Contato direto com as autoras

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES 2009 LÍNGUA PORTUGUESA.
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Letramento: um tema em três gêneros
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
O Trabalho com o gênero textual “Artigo de Opinião”
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE GÊNEROS
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Caros(as) professores(as):
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
CURSO DE PRODUÇÃO REDAÇÃO ENEM 2013
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
Caderno Interfaces Curriculares
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
Escolas Prioritárias Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
PROPOSTAS 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI Trabalho na construção da dignidade humana.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
Orientação Técnico-Pedagógica
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Zuleika de Felice Murrie
Estrutura do documento:
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Perguntas de Modelação
Texto Dissertativo Argumentativo
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Coordenadoria do Ensino Fundamental
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Novo programa Língua Portuguesa
Avaliação de Língua Portuguesa
Múltiplos Letramentos: habilidades e competências no novo ENEM
PROVA BRASIL 2015.
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
“Um país se faz de homens e livros”
ENSINAR a APRENDER a LER,
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
Projetos e Sequências Didáticas
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016.
NOSSAS LETRAS Oficinas de iniciação à leitura literária e à escrita criativa SESC Belenzinho | 2016 Curadoria | Karen Kahn Oficina 2 | Eduardo Akio Shoji.
Transcrição da apresentação:

Contato direto com as autoras Por que utilizar a coleção PRIME no Ensino Médio? www.prime.macmillan.com.br Contato direto com as autoras prime.macmillan@gmail.com

❶ Razão PRIME utiliza textos de vários gêneros que circulam socialmente em diferentes meios de comunicação (jornais, revistas, livros, internet, emissoras de rádio e de TV etc.) com vistas a interações reais por meio da língua inglesa.

❷ Razão Os textos de vários gêneros utilizados pelo PRIME (para a leitura, compreensão oral, escrita e produção oral) problematizam os diversos aspectos / segmentos da sociedade contemporânea, contribuindo para a formação cidadã do aluno do Ensino Médio.

❷ Razão Tal procedimento didático propicia reflexões críticas por parte dos alunos e, por conseguinte, uma maior conscientização de sua responsabilidade social frente aos problemas locais e globais que nos afetam.

❸ Razão O PRIME incorpora os seguintes preceitos em sua proposta pedagógica: 3.1. A formação do aluno para a cidadania é essencial na educação escolar da sociedade atual (prática social problematizada).

❸ Razão 3.2. Inclusão digital é relevante na formação do aluno para a cidadania (uso da tecnologia digital para resolver problemas) (H6 do ENEM)

❸ Razão 3.3. Respeito a diversidade cultural e linguística de outros países, assim como no Brasil (local e nacional). (H8 do ENEM)

linguistico-discursiva ❹ Razão PRIME desenvolve as TRÊS capacidades de linguagem (a de ação, a discursiva e a linguístico-discursiva, Bronckart, 2003*) no processo de desenvolvimento da competência do aluno do Ensino Médio para ler, escrever, ouvir, falar em inglês. Ação discursiva linguistico-discursiva *Nota: Estas três capacidades encontram-se imbricadas umas nas outras, sendo diferenciadas com o objetivo de facilitar o estabelecimento das habilidades a serem desenvolvidas, ao longo do processo das ações educativas em inglês.

❹ Razão Ao longo do processo de aprendizagem, o aluno se conscientiza, pelas reflexões críticas propostas, de sua responsabilidade social frente aos problemas do mundo moderno (ex.: aquecimento global, injustiça social, violência, vários tipos de exclusão, entre outros).

❺ Razão Pelo desenvolvimento da capacidade de ação, o aluno será capaz de …. Reconhecer os vários tipos de textos e suas características básicas. Reconhecer a função social de textos de vários gêneros.

❺ Razão Pelo desenvolvimento da capacidade de ação, o aluno será capaz de …. Identificar o produtor do texto, sua origem, além de avaliar questões relativas à autoria (credibilidade) e à fonte de onde foi retirado e data de publicação (pertinência e atualização).

❺ Razão Pelo desenvolvimento da capacidade de ação, o aluno será capaz de …. Estabelecer relações entre o texto e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.

❺ Razão Pelo desenvolvimento da capacidade de ação, o aluno será capaz de …. Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.

❻ Razão Pelo desenvolvimento da capacidade discursiva, o aluno será capaz de …. Localizar os recursos expressivos utilizados em textos de vários gêneros para serem utilizados no processo de compreensão.Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros. (H5 do ENEM).

❻ Razão Pelo desenvolvimento da capacidade discursiva, o aluno será capaz de …. Identificar a(s) sequência(s) linguísticas mais recorrentes para inferir sentido com base no uso de tal(tais) tipo(s) de textos. Associar vocábulos e expressões em textos de vários gêneros ao seu tema (H5 do ENEM).

❻ Razão Pelo desenvolvimento da capacidade discursiva, o aluno será capaz de …. Reconhecer, em textos de diferentes gêneros, os recursos não-verbais utilizados para construir sentidos. Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.

❻ Razão Pelo desenvolvimento da capacidade discursiva, o aluno será capaz de …. Distinguir fatos de opiniões pela análise dos procedimentos argumentativos ao longo de textos de vários gêneros. Reconhecer no texto estratégias argumentativas para o convencimento do público, tais como, a aquiescência, concordância, sedução, comoção, chantagem, entre outras.

