Orientações sobre usabilidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto Orientado a Objetos
Advertisements

Análise e Projeto de Sistemas I
Análise e Projeto de Sistemas III
Gerenciamento de Projetos
Requisitos de Software
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Gerenciamento do escopo
Gestão de Projetos Áreas de conhecimentos Integração
Sistemas de Gestão Integrada
Gerenciamento do escopo do projeto
Centrado na arquitetura
Faculdade de Ciências Sociais de Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Gerenciamento da Integração
Administração de Sistemas de Informação II
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 3 Fernanda Campos
Fundamentos de Administração
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Engenharia de Usabilidade
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Prof.Alfredo Parteli Gomes
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
Análise Estruturada.
Especificação de Requisitos de Software - ERSw
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
Sistemas Distribuídos
IEEE Std IEEE Melhores Práticas para Especificações de Requisitos de Software (ERS)
Qualidade do Produto de Software
Engenharia de Software
Estimativa de Tempos / Medida do Trabalho
O Processo de desenvolvimento de software
Instrutor: Objetivos:.
Levantamento de Requisitos
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
Administração de Recursos Humanos II
Instrutor: Objetivos:.
Documentação de Software
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Qualidade de Software Aula 4
Qualidade de Produto ISO 14598
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Usabilidade de Interfaces Humano-Computador
Introdução a Teste de Software
Laboratório de Programação
Capítulo 10 – Qualidade de Produtos de Software Escrito por: Renata Araújo Vírginia Chalegre Apresentado por: Cleice.
Modelando Sistemas em UML
Fluxos secundários Só devem ser analisados e descritos após a descrição dos fluxos básicos. Fluxos alternativos situações especiais (desconto para um cliente)
IEEE Melhores Práticas para Descrições de Projeto de Software (DPS)
Especificação de Requisitos de Software
Gerenciamento de Recuros Humanos do Projeto.
Normas ISO ISO – Projeto centrado no usuário
Processo e Qualidade.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
SOFTWARES EDUCACIONAIS – CÓD PROF. MSC. RONNISON REGES VIDAL.
Qualidade de Produtos de Software
Professora: Kelly de Paula Cunha
Princípios de Análise 1. O domínio de informação de um problema deve ser representado e compreendido. 2. Modelos que descrevam a informação, função e comportamento.
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Sistemas Aplicativos para Usuários Finais USABILIDADE DE SOFTWARE.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
Desenvolvimento de Software I
Princípios de gestão da qualidade
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
4.4 Implementação e Operação
Transcrição da apresentação:

Orientações sobre usabilidade Iso9241 Parte 11 Orientações sobre usabilidade

Planejar para usabilidade, como parte de um projeto e desenvolvimento de produtos, envolve: uma identificação sistemática de requisitos para usabilidade; incluindo medidas de usabilidade, e descrições verificáveis do contexto de uso.

Objetivo da ISO9241-Parte 11 define usabilidade focando o contexto de uso; explica como encontrar a informação para a especificação e a avaliação de usabilidade a partir de medidas de desempenho e satisfação do usuário. orienta também sobre como descrever o contexto de uso do produto

Onde usar? na aquisição, projeto, desenvolvimento, avaliação, e comunicação da informação sobre usabilidade. na especificação e avaliação da usabilidade de um produto. produtos de uso geral sendo adquiridos ou desenvolvidos numa organização específica.

Medidas de usabilidade Desempenho e Satisfação eficácia: Acurácia e completude com as quais usuários alcançam objetivos específicos. eficiência: Recursos gastos em relação à acurácia e abrangência com as quais usuários atingem objetivos. satisfação: Ausência do desconforto e presença de atitudes positivas para com o uso de um produto. Definições básicas da norma

Contexto ou Sistema de Trabalho Sistema composto de usuários, equipamento, tarefas e o ambiente físico e social. Um produto pode ter níveis significativamente diferentes de usabilidade quando usados em diferentes contextos. Definições básicas da norma

Estrutura geral para especificar usabilidade

Especificando Objetivos de Usabilidade Maiores, Menores(sub-objetivos), e Secundários

Por exemplo: objetivo: “manter registros dos pedidos feitos por telefone” sub-objetivos: “Fazer registros exatos de todos os pedidos feitos por todos os clientes”; “A ação de cadastrar o pedido deve ser concomitante e deve interferir minimamente no fluxo da conversação com o cliente, devendo portanto ser feita em tempo não superior a 2 minutos.” “Fornecer rapidamente informações às dúvidas dos clientes sobre pedidos já feitos”. Secundários: O tempo de aprendizagem da interface não deve ser superior a uma hora de treinamento geral.

