COMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ENERGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 REAJUSTE TARIFÁRIO ANUAL CFLO – Companhia Força e Luz do Oeste GUARAPUAVA - PR IMPLICAÇÕES.
Advertisements

IX ENCONTRO NACIONAL DO CONACI
Comissão de Agricultura - Câmara dos Deputados de Eletrificação Rural
Fórum Nacional dos Ouvidores do Setor de Energia Câmara dos Deputados Comissão de Defesa do Consumidor Audiência Pública Projeto de Lei 342 / 2007 As Ouvidorias.
Ministério do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Histórico 10/10/2003 ABIH MANIFESTO-SE AO SECRETÁRIO DE POLÍTICAS.
A importância e o papel dos Conselhos de Consumidores
PANORAMA SOBRE ENERGIA, SANEAMENTO E RECURSOS HÍDRICOS NO ESTADO DE SÃO PAULO F Ó R U M S O B R E E N E R G I A E D E S E N V O L V I M E N T O.
Câmara dos Deputados Audiência Pública – Comissão de Minas e Energia
O Papel da ANEEL na Intervenção da CEMAR 13 de novembro de 2003 Brasília-DF Comissão de Fiscalização Financeira e Controle Câmara dos Deputados Comissão.
Julho/2002 João Pessoa - PB Julho/2002 João Pessoa - PB ANEEL e a Descentralização Jaconias de Aguiar Diretor Jaconias de Aguiar Diretor Audiência Pública.
Audiência Pública de Fiscalização
Universalização dos Serviços de Energia Elétrica 30 de março de 2004 Brasília-DF Senado Federal – Audiência Pública Comissão dos Serviços de Infra-estrutura.
MENU GERAÇÃO DISTRIBUIÇÃO FISCALIZAÇÃO.
PROGRAMAÇÃO E APLICAÇÃO DE RECURSOS PELO CRÉDITO RURAL SAFRA 2005/2006 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Política Agrícola.
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR Audiência Pública Política Tarifária das concessionárias.
COMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ENERGIA
BIBLIOTECA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARANÁ
PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM
“O controle Social na Educação”
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
FISCALIZAÇÃO DE CONVÊNIOS
Câmara dos Deputados Audiência Pública
O FUTURO DO COOPERATIVISMO DE ELETRIFICAÇÃO RURAL
Regularização das Cooperativas de Eletrificação Rural Regularização das Cooperativas de Eletrificação Rural Brasília - DF 16 de novembro de 2004 Brasília.
Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul.
COMISSÃO DE ESTUDOS DE PREVISÃO E ACOMPANHAMENTO DA CARGA

