Perceção dos professores acerca dos comportamentos em contexto de aula

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Recentes estudos sobre as escolas e o ensino In Good, T. e Weinstein, R. (1999, 3ª edição): As organizações escolares em análise, coordenação de antónio.
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Apresentação Final. Objectivos do Projecto O Blogue projectoespn.blogspot.com Vídeos Youtube. Resultados dos inquéritos do ensino básico. Entrevistas.
Pedagogia da pesquisa-ação
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Como os professores lidam com os erros
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
Autoridade se constrói
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
Campanha de mobilização
Prof. Dr Luciano Campos Silva (UFOP)
A MAIOR BRONCA Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Questionário de Avaliação Institucional
Simone Braz Ferreira Gontijo
Observatório da Qualidade ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE PEDRO DA FONSECA DE PROENÇA-A-NOVA ANÁLISE AOS INQUÉRITOS REALIZADOS AOS PAIS/ ENCARREGADOS DE.
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
Reunião AAFSM 05Jan Nordeste. Quais as condições que devem estar presentes para que uma infração seja considerada uma falta? a)Ser cometida por.
Questionário Sociolinguístico
NEPSO – Escola Opinião 100 ideias, 1000 opiniões.
EDU03041 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Construtivismo em Sala de Aula
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ACADÊMICA DA 6ª FASE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CLAÚDIA VILVERT 2005.
Flávio da Silva Borges. Expectativa de que o uso de técnicas e estratégias definam a Análise Comportamental Aplicada (ACA). O que define a AAC é o uso.
A equipe de coordenação e a prevenção de conflitos na escola
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Docente: Edson Alencar Silva
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Processo de Autoavaliação do Agrupamento
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
Regras para a Aula de Informática
Estabelecendo limites e regras
Charges matemáticas.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Escola Básica Secundária da Calheta Autores: André Amaro Hugo Santos Márcia Dutra.
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
PRIMEIRA REUNIÃO DE PAIS
“Indisciplina e Violência na Escola: Factores de Risco”
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Formação Cívica Regras básicas.
Perguntas de Modelação
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
► Disciplina: Mantê-la, é arte que poucos professores conseguem dominar; Segundo Libâneo (1994), a disciplina da classe depende da postura do educador:
DEFESA - MONOGRAFIA CLÁUDIA ANDRÉA MOREIRA ALCÂNTARA
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
SITUAÇÕES.
Áreas Técnico Científicas de Ciências Sociais e Humanas e de Biomatemática, Bioestatística e Bioinformática Questionário de Perceções Académicas: Uma Revisão.
Contextualização pedagógica do problema
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Escola EB 2,3/S da Chamusca “A violência na nossa escola”
“Eu quero ser professor de Educação Física”
Docência universitária: repensando a aula
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Comportamento de Indisciplina
Metodologia  Método de investigação: Estudo de Caso Instrumental  Técnicas de recolha de informação: gravação em vídeo e áudio  Amostra intencional:
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Transcrição da apresentação:

Perceção dos professores acerca dos comportamentos em contexto de aula Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Perceção dos professores acerca dos comportamentos em contexto de aula Mestrado em ensino de educação física nos ensinos básico e secundário

Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Metodologia Amostra: - 24 professores do departamento de expressões da Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Questões de partida: O que é que os professores consideram ser um comportamento indisciplinado do aluno em contexto de aula? Instrumento de recolha de dados: - Inquérito por questionário, com questões abertas e fechadas Questões de partida: qual o nosso objetivo com estas duas questões? 1ª: saber se um mesmo comportamento é percecionado de igual forma por todos os professores 2ª: saber quais as estratégias que os professores mais utilizam, face a estes comportamentos Que estratégias os professores referem utilizar, em contexto de aula, para a construção de um ambiente de disciplina?

Comportamentos Indisciplinados Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Comportamentos Indisciplinados Aqui, vamos tentar perceber quais os comportamentos que os professores consideram ser mais graves e menos graves

Quais os comportamentos mais graves? Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Quais os comportamentos mais graves? MUITO GRAVES Colocam ou ameaçam colocar em risco a integridade física do professor e dos alunos. - Monteiro (2009): disfuncionamento das relações formais e informais entre os alunos e em problemas de relação professor-aluno; - Cloes et al (1998, cit in Oliveira, 2001): dimensão em relação ao professor e na dimensão em relação aos colegas. Os comportamentos assinalados como muito graves são, pela maioria dos inquiridos, aqueles que colocam ou ameaçam …. Dos quais …. Estes resultados vão muito ao encontro dos autores …. Exemplos: agredir fisicamente o professor (100%); ameaçar e insultar o professor (95,8%); magoar propositadamente um colega com um objeto (91,7%).

