I mostra Cultural municipal jornada Tic & Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Letramento: do conceito
Advertisements

Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDU03041 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Professora Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá 2003
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. Raimunda S. M. Oliveira.
Fabiana Aparecida Franco Rodrigues Bolsista da Capes/ Observatório.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
LETRAMENTO.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Integrando diferentes áreas de conhecimento
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
POWER POINT.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Máscaras Africanas.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
A Educação Mediada pela Tecnologia
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 5 BIBLIOTECA PÚBLICA “BERNARDO.
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 2 Praça Santa Terezinha.
Educação no contexto do Trabalho
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO DE REFERÊNCIA NA BIBLIOTECA
Eixo 1. Democratização do acesso
Linguagem, alfabetização e letramento
A ERA DA INFORMAÇÃO A JUVENTUDE ESTÁ CONECTADA NO MUNDO VIRTUAL FACEBOOK E EDUCAÇÃO MÍDIAS SOCIAIS E CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA A EDUCAÇÃO A ESCOLA.
Desenvolver Por uma Nova Escola.
Escolhendo o nosso Futuro
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
Acadêmica: Graziela de C. F. Wolf Disciplina: Controle dos Registros do Conhecimento III - CIN 5432 Profª: Ursula Blattmann Florianópolis, março de 2005.
O zapear a informação em bibliotecas e na Internet
Espaços Profissionais a conquistar com as novas mídias aposte nesse profissional Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina.
BIBLIOTECA NO AMBIENTE EDUCACIONAL E A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
FONTES DE INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO Silvana Beatriz Bueno
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005.
Rose Marie Sabatini de Oliveira Santiago Rosa
O Zapear da Informação Graça Maria Fragoso Ursula Blattmann
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Professora: Úrsula Acadêmica: Deise Mesquita Pedroso Pascoa – 6ª fase Universidade Federal de Santa Catarina 2005.
CCBD XXI – Curitiba, 17a 22 de julho de 2005
Bibliotecários na Sociedade da Informação:
FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Graduação em Biblioteconomia BASE DE DADOS PARA O ACERVO DO MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL.
Cooperativa dos Produtores do Vale do Rio Grande
4º Seminário Nacional ABED Como os meios de comunicação impactam a aprendizagem Abril 2006 Mariana Raposo
OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO E WEB 2
Curso Utilização e Recuperação em Fontes de Informação Ursula Blattmann Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Profa. Reane Franco Goulart
METODOLOGIAS ATIVAS Os sete saberes necessários à educação do futuro por Edgar Morin 1-As cegueiras do conhecimento: ao erro e a ilusão 2-Os princípios.
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Os quatro pilares da educação.
Os sete saberes necessários para a educação do futuro
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
Seminário Virtual Informática e Sociedade
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
Os sete saberes necessários à educação do futuro
A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo.
Transcrição da apresentação:

I mostra Cultural municipal 4@ jornada Tic & Educação Práticas Sociais da Leitura e Escrita por meio das mídias I mostra Cultural municipal 4@ jornada Tic & Educação Ursula Blattmann Florianópolis, 03 de novembro de 2008

Contexto A cidade e o cidadão A escola e seu universo Estudantes, Pais e Responsáveis, Professores, Bibliotecários e demais atores no processo educacional Espaços para acesso e uso da informação: Sala de aula Sala informatizada Biblioteca Pátio Lar

esp@ços públicos de acesso e uso Como preparar pessoas para a recepção da informação? A importância de profissionais com competências, habilidades e atitudes no acesso e uso da informação. As novas tecnologias da informação e comunicação no cotidiano da escola, da biblioteca. Alfabetização X Letramentos

O acesso e o uso da informação O que significa informação? O direito à informação. Escolas um caminho para acesso e uso da informação: de suportes tradicionais aos digitais para facilitar o manuseio das novas tecnologias da informação e comunicação. Estamos preparados para o mundo digital?

Categorias de uso da informação Fonte: Taylor apud Choo (2003, p.109)

Viver no mundo cheio de contrastes Como ler e escrever? Quando ouvir e interagir? Compartilhar a informação e o conhecimento: Confiança Atenção Cuidado Zelo Prazer Necessidade Sobrevivência

Sete Saberes – Edgar Morin As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão: manter a lucidez Os princípios do conhecimento pertinente: local e o global – as relações entre o contexto Ensinar a condição humana: ser humano Ensinar a identidade terrena: comunicação Enfrentar as incertezas: imprevisto e inesperado Ensinar a compreensão: necessidade de estudar a incompreensão a partir de suas raízes, suas modalidades e seus efeitos A ética do gênero humano: a sociedade e os indivíduos pela cidadania terrena.

Recursos Na sala de aula... Quais as melhores condições para favorecer o ensino das leituras e escritas? Educar compete a todos preocupados com a vida: Melhores condições de ensino, de trabalho... Apreender a aprender Novos modos de interação Saber conhecer os suportes tradicionais e digitais O prazer da descoberta e de registrar a memória e cultura da humanidade O ser humano e suas relações

Evolução da biblioteca Virtual Maturidade Tempo 1850 2000 a ERA 4 Digital ERA 3 Eletrônica ERA 2 Automatizada ERA 1 Tradicional moderna (CUNHA, 2000, p.75)

Reflexões A biblioteca na escola atende a demanda de informação? Quais as condições ideais para o acesso e uso da informação? Acervo físico, digital e seus recursos são adequados e atualizados? Como usar os recursos da Web2.0: Blogs, Fóruns, MP3, MP4, MSN, Skype, Second Life, Wikis...

Referências BELLEI, Sergio Luiz Prado. O livro, a literatura e o computador. Florianópolis: EDUFSC, 2003. BLATTMANN, Ursula; FRAGOSO, Graça Maria (orgs.). O zapear a informação em bibliotecas e na Internet. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento. São Paulo : SENAC, 2003. CUNHA, M. B. Construindo um futuro : a biblioteca universitária brasileira em 2010. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n.1, p.71-890, jan./abr. 2000. DEMO, Pedro. Saber pensar. 2. ed.  Cortez: Instituto Paulo Freire, 2001. (Guia da escola cidadã) p. 17 MORIN, Edgar Os Sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, Brasilia: UNESCO, 2000; 118 p. Disponível em:< http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001243/124364por.pdf > REYZÁBAL, María Victoria. A comunicação oral e sua didática. Bauru: EDUSC, 1999. 355p. SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003. 128p.

Ursula Blattmann Grata pela atenção! ursula@ced.ufsc.br www.ced.ufsc.br/~ursula/papers/mostra_cultural.ppt