EMPRESAS DISTRIBUIDORAS
Aspectos de Infraestrutura Sob a Ótica da Regulação
Audiência Pública 01/2012. A Representatividade do Conselho de Consumidores da MUX ENERGIA PRESIDENTE: Valdir Angelo Cadini VICE PRESIDENTE: Peter Matias.
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Seminário ASEP/RJ Receitas Alternativas, Complementares, Acessórias ou de Projetos Associados Rio de Janeiro, 22 de setembro de 2004.
OBJETIVO DA CONSOCIAL? OBJETIVO PRINCIPAL A 1º conferência Regional sobre transparência e Controle Social – 1ª CONSOCIAL tem como objetivo principal promover.
Secretaria de Desenvolvimento
O NOVO MODELO DO SETOR ELÉTRICO
Nelson Fonseca Leite - Presidente 13/06/2012 Audiência Pública Comissão de Defesa do Consumidor Câmara dos Deputados Projeto de Decreto Legislativo nº.
Audiência Pública – Serviços de Telecomunicações Câmara dos Deputados – Comissão de Fiscalização Financeira e Controle Audiência Pública Qualidade do Serviço.
Silvia M Calou Diretora Presidente e Diretora de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Distribuição de Gás Canalizado ABCE - DESENVOLVIMENTO.
Impacto nos Municípios
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CÂMARA SETORIAL DA ANVISA: INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL.
1 MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
REGULAÇÃO, INFRAESTRUTURA E O FUTURO DO PAÍS PAINEL: REGULAÇÃO DE INDÚSTRIAS DE INFRAESTRUTURA NO BRASIL ZEVI KANN REALIZAÇÃO FGV CERI Rio de Janeiro,
AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 001/2008-ADASA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A 1ª REVISÃO PERIÓDICA DAS TARIFAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO ESGOTAMENTO.
A REGÊNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NA ANEEL
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
“Os Avanços na Regulação do Setor Elétrico Brasileiro” 26 de maio de 2003 Oaxaca, México 26 de maio de 2003 Oaxaca, México José Mário Miranda Abdo Diretor-Geral.
CSPE. Planejamento Pré-Fiscalização Questão proposta: Como orientar os objetivos da fiscalização técnica- comercial visando : Qualidade técnica.
Comissão Metroferroviária 10ª Reunião do Grupo de Trabalho de Energia Coordenadora: Marcia Baptista (MetrôRio) Abril/2013.
Autores: Edna L. Ramalho; Moacyr T. O. Andrade; BUENOS AIRES - ARGENTINA SETEMBRO/ 2010 Autores: Edna L. Ramalho; Moacyr T. O. Andrade; BUENOS AIRES -
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Brasília – DF 21/11/2014.
II CONGRESSO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE Manaus, 15 de abril de SIOPS/2014 SIOPS, CERTIFICAÇÃO DIGITAL E LEGISLAÇÃO.
CLADCGE Comissão de Serviços Públicos de Energia Comissão de Serviços Públicos de Energia Autores: Edna L. Ramalho; Aderbal de A. Penteado; Moacyr T. O.
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
Perfil, necessidades, desejos e comportamento.
AGÊNCIAS REGULADORAS Origens históricas da regulação: –Primeira fase: FEUDALISMO; –Segunda fase: ESTADO MODERNO; Revoluções burguesas; Estado Social de.
Tema: “O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro Setor” Porto Alegre, 26 e 27 de setembro de 2006.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
CRIAÇÃO Lei Estadual de janeiro de 1997 autarquia com autonomia financeira, funcional e administrativa.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
ZEVI KANN - COMISSÁRIO CHEFE DA CSPE TERCEIRO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INTEGRAÇÃO ENERGÉTICA LATINO-AMERICANA 04 DE DEZEMBRO DE 2007 COMISSÃO DE SERVIÇOS.
Comissão de Fiscalização Financeira e Controle Qualidade da telefonia móvel e fixa Brasília, 03/12/2015 Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura de.
APRIMORAMENTOS RESOLUÇÃO NORMATIVA nº 451/2011 Superintendência de Mediação Administrativa, Ouvidoria Setorial e Participação Pública - SMA.
Regulação dos serviços locais de gás natural: desafios e oportunidades Carina Lopes Couto Superintendente de Regulação dos Serviços de Gás Canalizado.
Utilização das ferramentas da qualidade nos processos de fiscalização de energia elétrica – a busca pela gestão da qualidade! Tania Aparecida de Oliveira.
ANEEL: Visão Geral e Diferenças com ANP Edvaldo Santana Diretor da ANEEL Praia, Cabo Verde, Julho de 2009.
Transcrição da apresentação:

COMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ENERGIA REGULAÇÃO E VISÃO DO CONSUMIDOR DE ENERGIA NO BRASIL X CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA COPPE/UFRJ 28 DE OUTUBRO DE 2004 ZEVI KANN COMISSÁRIO CHEFE DA CSPE

CSPE – COMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ENERGIA CSPE – Atuação Distribuidoras de Energia Elétrica no Estado de São Paulo Distribuidoras de Gás Canalizado no Estado de São Paulo Agências Reguladoras – Exemplos de Transparência Transparência – “Case da Revisão Tarifária” Atendimento do Consumidor Conclusão Sumário

CSPE – COMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ENERGIA CSPE Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços de Energia Elétrica e Gás Canalizado do Estado de São Paulo Atuação na área de Energia Elétrica: 14 Concessionárias de Distribuição no Estado de São Paulo CSPE - 1a Agência Conveniada com a ANEEL Convênio de Descentralização de Atividades com a ANEEL, em 15/04/98 Fiscalização: Técnica, Comercial, Econômica, Financeira e Contábil, Eficência Energética, Pesquisa e Desenvolvimento, Regularização de Cooperativas de Eletrificação Rural, Indicadores de Qualidade, PCHs e PCTs. Atuação na área de Gás Canalizado: 03 Concessionárias de Distribuição no Estado de São Paulo Regulação Controle Fiscalização: Técnica, Comercial, Econômica, Financeira e Contábil, Indicadores de Qualidade. Atuação

