MARKETING E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS CRIATIVIDADE E EVENTOS.

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Transcrição da apresentação:

MARKETING E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS CRIATIVIDADE E EVENTOS

MARKETING E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS Prof. Esp. Mario Paz  Divisão da sala em grupos de 4 pessoas  Fazer um rascunho de um projeto com a anatomia de projeto, onde o evento é um torneio de Basquete.

MARKETING E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS  CRIATIVIDADE Prof. Esp. Mario Paz  É a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas, bem como a capacidade de transformar situações e inovar no modo de agir. Pessoas consideradas criativas geralmente são curiosas por natureza e sempre buscam olhar as coisas de forma diferente buscando oportunidades.

MARKETING E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS  Anatomia de Um Projeto Prof. Esp. Mario Paz 1. Folha de Rosto:  Nome do projeto, logomarca e slogan 2. Apresentação:  Podemos usar o título justificativa ou histórico. O importante é contarmos de maneira objetiva quem é a equipe que está por trás do projeto, o que é, para quem é, o porquê. 3. Objetivo:  Ser bastante claro no objetivo principal e se existir elencar secundários, para alcançar resultados esperados.

MARKETING E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS  Anatomia de Um Projeto Prof. Esp. Mario Paz 4. Local:  Porque da escolha do local 5. Público Alvo:  É o público a quem se destina o projeto. É importante especificar a segmentação, a estimativa de público e de participantes. 6. Desenvolvimento:  Ou procedimentos. Detalhes operacionais, como serão feitas as inscrições, premiações e principalmente os métodos, estratégias, em sumo como vai acontecer.

MARKETING E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS  Anatomia de Um Projeto Prof. Esp. Mario Paz 7. Recursos:  Porque da escolha do local 8. Aproveitamento Promocional:  É neste item que você “vende” a sua ideia. Ao patrocinador ele interessa saber qual retorno ele terá. Dê ênfase ao plano de mídia, conjunto de ações de divulgação, tais como: folhetos; cartaze; banners; estandes; logo em todo material do evento; outdoors; back lights; internet; faixas; bonés; bolsas; adesivos; camisetas; aluguel de equipamentos promocionais, blitz no trânsito; blitz em espaços de grande movimentação popular e etc. 9. Cronograma:  Data e duração de cada fase do projeto.

MARKETING E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS  Anatomia de Um Projeto Prof. Esp. Mario Paz 7. Assinaturas:  Envolvimento ou parcerias. São as entidades que fazem parte direta ou indiretamente do projeto. 8. Anexos:  Somente o que for estritamente necessário a somar com o merchandising. Exemplos lay-out de bonés, outdoors, adesivos, e etc. 9. Avaliação:  Se as metas foram alcançadas e se o prometido aos patrocinadores foi almejado.

MARKETING E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS Prof. Esp. Mario Paz  Pontos chaves para o sucesso do Projeto  Dicas de apresentação do projeto:  Procure apresenta-lo pessoalmente  Faça uso da tecnologia  Destaque sempre as informações mais relevantes  Seja preciso nas argumentações  Vender é sempre envolver  Seja muito original e criativo  Conheça bem o assunto  Seja seguro mostre convicção  Não peça, por favor, ou me ajude e nem passe uma imagem de desespero

MARKETING E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS Prof. Esp. Mario Paz  Exaltar retorno para o patrocinador  Dicas para apresentação do projeto aos patrocinadores:  Associação do nome ao evento  Visibilidade e credibilidade  Repercussão imediata  Reconhecimento público  Reforço Institucional  Envolvimento com a comunidade

MARKETING E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS Prof. Esp. Mario Paz  Formas de captação de recursos  Patrocínio Exclusivo: cobre 100% das cotas  Patrocínio Master: Com pra mais de uma cota  Co-patrocínio: cada um compra uma cota  Outros tipos de Patrocínio:  Apoio – Através de recurso menor que uma cota de patrocínio  Mecenato  Doação  Permuta/Escambo  Incentivo fiscal

MARKETING E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS Prof. Esp. Mario Paz  Organização de Eventos Esportivos  A organização de eventos está de se constituir a ciência exata, no entanto deve se seguir alguns procedimentos e preceitos técnicos. IDÉIACONCEPÇÃO PROJETOVENDA PRÉ-EVENTOPLANEJAMENTO TRANSEVENTODURANTE PÓS-EVENTODEPOIS IDÉIAPROJETOPRÉ-EVENTO PLANEJAMENTOEVENTO EXECUÇÃOPÓS-EVENTO

Prof. Esp. Mario Paz