ESTRUTURA Quando observamos a Natureza Aline Mendes, 2006.

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Transcrição da apresentação:

ESTRUTURA Quando observamos a Natureza Aline Mendes, 2006

ESTRUTURA As formas criadas pelo Homem, as formas naturais e as composições ordenadas, segundo um esquema lógico, dizem-se estruturadas. A estrutura de um aqueduto é artificial uma vez que foi criada pelo Homem, serve para canalizar a água e transportá-la para diversos locais. É uma estrutura fixa, uma obra de engenharia.

ESTRUTURA Têm uma estrutura que as suporta e é responsável por essa forma global. As estruturas dependem directamente dos materiais de que são formados, da sua escolha e construção correctas. Verificamos isso numa deformação óssea, na derrocada de um prédio na deficiência de uma casca de molusco.

ESTRUTURA Deriva do latim Stuctura, que significa “Construção” As estruturas compõem-se de vários elementos: módulos, sub-módulos, junções ou nós.

ESTRUTURA A estrutura é o principal elemento modulador das formas e o garante da sua estabilidade. Dependendo dos elementos que a compõem e da sua construção, as estruturas podem ser fixas (mantêm-se inalteráveis) , desmontáveis ( e que se podem voltar a refazer) e móveis (que se movimentam e mexem).

ESTRUTURA Observando a Natureza verificamos que as estruturas naturais nunca se repetem. Não existem na Natureza duas formas exactamente iguais, cada estrutura é semelhante à sua espécie mas única. Visualiza outros elementos da Natureza onde esta situação se pode comprovar…

ESTRUTURA As estruturas naturais servem muitas vezes de exemplo ao Homem. Muitas das soluções de suporte, articulação e resistência encontram-se resolvidas na Natureza. Procura exemplos da Natureza que tenham sido aplicados pelo Homem nas suas construções: A Colmeia, a forma como as aranhas tecem, os casulos, etc.

DESENHO DE OBSERVAÇÃO Desenhar significa tornar o pensamento visível Quando observamos algo e desenhamos conseguimos compreender o que estamos a ver.

DESENHO DE OBSERVAÇÃO O desenho é um excelente processo para observar, registar e dar a conhecer aos outros o que se observa e como se observa. O desenho muitas vezes condicionado pelo “jeito” parece que só é fácil quando é praticado ou quando se é hábil, mas não, é um processo mental, depende acima de tudo da percepção do nosso cérebro.

DESENHO DE OBSERVAÇÃO O desenho pode ser um excelente meio de comunicação e, portanto, de entendimento entre pessoas. Como meio de comunicação e através do clube da floresta podemos comunicar como a natureza é importante para todos os seres. O trabalho proposto é realizar diversos desenhos recorrendo aos lápis de grafite e/ou lápis de cor de aspectos da Natureza envolvente no recinto escolar.

DESENHO DE OBSERVAÇÃO Regras para desenhar na Rua: Seguir as indicações da professora em silêncio; Fazer-se acompanhar do bloco, lápis (grafite e/ou de cor), borracha; Estarem o mais próximo possível e sempre visível à professora; Escolher o local, observar e não se levantar até terminar o desenho (movimentarmo-nos compromete a proporção e a vista que temos sobre os objectos); Identificar a folha ou folhas correctamente e entregar; Não devem falar alto, gritar ou afastarem-se sem consentimento. Quando retornarmos sala deverá ser em silêncio de forma a não perturbar o funcionamento das aulas no bloco.

DESENHO DE OBSERVAÇÃO Avaliação do(s) trabalhos: Compreender as estruturas das formas naturais e dos objectos artísticos, relacionando-os com os seus contextos; Compreender através da apresentação de formas, os processos subjacentes à percepção do volume; Reconhecer a importância do espaço natural e construído, público e privado. Serão avaliados pelo traço, proporção, relação forma/espaço, expressividade, sensibilidade com a Natureza e valores (empenho, participação, materiais escolares, cumprimento das regras e relação com os colegas e professora)