PSICOPEDAGOGIA LICENCIATURA EM REABILITAÇÃO PSICOMOTORA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JEAN-JACQUES ROUSSEAU
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Psicologia e práticas educativas.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
A Psicologia Sócio-Histórica
Estruturalismo e Funcionalismo
PSICOLOGIA.
Escola Superior de Educação
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
LICENCIATURA EM REABILITAÇÃO PSICOMOTORA Prof. Doutor Pedro Morato
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
A influência da ludicidade nas diversas metodologias de ensino;
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
História da educação Tendência Liberal renovada
LICENCIATURA EM REABILITAÇÃO PSICOMOTORA Prof. Doutor Pedro Morato
Jean-Jacques Rousseau (Genebra, 1712 — 1778) foi um filósofo, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata. Uma das figuras marcantes.
Conceitos de aprendizagem
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
Georg Kerschensteiner
PESTALOZZI ( ) Muitas influências de Rousseau e da revolução francesa
FROEBEL ( ) Discípulo de Pestalozzi, dedica-se à educação da 1ª Infância, abrindo em 1837 o 1º Jardim de Infância Obra: “A Educação do Homem”
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Resultados POC – PRODEL
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
SÉCULO XV AO SÉCULO XVIII
EDUCAÇÃO SENSUALISTA 10 E 11 de abril de 2013.
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
Obra : O espírito das leis
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
CAMBI, FRANCO. HISTÓRIA DA PEDAGOGIA. (TRAD. ÁLVARO LORENCINI
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Projeto Institucional das escolas Salesianas
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
O sentimento da infância
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO NO SÉCULO xix 22 de abril de EDUCAÇÃO NO SÉCULO xix 22 de abril de 2013.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
SITUAÇÕES.
PSICOLOGIA ESCOLAR- REVISÃO
Concepções em Educação Matemática
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
periodização da vida como construção social
CONHECIMENTOS PSICOLÓGICOS NO BRASIL A produção de conhecimento pertinente a área da Psicologia iniciou-se no Brasil logo após o descobrimento, precisamente.
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO – 2008.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

PSICOPEDAGOGIA LICENCIATURA EM REABILITAÇÃO PSICOMOTORA Prof. Doutor Pedro Morato Prof. Doutora Ana Rodrigues 2005-2006

Os Percursores da Psicopedagogia; Resumo da Aula Os Percursores da Psicopedagogia; Algumas influência sócio-históricas para o desenvolvimento de uma educação nova; Pioneiros da Psicopedagogia: Rosseau, Pestallozzi e Froebel Primeiras experiências psicopedagógicas: Itard e Séguin

Psicopedagogia As primeiras experiências foram apenas empíricas, pois não estavam ainda lançadas as bases científico da medicina psíquica nos finais do século XVIII, Anteriormente e ainda nos primórdios do Século XVIII, tínhamos assistido a um movimento contra o despotismo da igreja encabeçado pelo filósofo Voltaire a que se deu o nome de Movimento Sensualista e que, entre outros aspectos, se baseava no princípio de que toda a aprendizagem tem como fundamento a a estimulação sensorial. Posteriormente surge o Movimento Naturalista, mais direccionado para questões humanistas e dando ênfase ao domínio das emoções. O principal protagonista deste movimento é Jean Jaques Rosseau. 2002-2003

Psicopedagogia Rosseau ( 1712-1778) - Suíço. Mestre de vários ofícios, escritor, ensaísta, político e músico. Sem mãe e abandonado precocemente pelo pai, educa-se a si próprio... Ciência da Criança - critica a educação autoritária e repressiva, colocando a criança como o principal centro da acção pedagógica Três grandes ideias-chave: A criança é um ser absolutamente distinto do adulto. A psicologia é uma auxiliar fundamental no conhecimento da criança e como tal na pedagogia. è fundamental dar atenção ás exigência da própria criança,. Estas devem ser colocadas acima de quaisquer questões políticas ou económicas. “Émile” - publicado em 1762 200.2-2003

