Bibliotecários na Sociedade da Informação:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento de Projetos
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
O DESAFIO DAS EMPRESAS MODERNAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Sistema de Informação Gerencial
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
EMPREGABILIDADE.
Aprender ao Longo da Vida
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
TORNANDO POSSÍVEL UMA POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Fundamentos de Sistemas de Informação
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS
A EVOLUÇÃO DE RH Analisando a evolução da função RH no decorrer dos anos, é possível observar seu processo de emancipação acompanhando, lado a lado, pela.
A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO DE REFERÊNCIA NA BIBLIOTECA
Acadêmica: Graziela de C. F. Wolf Disciplina: Controle dos Registros do Conhecimento III - CIN 5432 Profª: Ursula Blattmann Florianópolis, março de 2005.
O zapear a informação em bibliotecas e na Internet
Espaços Profissionais a conquistar com as novas mídias aposte nesse profissional Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina.
O profissional da Informação: em tempo de mudança.
I mostra Cultural municipal jornada Tic & Educação
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005.
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Ciências da Informação Controle do Registro do Conhecimento III Profª.
O Zapear da Informação Graça Maria Fragoso Ursula Blattmann
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Professora: Úrsula Acadêmica: Deise Mesquita Pedroso Pascoa – 6ª fase Universidade Federal de Santa Catarina 2005.
Bibliotecários... Até quando?
Comportamento organizacional
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Administração de Materiais e Patrimônio Aulas 1
WS Final Resultados e Recomendações
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
10 Competências do Professor Moderno
Gestão e Organização Horizontal
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
Projeto para avaliação da situação do egresso da Unisul no curso de Odontologia O curso de odontologia da UNISUL tem como filosofia a formação de cirurgiões-dentistas.
Gabriel Bastos Machado
O profissional da gestão escolar e suas implicações
5 – GOVERNANÇA CORPORATIVA ESTAMOS PREPARADOS PARA TRABALHAR COM ACIONISTAS ATIVISTAS E SEUS REPRESENTANTES.
Interdisciplinaridade na formação acadêmica para o exercício profissional Eng. Civil José Tadeu da Silva Maio de 2014.
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Formas de vencer a resistência potencial a uma Avaliação Geralmente os administradores, gerentes e encarregados de formular políticas vêem a avaliação.
O Atual Papel do RH nas Organizações
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Gestão de Pessoas I AULA O2
Mercado de Trabalho.
CONCEITO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING
GESTÃO COM PESSOAS HISTÓRICO.
A importância da informática na Educação para o séc. XXI
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS.
GESTÃO EMPRESARIAL.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Ricardo de Andrade Kratz
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
O Justo Valor Investigação & Desenvolvimento Vasco Salazar Soares Ana Amorim Jornadas de Contabilidade e Finanças “Contabilidade e Finanças no Sec. XXI”
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Bibliotecários na Sociedade da Informação: mudança de rótulos, funções ou habilidades?

Bibliotecário ... Até quando? Profissionais com o mesma formação acadêmica, em espaços diferenciados recebem designação diferente para suas funções; Profissional com escassez de recursos é o bibliotecário; Profissional com envolvimento tecnológico é analistas de sistema, gestor da informação entre outros.

Saber-fazer na Era do Conhecimento Como é o bibliotecário da organização de hoje? Quais os fatores que contribuíram para provocar as mudanças? Questiona-se sobre a forma de resolver os problemas existentes, se surgirão novos problemas que a profissão ainda busca solucionar e se haverá a demanda de novos cursos e outras mudanças nos rótulos ora existentes.

Da transição à transformação Como se processa a transformação (mudança) do ser humano? Que por conseqüência transforma a sociedade. As escolas e os profissionais estão na fase de conhecer e atuar de forma a se transformarem, porém alguns valores estão sendo rompidos e o bibliotecário não é o “almoxarife” de livros e, sim o gerente da informação.

Organizaçães e a ruptura de valores O meio organizacional necessita pensar em novas estruturas e processos de gestão baseados na nova ordem, nas normas e nos valores a eles agregados, assimilando as adaptações e produzindo inovações com impactos sobre a estrutura organizacional, nos processos e nas técnicas. Pode-se dizer que os modelos convencionais não respondem adequadamente ao ambiente instalado nas organizações contemporâneas. O bibliotecário necessita estar atento aos paradigmas associados ao seu “saber-fazer”.

Ambiente Organizacional A tecnologia é fundamental para as mudanças em três formas distintas: As pessoas são forçadas a aprender novas e completas formas de fazer as coisas ou de se comunicar; Essas mudanças possibilitam rápidas modificações em produtos e serviços e até obrigam outras organizações a acompanhar o Progresso; A comunicação aperfeiçoada significa mudanças antes visíveis apenas localmente agora experimentadas simultaneamente em toda parte. Nas bibliotecas e centros de informação, os ganhos para o usuário associados às novas tecnologias da informação, bem como a mudança das atividades dos bibliotecários são visíveis.

A pessoalidade – a diferença que buscamos Os bibliotecários necessitam trabalhar dentro das equipes interdisciplinares evitando isolar os que pensam daqueles que executam O “saber-fazer” não pode ser substituído em função de um mero “saber-obedecer” ou “saber-operar”, que se constitui em ações, “não –reflexivas”, mas apenas “repetitivas”.

Atividades nas organizações As atividades nas organizações estão centradas na satisfação do usuário. Tecnofobia Tecnoidolatria

As novas tecnologias e o contínuo aprender Na corporação do futuro, a propriedade maior estará centrada no conhecimento acumulado e no potencial de inovação de seus trabalhadores. As organizações são as pessoas que nelas atuam, portanto só aprendem se as pessoas aprendem. As pessoas são consideradas o capital intelectual nas organizações.

Recomendações Não serão mudanças de rótulos que farão o profissional bibliotecário competitivo, mas sim, as habilidades a as competências por ele desenvolvidas na constante busca do desempenho de suas funções.

Uma sugestão para os bibliotecários Aos bibliotecários, independente da denominação do seu cargo, cabe estabelecer mudanças de seu perfil “passivo” para um perfil “pró-ativo” apresentando-se como pessoa atuante, preocupada com a democratização da informação e com a recepção de seu leitor, construindo, assim, conceitos (imagens) positivos para o profissional e seu relevância para o sociedade.

BLATTMANN, Ursula; RADOS, Gregório Jean Varvakis; FRAGOSO, Graça Maria BLATTMANN, Ursula; RADOS, Gregório Jean Varvakis; FRAGOSO, Graça Maria. Bibliotecários na sociedade da informação: mudança de rótulos, funções ou habilidades? In: BLATTMANN, Ursula; FRAGOSO, Graça Maria (Orgs.). O zapear a informação em bibliotecas e na Internet. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. cap. 5, p. 67-81.