ÁREAS DE CONCESSÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO Energia Elétrica

ÁREAS DE CONCESSÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO Gás Canalizado

AGÊNCIAS REGULADORAS - Exemplos CSPE – COMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ENERGIA Conselho Deliberativo – Participação da Sociedade Agências com Decisões Colegiadas Consultas Públicas / Audiências Públicas / Publicidade dos Resultados Regulação ( Portarias, Despachos, Disponibilização de Informações) Direitos e Deveres dos consumidores Busca permanente da participação dos entes regulados e da sociedade (consumidores, associações, entidades de classe, etc..) Conselhos de Consumidores Auditorias / Fiscalizações Poder Legislativo: Convocação pelo Senado / Câmara / Assembléia Tribunal de Contas da União – TCU e do Estado – TCE Controladoria Geral da União / Secretaria da Fazenda Descentralização de Atividades Ouvidoria – Atendimento do Consumidor AGÊNCIAS REGULADORAS - Exemplos Transparência

VISÃO GERAL - ETAPAS DO PROCESSO DE REVISÃO REVISÃO TARIFÁRIA – COMGÁS VISÃO GERAL - ETAPAS DO PROCESSO DE REVISÃO Realização, pela CSPE, da primeira AUDIÊNCIA PÚBLICA NO 003/2003 Metodologia a ser utilizada no processo de Revisão Tarifária das Concessionárias 15/09/2003 Apresentação pela CSPE no endereço eletrônico da Comissão, na forma de consulta pública, do Valor Inicial da Margem Máxima (P o ) e Fator X propostos pela CSPE e da Estrutura Tarifária associada a esses valores elaborada pela Concessionária 30/01/04 Solicitação inicial, pela CSPE, de informações à Concessionária para subsidiar a Revisão Tarifária 22/08/0 3 Apresentação pela Concessionária das informações solicitadas pela CSPE no pedido inicial 22/09/03 Apresentação pela Concessionária das informações solicitadas pela CSPE no pedido complementar 13/11/03 Solicitação complementar, pela CSPE, de informações à Concessionária 14/10/03 A Transparência Realização, pela CSPE, da primeira etapa da AUDIÊNCIA PÚBLICA, referente ao processo de consulta pública 16/02/04 Realização, pela CSPE, da segunda etapa da AUDIÊNCIA PÚBLICA, referente ao processo de consulta pública 23/03/04 Apresentação pela CSPE no endereço eletrônico da Comissão, na forma de consulta pública, da proposta revisada do Valor Inicial da Margem Máxima (P o ), do Fator X e da Estrutura Tarifária 10/03/04 Publicação dos resultados da Revisão Tarifária 13/04/04 A

REVISÃO TARIFÁRIA – COMGÁS Transparência

REVISÃO TARIFÁRIA – COMGÁS Transparência

REVISÃO TARIFÁRIA – COMGÁS Transparência

REVISÃO TARIFÁRIA – GÁS BRASILIANO Transparência

CSPE – COMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ENERGIA Atendimento ao Consumidor Ouvidoria CSPE Evolução Mensal – Janeiro a Setembro 2004 Total = 230.446 ( Média de 25.605) Defesa do Consumidor

CSPE – COMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ENERGIA Atendimento ao Consumidor Ouvidoria CSPE Principais Ocorrências - Setembro 2004 – Energia Elétrica Total = 21.058 Defesa do Consumidor

Mediações Janeiro a Setembro 2004 Valores envolvidos até setembro 2004 CSPE – COMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ENERGIA Mediações CSPE Mediações Janeiro a Setembro 2004 Defesa do Consumidor Valores envolvidos até setembro 2004 R$ 6.452.885,49

CSPE – COMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ENERGIA As Agências Reguladoras devem ser vistas pelos Usuários e Concessionários: Assegurando a qualidade e a aplicação dos direitos e deveres Assegurando a transparência Estabilidade das regras - Regulação Fiscalização com sentido primordial no aprimoramento da qualidade dos serviços Canal de acesso recursivo para solução de questões com as concessionárias Conclusão

COMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ENERGIA RUA BOA VISTA, 170 – 3O e 4O ANDAR E-mail: cspe@sp.gov.br www.cspe.sp.gov.br PABX: 3293 5100 OUVIDORIA - FONE 0800-55 55 91 - FAX 0800-55 58 22