EDU03041 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

EDU03041 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDU03041 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO A presença da música no currículo da educação infantil: concepções e perspectivas. RAQUEL ALVES DA SILVA

PROBLEMA OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Conhecer e analisar o papel que a música desempenha nas turmas de educação infantil. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Verificar como a música vem sendo abordada nas escolas de educação infantil, ou seja, de que maneira acontece a escolha do repertório musical, seus usos e funções; Perceber como os professores utilizam a música na sala de aula; Relacionar e analisar o que teóricos dizem sobre a abordagem da música em sala de aula e o que realmente acontece no ambiente escolar. Afinal, quais são os usos e as funções que a música está tendo nas turmas de Educação Infantil? E como deve ser sua abordagem?

JUSTIFICATIVA A partir das observações realizadas com as turmas de educação infantil, percebe-se o quanto a música é um elemento bastante presente nas práticas diárias e pedagógicas em sala de aula. Mas qual a importância de se trabalhar com a música na educação infantil, e como deve ser sua abordagem? Segundo Maffioletti (1993, p. 22) “para compreender melhor a situação da música no contexto escolar, será preciso refletir sobre seus “usos”, para se chegar a explicitar suas funções e objetivos a serem atingidos enquanto disciplina integrante do currículo escolar”. Através desta pesquisa, busca-se investigar qual é o posicionamento dos professores em relação à música na educação infantil, de que maneira as cantigas e canções se integram na rotina e quais são as suas funções.

REFERENCIAL TEÓRICO TÍTULO AUTOR ANO SÍNTESE As funções sociais da música no contexto escolar Leda de A. Maffioletti 1993 Funções sociais da música segundo Merriam: expressão emocional, prazer estético, divertimento, comunicação, representação simbólica, reação física, impor conformidade a normas sociais, Música como recurso durante as aprendizagens; Festas escolares. A música na escola Gisele Jordão, Renata R. Allucci, Sergio Molina e Adriana M. Terahata 2003 São 39 descrições criteriosas de trabalhos de educadores musicais; O objetivo da música na escola não é o de formar instrumentistas; O professor poderá constatar a necessidade de ampliar, reciclar ou especializar sua própria formação como educador.

METODOLOGIA A pesquisa será realizada em uma escola municipal de educação infantil do município de Guaíba, através de observações em turmas com crianças de 0 a 4 anos. Pesquisa qualitativa. Também serão efetuadas entrevistas semi-estruturadas com as professoras, e preenchimento de questionários contendo perguntas abertas e fechadas, para descobrir quais são seus objetivos quando utilizam a música em sala de aula. E conversas informais com os alunos, a fim de descobrir o que eles acham das músicas que cantam e dançam na escola.

REFERÊNCIAS MAFFIOLETTI, Leda de A. As funções sociais da música no contexto escolar. In: Educação Musical, Cadernos de Formação. Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, 1993, p. 21-28.   JORDÃO, Gisele; ALLUCCI, Renata R.; MOLINA, Sergio; TERAHATA, Adriana M. A música na escola. Allucci & Associados Comunicações, São Paulo, 2012.