Contexto de uso Descrição de usuários Conhecimento da tarefa, habilidade, experiência, educação, funções, treinamento, capacidades sensoriais e motoras.

Contexto de uso Descrição das tarefas Formalismos descrevendo a tarefa ... Mais do mesmo! E ainda: a freqüência e a duração de uma tarefa; Relação entre quais perfis de usuários executam quais ações ou funções (sub-objetivos ) mais frequentemente (quem faz o quê?); Quais recursos tecnológicos são necessários em cada sub-objetivo; Identificar um conjunto de tarefas-chave para representar aspectos significantes da tarefa global.

Contexto de Uso Descrição dos equipamentos A descrição do hardware, software e dos materiais associados Podem ser: um conjunto de produtos (ou componentes do sistema), ou um conjunto de atributos ou características de desempenho do hardware, software ou outros materiais.

Contexto de uso Descrição de ambientes Os aspectos que podem ser descritos atributos de um amplo ambiente técnico (p.ex. a rede de trabalho local) o ambiente físico (p.ex. local de trabalho, mobiliário, nível de ruído,), o ambiente atmosférico, e (p.ex. temperatura, umidade) o ambiente cultural e social (p.ex. práticas de trabalho, estrutura organizacional e atitudes).

Medidas de Usabilidade Escolha de medidas Normalmente fornece-se pelo menos uma medida para eficácia, eficiência e satisfação. Quais medidas e com que detalhamento  importância relativa p/ os objetivos. Medidas objetivas preferivelmente.

Eficácia Acurácia e completude com que os objetivos podem ser alcançados: qualidade e quantidade das saídas/resultados do processamento, proporção da quantidade alvo conseguida; ocorrência de eventos particulares; Por exemplo: Objetivo: “Fazer registros exatos dos pedidos feitos pelos clientes”; Corretude – 99 % dos itens incluídos nos pedidos estão cem por cento corretos em todos os seus campos de especificação. Completude – 100% dos pedidos são cadastrados.

Eficiência Relacionam o nível de eficácia alcançada com dispêndio de recursos necessários esforço mental ou físico, tempo, custos materiais ou financeiros. Por exemplo: eficiência humana = eficácia / esforço humano. eficiência temporal = eficácia / tempo. eficiência econômica = eficácia / custo.

Eficiência exemplos Objetivo: “Fazer registros exatos dos pedidos feitos pelos clientes”; - 99 % dos itens incluídos nos pedidos estão cem por cento corretos em todos os seus campos de especificação sem sobrecarga cognitiva de atenção e vigilância. - 100% dos pedidos são cadastrados em menos de 2 minutos

Satisfação (em geral subjetiva) mede a extensão pela qual os usuários estão livres de desconforto e avalia suas atitudes em relação ao uso do produto. Pode-se usar escalas de: desconforto ou gosto pelo uso produto; aceitação da carga de trabalho quando da realização de diferentes tarefas; extensão com quais objetivos particulares foram alcançados. Pode-se ainda usar: número de comentários positivos e negativos; taxas de absenteísmo; sobrecarga ou subcarga de trabalho físico ou cognitivo, problemas de saúde relatados; a freqüência com que os usuários requerem transferência para outro trabalho; leitura postural.

Categorias de medidas de usabilidade anexo B Usabilidade global podem ser especificadas para objetivos globais e para objetivos menores; ao selecionar medidas de usabilidade é necessário ignorar muitas funções – escolhendo as prioritárias

Categorias de medidas de usabilidade anexo B Medidas para propriedades desejáveis do produto medidas adicionais para propriedades particulares desejadas do produto Exemplos são dados na tabela B.2. as medidas dadas na tabela B.1 também podem ser usadas

Especificação e avaliação de usabilidade durante o projeto

Anexo C (informativo) Exemplo de uma especificação de requisitos de usabilidade Recomenda-se leitura do exemplo...