnologia
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Cidade Educadora, Cidade Saudável
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
DIVERSIDADE E VALORES:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Pederneiras- São Paulo
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Quando falamos em aprender...
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
O Aluno a Distância e suas Necessidades
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Projeto: Conta que eu conto
Tecnologias aplicadas ao Ensino I
O sujeito e suas singularidade
Projeto Institucional das escolas Salesianas
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
OFICINA DE CRIATIVIDADE
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
Projeto Político Pedagógico
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EP 152 –B – DIDÁTICA – TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE: LUÍZ CARLOS FREITAS.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Transcrição da apresentação:

TCC Acadêmica: Silvana Marisa Michels De Negri Orientador: Professor Dr. Luiz Carlos Bombassaro Tutora: Celi Lutz Lindemeyer

Teóricos do PPP da Escola 2

Uso de Tecnologias em Sala de Aula Focos de Investigação 1º TEMA – Pedagogia Freinet 2º TEMA – Uso de Tecnologias em Sala de Aula 3º TEMA – Trabalho Cooperativo

Questões de Investigação 1ª O uso de recursos tecnológicos pode auxiliar no processo de democratização da escola, permitindo ao aluno a construção da sua identidade como cidadão crítico, desordenando a estrutura e a relação entre ensino e aprendizagem que a escola atual prega? 2ª O uso de tecnologias em sala de aula causa impactos e mudanças no desenvolvimento da linguagem e na construção do conhecimento podendo ser visto como uma inovação pedagógica? 3ª O trabalho com Projetos que resgatem a construção de valores e o desenvolvimento de habilidades em trabalho cooperativo permitem o autoconhecimento?

Questão Final USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA: UMA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA OU UMA PEDAGOGIA FREINETIANA NA ATUALIDADE?

Justificativa Pedagogia humanista Proposta Pedagógica Relação Prof/aluno Vivências Experiências Capacidade Construção

Metodologia/TCC

Pedagogia Freinetiana Celéstin Freinet 1896 - 1966

(FREINET apud SAMPAIO, 1996, p.96) Papel do Professor ... do mestre se exigiria o preparo para, individual e cooperativamente, em colaboração com os alunos, aperfeiçoar a organização material e a vida comunitária de sua escola; permitir que cada um se entregue ao trabalho-jogo que responda ao máximo às suas necessidades e tendências vitais. (FREINET apud SAMPAIO, 1996, p.96)

Proposta Freinet “A criança é um ser que pensa que sente que sabe e que, desde muito cedo, deve ser considerada como um cidadão e que, como tal, possui direitos e deveres.”

Inovações pedagógicas Direitos Livre expressão Inovações pedagógicas

Princípios Fonte: http://www.freinet.org.br/pedagogia.htm

Cooperação Reunião Cooperativa Organização Atividades Desenvolvimento Relações Organização Atividades Reunião Cooperativa

Comunicação e Expressão Livre “Dai às crianças a liberdade de escolher o seu trabalho, de decidir o momento e o ritmo desse trabalho e tudo mudará.” Freinet, apud SAMPAIO 1996, p.84

Livre Expressão Turma Pequena Sociedade Regras de Funcionamento Responsabilidades Noções de Cidadania Personalidade Posicionamento em Sociedade Respeitar o outro

Comunicação Livre [...] definindo uma nova postura, um novo caminho para transformar a escola num espaço aberto aos processos de vida, de trabalho e de aprendizagem da democracia por intermédio da participação cooperativa. (ELIAS 1996, p. 15)

Educação do Trabalho O exercício de promover atividades motivadoras que levam os alunos a se envolverem totalmente a um trabalho auxilia a criança a construir sua própria aprendizagem.

Tateamento Experimental “A criança tem a necessidade e o direito de buscar sozinha, de descobrir e se alegrar com suas descobertas, de encontrar seu lugar no mundo, de dominar física e mentalmente seu ambiente e inserir-se nele”. (ELIAS 1997, p. 130).

Metodologia/PPP

Análise de Dados Segundo ELIAS (1996), na essência da proposta pedagógica de Freinet todas as atividades eram desenvolvidas dentro de uma linha de cooperação, adquirindo um sentido novo e profundo.

Aluno Egresso Trabalhador / Pesquisador Crítico Organizado Ativo na transformação da sociedade

Envolvimento Famílias Para sermos solidários basta um gesto de boa intenção como ajudar uma pessoa mais velha, um colega, repartir as coisas com quem mais precisa.

Importância Desenho O professor deve compreender e propiciar que a criança tenha liberdade de expressar o seu pensamento através da linguagem oral e escrita, das brincadeiras e construções individuais ou em grupo. Tecnologias diversas

Uso de tecnologias Tecnologias Oportunidade Interação Construção da linguagem Noções de Cidadania

Expressão Para a expressão ser realmente livre, o educador deve ajudar o educando a servir-se de suas potencialidades, criando um clima de confiança, aceitação, alegria e cooperação. desenhos, falas, dramatizações ou outras formas

Construção TV Didática

Vídeo “Subtende-se que a criança exercita a cidadania com liberdade e responsabilidade, sendo capaz de desenvolver atividades com auxílio de um adulto.”

Note em Sala de Aula “Vivemos num mundo que dispõe de tecnologias diversificadas que avançam a passos largos, e a escola precisa fornecer os meios e os recursos necessários para enfrentar as inovações.”

Freinet / ICEM Em 1984, o INSTITUTO COOPERATIVO DA ESCOLA MODERNA, disponibilizou duzentos micros com baixo preço, para que os professores que trabalhavam as técnicas Freinet pudessem experimentar a nova tecnologia, criando um novo canto de interesse. O ICEM tem como finalidade, a reflexão, a inovação pedagógica e a difusão da Pedagogia Freinet internacionalmente.  

Considerações Finais Uso de tecnologias em sala de aula ... não reforça as formas tradicionais de ensino; a rotina escolar e os métodos de organização de trabalhos; construção do conhecimento de um modo diferenciado; os sujeitos envolvidos passam a ser mais autônomos; a aprendizagem mais independente e desvinculada da instrução direta e explícita via professor; o professor desperta o processo criativo por novas experiências de aprendizagem. ... inovação pedagógica

Considerações Finais Freinet fundamental importância que a criança tenha acesso a tecnologias atualizadas para poder se comunicar e expressar suas ideias; trazer o note e outras tecnologias para dentro da sala de aula, permitindo o acesso aos desfavorecidos, se assemelha à ... ... pedagogia freinetiana na atualidade.

Referências ELIAS, Marisa Del Cioppo. Célestin Freinet: uma pedagogia de atividade e cooperação. Petrópolis: Editora Vozes, 1997. ELIAS, Marisa Del Cioppo. Pedagogia Freinet; Teoria e prática. Campinas: Papirus, 1996. SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker Ferreira. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo: Scipione, 1994. FREINET, Célestin. Pedagogia do bom-senso. São Paulo: Martins Fontes, 1985. FREINET, Célestin. As Técnicas Freinet da Escola Moderna. Editorial Estampa, Ltda., 1975.