Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado e-mail: fatma.machado@bol.com.br Florianópolis, 2005.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Maria Claudete Machado Ferreira Rudinei Kleiton Pedroso
Advertisements

GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA
Sistema de Informação Gerencial
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Universidade Federal de Santa Catarina
Gestão Integrada / Mapeamento de Processos
Gestão Estratégica de Operações
Gestão Estratégica de Operações
Gestão de Recursos I– Parte 2 Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
1 de 18 Federação de Bibliotecas Digitais em Ciências da Comunicação: uma experiência lusófona com base no protocolo OAI Sueli Mara S.P. Ferreira UNICAMP.
Autores Lívia Maria de Pádua Ribeiro (UNI-BH)
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Control Objectives for Information and related Technology
Programa de Educação Continuada em Engenharia (PECE)
Gestão do Conhecimento com WINISIS
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
NBR isso 9001:2008 Uma introdução.
DEFINIÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Acadêmica: Graziela de C. F. Wolf Disciplina: Controle dos Registros do Conhecimento III - CIN 5432 Profª: Ursula Blattmann Florianópolis, março de 2005.
O zapear a informação em bibliotecas e na Internet
Universidade Federal de Santa Catarina
UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA
O profissional da Informação: em tempo de mudança.
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Ciências da Informação Controle do Registro do Conhecimento III Profª.
ACADÊMICO: CARLOS ALBERTO DOS PRAZERES Disciplina: Controle dos Registros do Conhecimento III CIN 5432 Prof. Ursula Blattmann Florianópolis, Abril de 2005.
Rose Marie Sabatini de Oliveira Santiago Rosa
Universidade Federal de Santa Catarina
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Professora: Úrsula Acadêmica: Deise Mesquita Pedroso Pascoa – 6ª fase Universidade Federal de Santa Catarina 2005.
Fontes de Informação Utilizadas por Executivos
Universidade Federal de Santa Catarina
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ACADÊMICA DA 6ª FASE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CLAÚDIA VILVERT 2005.
UNIVERSIDADE DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - [CIN] CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Florianópolis, 2004.
FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA-UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Disciplina : Controle Dos Registros do Conhecimento III.
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
MODA – DESIGN Acadêmica: Tarsila Braga
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
Profissional de GC / Função de GC
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Referências Bibliográficas
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Margarete Teresinha Fabbris de Oliveira Santos Vanusa Sampaio Pedroso
Modelos de Negócios.
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Administração de Recursos Humanos II
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Controladoria- Qual é o seu papel nesse Universo?
Instituição de Ensino São Francisco
REENGENHARIA.
Gabriel Bastos Machado
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
VISITA MEC NA IES Bibliotecária: Rose Cristiani Franco Seco Liston
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Perspectiva estratégica da qualidade
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
Segurança da Informação Nossas ofertas. Quem somos: –Formada por consultores sênior com larga experiência e expertises focadas nas áreas de Tecnologia.
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado e-mail: fatma.machado@bol.com.br Florianópolis, 2005

Gestão de processos em Bibliotecas Incorporação de novas tecnologias da informação Gestão por processos / de processos Tipos de processos Gerenciamento de Processos Produtos e serviços em bibliotecas Conclusão Referência do artigo

Incorporação de novas tecnologias da informação e comunicação - TICs Alteram-se os processos administrativos, técnicos e operacionais Acompanhar estas alterações Tecnologia da digitalização http://www.teses.usp.br/ http://teses.eps.ufsc.br/ Gestão da informação

USP - http://www.teses.usp.br/

UFSC - http://teses.eps.ufsc.br/tese.asp

Gestão por processos / de processos Instrumento de melhoria contínua na qualidade de processos, serviços e produtos É um conceito fundamental no projeto dos meios pelos quais um empresa pretende produzir e entregar seus produtos e serviços aos seus clientes Hierarquia do processo: PROCESSO TÉCNICO SUBPROCESSOS ATIVIDADES

Tipos de Processos Processos de negócio ( ou de clientes ) – são aqueles que caracterizam a atuação da empresa e que são suportados por outros internos, resultando no produto ou serviço que é recebido por um cliente externo; Processos organizacionais ou de integração organizacional – são centralizados na organização e viabilizam o funcionamento coordenado dos vários subsistemas dela em busca do seu desempenho geral garantindo o suporte adequado aos processos de negócio; Processos gerenciais – são focalizados nos negócios e nas suas relações.

Gerenciamento de processos Trata-se de uma metodologia empregada para definir, analisar e gerenciar as melhorias no desempenho dos processos da empresa, com a finalidade de atingir as condições ótimas para o cliente. Vantagens do GP: Atendimento das necessidades dos clientes; Conhecimento global dos processos com melhor utilização dos recursos: otimização e priorização; Melhoria na comunicação; Redução dos custos administrativos; Visão ampla e horizontal do negócio.

Produtos e serviços dinâmicos e qualitativos na informação Se estabelece uma cultura organizacional adequada para incrementar técnicas de planejamento estratégico, gerencial e operacional para entender as causas, os impactos, as características, as conseqüências e as dimensões que envolvem o processo. Será possível utilizar a técnica do mapeamento do processo da prestação de serviços e produtos de informação tanto para o planejamento de novos serviços quanto da prestação serviços e produtos de informação tanto para o planejamento de novos serviços quanto para a análise de processos existentes.

Conclusão As novas tecnologias da informação e comunicação alteram significativamente as relações das pessoas no ambiente profissional, social e pessoal. Os bibliotecários (de referência ) precisam acompanhar as inovações tecnológicas seja para estarem atualizados e conseqüentemente oferecer com qualidade seus produtos e serviços a sociedade contemporânea. Ao inserir inovações tecnológicas é necessário acompanhar o processo de implementação, treinamento e realizar a avaliação constante para analisar, diagnosticar e realizar melhorias contínuas nos diversos processos.

Referência do artigo BLATTMANN, Ursula ; REIS, Margarida Maria de Oliveira . Gestão de processos em bibliotecas. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 1, n. 2, p. 1-17, 2004. Disponível em: < http://server01.bc.unicamp.br/seer/ojs/include/getdoc.php?id=54&article=15&mode=pdf >