Psicopedagogia Pestalozzi (1746-1827) - Pedagogo Suíço. Considerado discípulo de Rosseau. Influenciado pelo Movimento Naturalísta. Primeira escola profissional para pobres (1775-78) Situação educacional vigente enquanto Pestalozzi introduzia as suas reformas educativas:      A igreja controlava praticamente todas as escolas e não havia preocupações com a melhoria da qualidade; as classes privilegiadas desprezavam o povo, os professores não possuíam habilitação, existiam pouquíssimos edificios escolares e a ênfase educacional era dada à memória. A revolução suíça ocorrida em 1799 havia liberado a classe desfavorecida e, segundo Pestalozzi, somente a educação poderia contribuir para que o povo conservasse os direitos conquistados, isto é, só a educação poderia mudar a terrível condição de vida do povo.

Psicopedagogia Ideiais-chave: Uma educação válida está sempre dependente do conhecimento que se tem da “maneira de ser” da criança e da “simpatia (empatia) que se estabelece com ela; A educação “parte de dentro para fora” e resulta das experiências passadas de cada um; O ambiente que rodeia a criança é determinante na formação da sua personalidade As percepções sensoriais formam a base da educação primária, não os processo de memória A educação deve ser o desenvolvimento harmoniosos das capacidades naturais, intelectuais, físicas e morais da criança.

Psicopedagogia Ideiais-chave: O desenvolvimento é orgânico, sendo que a criança se desenvolve por leis definidas; a evolução deve ser respeitada;  Crença na educação como o meio supremo para o aperfeiçoamento individual e social. Fundamentação da educação no desenvolvimento orgânico mais que na transmissão de ideias memorizáveis Conceptualização de disciplina baseada na boa vontade recíproca e na cooperação entre aluno e professor. Introdução de novos recursos metodológicos Deu impulso à formação de professores e ao estudo da educação como uma ciência.

Psicopedagogia Ideiais-chave: Froebel (1782-1852) - Professor do Instituto Pestalozzi. Dedica-se a uma reforma educativa Ideiais-chave: A educação tem de ter uma ligação com a vida Coloca a criança no centro da acção educativa Devem seleccionar-se os interesses naturais da criança como conteúdos da educação Os métodos educativos devem estar baseados em actividades concretas

Alguns de seus postulados Psicopedagogia Alguns de seus postulados O educando tem que ser tratado de acordo com sua dignidade de filho de Deus, dentro de um clima de compreensão e liberdade; o educador é obrigado a respeitar o discípulo em toda sua integridade; o educador deve manifestar-se como um guia experimentado e amigo fiel que com mão flexível, mas firme, exija e oriente. Não é somente um guia, mas também sujeito ativo da educação: dá e recebe, orienta mas deixa em liberdade, é firme mas concede; o educador deve conhecer os diversos graus de desenvolvimento do homem para realizar sua tarefa com êxito, sendo três as fases de desenvolvimento: vão desde que o homem nasce até a adolescência.

Psicopedagogia Em 1837 Froebel abriu o primeiro jardim de infância, onde as crianças eram consideradas como “plantinhas de um jardim”, do qual o professor seria o jardineiro. A criança se expressaria através das actividades de percepção sensorial, da linguagem e do brincar. A linguagem oral se associaria à natureza e à vida.

Psicopedagogia Frobel foi um defensor do desenvolvimento genético. Para ele o desenvolvimento ocorre segundo as seguintes etapas: a infância, a meninice, a puberdade, a mocidade, a maturidade. Todas estas fases eram igualmente importantes. A educação da infância realiza-se através de três tipos de operações: a acção, o jogo o trabalho.

Psicopedagogia Froebel foi o primeiro educador a enfatizar o brinquedo, a actividade lúdica, a apreender o significado da família nas relações humanas. Idealizou recursos sistematizados para as crianças se expressarem : blocos de construção que eram utilizados pelas crianças nas suas actividades criadoras, papel, papelão, argila e serragem. O desenho e as actividades que envolvem o movimento e os ritmos eram muito importantes. Para a criança se conhecer, o primeiro passo seria chamar a atenção para os membros de seu próprio corpo, para depois chegar aos movimentos das partes do corpo. Valorizava também a utilização de histórias, mitos, lendas, contos de fadas e fábulas, assim como as excursões e o contacto com a natureza