Quais os comportamentos mais graves? Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Quais os comportamentos mais graves? GRAVES Tendem a perturbar o bom funcionamento da aula propriamente dita. Exemplos: fazer barulho quando se pretende silêncio (87,5%); chegar atrasado às aulas (87,5%); estar irrequieto (83,3%); estudar para outra disciplina (83,3%); entrar na aula sem pedir autorização (83,3%) Os comportamentos assinalados como graves são, pela maioria dos inquiridos, aqueles que tendem a perturbar …. Dos quais …. Estes resultados vão ao encontro dos autores …. - Monteiro (2009): desvio às regras de trabalho em contexto da sala de aula; - Cloes et al (1998, cit in Oliveira, 2001): dimensão de comportamento geral e dimensão relativa à atividade física.

Quais os comportamentos menos graves? Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Quais os comportamentos menos graves? NADA ou POUCO GRAVES Ter uma opinião divergente do professor (39,1% - nada grave; 43,5% - pouco grave) - Dar uma resposta errada a uma questão colocada pelo professor (37,5% - nada grave; 41,7% - pouco grave) Os comportamentos assinalados como nada ou pouco graves, pela maioria dos inquiridos, são …. A NOSSA OPINIAO É: Por si só não devem constituir comportamentos de indisciplina. o aluno tem o direito de expressar a sua opinião, desde que o faça de forma correta e educada. Dar uma resposta errada: não significa que o aluno esteja desatento; se o professor repreender o aluno por responder erradamente, poderá inibi-lo de participar na aula, ao contrário do que é pretendido.

Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Questão de Reflexão Por que motivo os alunos adotam comportamentos de indisciplina?

Disciplina e Indisciplina Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Disciplina e Indisciplina - Será o professor responsável pela disciplina na aula? E pela indisciplina? Vejamos os resultados…

Responsabilidade do professor Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Responsabilidade do professor Resposta Percentagens Sempre 91,7% Muitas vezes 4,2% Às vezes Raramente 0,0% Professor responsável pela Disciplina Resposta Percentagens Sempre 8,3% Muitas vezes 29,2% Às vezes 41,7% Raramente 20,8% Professor responsável pela Indisciplina Os resultados que obtivemos foram …. Comparemos os resultados… Estes são dois exemplos de professores que certamente se consideram responsáveis pela (in)disciplina, sendo estas …. Questão: Porque será que os professores não consideram ter a mesma responsabilidade perante a (in)disciplina? O que os leva a pensar isso? “Cabe aos professor impor a disciplina embora nem sempre esta esteja totalmente na sua mão, (…) muitos alunos desafiam a autoridade do professor, manifestando comportamentos de desvio e desrespeito.”   “Por vezes certas estratégias utilizadas pelo professor levam a que haja comportamentos de indisciplina.”

Responsabilidade do professor Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Responsabilidade do professor Alves de Sá (2007): Responsáveis pela indisciplina: Algumas vezes - 45% Muitas vezes – 24% Raramente – 22% Renca (2008) e Teixeira (2007): O professor como organizador da aula é o principal responsável pela prevenção da indisciplina em contexto de aula. Um bom organizador é um professor que prepara as aulas e incentiva os alunos para a melhoria do clima de aula, contribuindo para a diminuição das manifestações de indisciplina. Renca (2008): Correntes pedagógicas: O professor é o principal agente da indisciplina É o responsável pela organização da aula. Teixeira (2007) Responsabilizam os professores pelos atos indisciplinados nas aulas, “Organização deficiente do espaço da aula”. A verde, temos os dados concordantes com o nosso estudo e, a vermelho, os não concordantes De acordo com os autores, ….

Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Questão de Reflexão Porque será que os professores não consideram ter a mesma responsabilidade perante a (in)disciplina? O que os leva a pensar isso?

Estratégias utilizadas perante comportamentos indisciplinados Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Estratégias utilizadas perante comportamentos indisciplinados O que poderão fazer os professores para prevenir ou remediar estes comportamentos? Que estratégias utilizarão?