❻ Razão Pelo desenvolvimento da capacidade discursiva, o aluno será capaz de …. Estabelecer relações entre termos, expressões e idéias que tenham o mesmo referente de modo a construir os elos coesivos gramaticais. Estabelecer relações entre termos, expressões e idéias que tenham o mesmo referente de modo a construir os elos coesivos lexicais. (H5 do ENEM).

❻ Razão Pelo desenvolvimento da capacidade discursiva, o aluno será capaz de …. Inferir o significado de palavras e expressões desconhecidas com base na temática do texto, no uso do contexto e no conhecimento adquirido de regras gramaticais e de aspectos lexicais. (H5 do ENEM). Inferir os efeitos de sentido a partir das escolhas de itens lexicais feitas pelo autor.

❻ Razão Pelo desenvolvimento da capacidade discursiva, o aluno será capaz de …. Reconhecer a importância da produção cultural em língua inglesa como representação da diversidade cultural e linguística. (H8 do ENEM).

❼ Razão Pelo desenvolvimento da capacidade linguistico-discursiva, o aluno será capaz de …. Utilizar conhecimentos da língua inglesa em seus aspectos linguístico-discursivos em situações reais de comunicação (na modalidade oral e na escrita). (H7 do ENEM) As estruturas linguísticas (conhecimento gramatical) têm de ser discutidas, estudadas e sistematizadas em relação aos vários gêneros textuais. Os alunos devem aprender as funções sociocomunicativas que exercem nos vários gêneros. Os itens gramaticais nunca devem ser ensinados com o fim em si mesmos. São eles, juntos com o léxico, que formam a tessitura dos vários textos.

❽ Razão A coleção PRIME desenvolve o letramento crítico dos alunos por meio de suas atividades variadas que visam “problematização para ensinar e aprender” inglês. Suas atividades visam também ao desenvolvimento de atitudes relacionadas à responsabilidade social. (H8 do ENEM).

❾ Razão Atividades de aprendizagem variadas são propostas no PRIME para evitar repetições enfadonhas que não motivam os alunos a se envolverem para aprender inglês com fins ao seu empoderamento como cidadão do século XXI. Há preocupação com reflexões críticas, escolhas e posicionamentos e a autonomia do aluno.

❿ Razão A coleção PRIME desenvolve o letramento digital dos alunos ao reconhecê-los como “digital natives”* do espaço cibernético e propõe várias atividades, tais como, criação de blogs, e-groups, e-books, wikis etc para que eles possam comunicar, criar e colaborar enquanto aprendem inglês. (H6 do ENEM). *Termo cunhado por Mark Prensky (2001). Acesse o link abaixo para saber mais. http://www.scribd.com/doc/9799/Prensky-Digital-Natives-Digital-Immigrants-Part1

Saber inglês emancipa e empodera os alunos, cidadãos do século XXI

A prova de língua portuguesa do ENEM/2009 e relações com o PRIME

Nos próximos slides estão algumas questões da Prova de Português aplicada pelo ENEM em 2009. O objetivo é mostrar que o PRIME desenvolve habilidades de uso do inglês semelhantes às presentes na prova de LP.

Veja a seguir Reconhecimento dos vários tipos de textos e suas Esta questão avalia as seguintes habilidades Reconhecimento dos vários tipos de textos e suas características básicas. Reconhecimento da função social de textos de vários gêneros. Veja a seguir

Prime desenvolve conhecimento sobre as características de vários gêneros textuais, incluindo “carta de leitor”. Este tipo de atividade aparece em todos os volumes da coleção.

PRIME também utiliza textos que problematizam as circunstâncias do meio ambiente. Tais textos contribuem para a formação cidadã do aluno do EM, desenvolvendo sua responsabilidade social frente aos problemas / injustiças / exclusões de diferentes tipos presentes na sociedade contemporânea.

Os elos coesivos são formados por itens gramaticais (pronomes, advérbios, conectivos), assim como por palavras relacionadas ao tema que se repetem ou que remetem a outras por meio de sinônimos, antônimos, etc. A coleção PRIME desenvolve essas habilidades em relação aos textos orais e escritos.

A coleção PRIME trabalha em prol da inclusão digital ao propor atividades tanto de downloads* como de uploads** no espaço cibernético. *Downloads - atividades já prontas retiradas (baixadas) para fins de aprendizagem. **Uploads - atividades que envolvem os alunos na produção de blogs, e-books, google docs, slideshare para fins de aprendizagem colaborativa.

O PRIME propõe atividades de interpretação e produção de charges (cartoons), comic strips e piadas em várias de suas unidades. Tais atividades visam à identificação de palavras em seus sentidos conotativos, das “punch lines” e da intenção comunicativa do autor (criticar / satirizar por meio do humor) no processo de compreender os textos.

A coleção PRIME também faz uso de textos literários (poemas, shortstories, peças teatrais) em suas atividades de aprendizagem.

Join us! Teach PRIME English classes! Por todas as razões discutidas, recomendamos a coleção PRIME para os seus alunos do Ensino Médio. Entre em contato www.prime.macmillan.com.br prime.macmillan@gmail.com Last, but not least: Join us! Teach PRIME English classes!