Quais as estratégias mais utilizadas? Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Quais as estratégias mais utilizadas? Estabelecimento de regras 95,8% dos professores indicam que estabelecem regras de conduta nas suas aulas. Alves de Sá (2007) e Renca (2008): 97% e 100% dos professores, respetivamente, indicam que estabelecem sempre regras de conduta. Monteiro (2009): é imprescindível que os alunos tenham conhecimento das regras pelas quais se vão reger ao longo do ano letivo. Renca (2008): se os alunos colaborarem no estabelecimento das regras, mais facilmente as cumprem. Siedentop (1998): integração do sistema social dos alunos contribui para a manutenção de um bom clima da aula. Questão de Reflexão Todos os professores inquiridos dizem que estabelecem regras. Todos os autores partilham a mesma opinião. Renca salienta, ainda, a importância do aluno participar na definição das regras. Qual deve ser o papel do aluno no estabelecimento das regras?

Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Elogiar o comportamento do aluno Quais as estratégias mais utilizadas? Elogiar o comportamento do aluno 52,2% dos professores referem elogiar muitas vezes o bom comportamento do aluno e quando este melhora o seu comportamento. Questão de Reflexão Freire (1990): Os inquiridos referem elogiar com frequência (50%) e muitas vezes (40%) o aluno quando melhora o comportamento. Nossa opinião: é fundamental reforçar positivamente os bons comportamentos dos alunos, pois esta é uma boa forma de incrementar este tipo de comportamentos, uma vez que, de uma forma geral, os alunos gostam de receber elogios e esforçam-se para tal. Como gerir o elogio aos comportamentos adequados?

Quais as estratégias mais utilizadas? Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Quais as estratégias mais utilizadas? Advertir o aluno perante um comportamento inapropriado 91% dos professores referiu advertir com frequência e muitas vezes o aluno, alertando-o para a necessidade de evitar tal tipo de conduta. Monteiro (2009): 0% dos professores respondeu nunca ignorar este tipo de comportamentos. Alves de Sá (2007): 9% dos professores que diz abstrair-se sempre. Monteiro (2009): os alunos podem ter uma reação inversa ao pretendido e fazer pior. Deve ser ponderada a forma como é feita a repreensão, evitando a ridicularização por parte dos colegas

Quais as estratégias mais utilizadas? Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Quais as estratégias mais utilizadas? Dar a entender que quem manda é o professor 47,4% dos professores indica impor com frequência a sua autoridade. Freire (1990): 60% respondeu fazê-lo raramente e 20% refere nunca o fazer. Conversar com o aluno no final da aula 45,5% dos professores refere conversar com frequência com o aluno perturbador, no fim da aula. RESPOSTA - [O professor deve recorrer ao diálogo, percebendo as razões que o levaram a tal conduta e fazê-lo compreender a necessidade de evitar este tipo de comportamento]. Freire (1990), 60% dos professores refere falar com frequência com os alunos no fim da aula.

Quais as estratégias menos utilizadas? Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Quais as estratégias menos utilizadas? Dar ordem de saída da aula 31,8% dos professores responde nunca e 63,6% responde que algumas vezes dão ordem de saída. Monteiro (2009): não é expulsando o aluno da aula que conseguimos alterar o seu comportamento, sendo mais importante uma boa conversa, uma advertência, uma chamada de atenção e/ou uma correção eficaz do comportamento do aluno. Freire (1990): 100% responde que raramente manda um aluno perturbador sair. - 1ª: Dar ordem de saída, por vezes, pode ser o que o aluno quer. Por outro lado, o que nos parece acontecer nesta escola, pode invalidar esta perspetiva, pois o aluno é acompanhado para uma sala e é-lhe atribuída uma tarefa. - 2ª: a nosso ver, faz algum sentido que isto aconteça, pois depende dos critérios de avaliação de cada disciplina. Baixar a nota por se portarem mal 36,8% diz nunca o fazer e 52,6% diz fazê-lo algumas vezes. Freire (1990): os professores nunca (50%) ou raramente (30%) baixam a nota.

Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Questões de Reflexão Deve o professor agir sempre perante comportamentos de indisciplina? Quando atuar perante estes comportamentos?

Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Conclusões Os professores têm uma perceção idêntica quanto à gravidade dos comportamentos dos alunos. Os comportamentos mais graves são os que colocam ou ameaçam colocar em causa a integridade do professor ou aluno. Todos os professores referem estabelecer regras, como forma de prevenção de comportamentos indisciplinados. Outras estratégias mais utilizadas passam por elogiar o comportamento do aluno e adverti-lo no momento da infração.

Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Questões de reflexão Por que motivo os alunos adotam comportamentos de indisciplina? Porque será que os professores não consideram ter a mesma responsabilidade perante a (in)disciplina? O que os leva a pensar isso? Qual deve ser o papel do aluno no estabelecimento das regras? Como gerir o elogio aos comportamentos adequados? Deve o professor agir sempre perante comportamentos de indisciplina? Quando atuar perante estes comportamentos?