CURVA ABC Prof. Wesley Vieira Borges. CURVA ABC A Curva ABC ou 80-20, é baseada no teorema do economista Vilfredo Pareto, na Itália, no século XIX, num.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curva ABC (Classificação ABC ou Pareto)
Advertisements

Classificação de Materiais
Prof. MSc. Cláudio Cabral
Controle de estoque.
Grupo 08H Gustavo Macedo Gabriela Mariana Rosa Marina Evora.
Conceitos de gestão de estoques
Curva ABC Murilo Toledo.
OBJETIVO Apresentar o tema gestão de estoques
CURVA ABC NA GESTÃO DE ESTOQUES
Estoques de materiais (Insumos)
CURVA ABC Prof. Wesley Vieira Borges. CURVA ABC A Curva ABC ou 80-20, é baseada no teorema do economista Vilfredo Pareto, na Itália, no século XIX, num.
Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos Capítulo 9 – Doar e Fluxo de Caixa Objetivo da DOAR: Objetivo da DOAR: Apresentar as informações relativas.
Considerações Finais sobre Medidas de Tendência Central Na maioria das situações, não necessitamos de calcular as três medidas, normalmente precisamos.
TARIFA SOCIAL DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO DISTRITO FEDERAL CONGRESSO ABAR 2015 Brasília 18 de agosto de 2015 Cássio.
1 DEMANDA Definição “ Quantidade de materiais para atender uma dada necessidade em um dado intervalo de tempo” DEMANDA VALORIZADA  É o produto entre a.
Marco Antonio S. Vasconcellos Manuel Enriquez Garcia 3º Edição | 2009 | Fundamentos de Economia.
A Contabilidade de Custos está preocupada com a apuração do resultado, ou seja, identificar o lucro de forma mais adequada. Fornecer dados para estabelecimento.
Quem usa se destaca. Ruris é um produto tecnológico para o agropecuarista moderno que possui visão ampla do negócio e um olhar para o futuro, rompendo.
JANEIRO / 2016 PROCESSO DE AVALIAÇÃO. Solicite documento ao cliente, chave e preenche os dados no Sistema CARMAIX Cliente, telefone, placa, modelo, marca,
CURVA ABC Prof. Luís Felipe Tolentino. INTRODUÇÃO Também chamada curva de Paretto. Estudioso italiano que queria relacionar a distribuição da renda e.
CONTROLE DE ESTOQUE Prof. Heron Duarte.  Como a Distribuição de Mercadorias e o Controle de Estoque Podem Ajudar a Reduzir Custos na Empresa?
Crescimento Econômico Mauro Rodrigues, FEA/USP 1.
TEORIA DA OFERTA E DA PROCURA Prof. Me. Wesley Vieira Borges.
Medicamento:Agente terapêutico ou mercadoria? Objetivo da apresentação: AS DIMENSÕES DO MEDICAMENTO NA SOCIEDADE BRASILEIRA. Marilia Coelho Cunha.
Gestão Financeira e Tributária Prof. João Carlos Moreira.
CONTROLE DE ESTOQUE A organização do estoque evita acúmulo ou falta de produtos, além de ajudar a controlar as finanças e o espaço físico da empresa. Patrícia.
CURVA ABC - ORIGEM O principio básico da curva ABC é a regra de Pareto, muito conhecida como regra 80 – 20. No final do século XIX, este italiano, desenvolveu.
Avaliação de ativos financeiros - Ruy L. Cardoso 1 Administração Financeira Avaliação de Ativos Financeiros Ruy Lopes Cardoso.
Introdução a Contabilidade DRE Luciene de Oliveira Vieira.
MACROECONOMIA Site:
Relatório da administração
CONTABILIDADE GERENCIAL
Conceitos Macroeconômicos
Contabilidade de Custos
Formação do Preço de Venda
Administração Financeira e Orçamentária
Indicadores de Gestão.
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Profa Dra. Denise Pimentel Bergamaschi
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DE CUSTOS
Avaliação de Desempenho
Apresentação baseada no livro “Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas”, de Antonio Cezar Bornia.
Formação de preços de venda
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES E LOGÍSTICA
Oportunidades e Carreiras em Finanças.
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
Aula 2 Administração Unip – Profª Bruna Rossetti
Prof. Petronio Borges Análise da Curva ABC Prof. Petronio Borges
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Conceito de Curva ABC Além do valor envolvido outros critérios determinam a criticidade: Classe A: - material imprescindível ao funcionamento da empresa;
ANÁLISE FINANCEIRA CONCEITUA Ç ÃO: Demonstrações financeiras: demonstrações formais elaboradas pela Contabilidade destinadas a divulgação externa, a saber:
AREA DE CONHECIMENTO: MATEM Á TICA PERSPECTIVAS MATEMÁTICAS E COMPUTACIONAIS EM SAÚDE Profª Me.: Fabiane Silva Profª Me.: Luana Almeida Universidade Federal.
Curva ABC de Controle de Estoques
Uso da classificação ABC na farmácia de dispensação.
GESTÃO DE CUSTOS.
Contas a Pagar A função de contas a pagar adquire a cada dia que passa, papel importante dentro das empresas. É nesta função que se concentra a responsabilidade.
Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600
Administração Financeira
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS - ARMP
Universidade de Timor Leste/FUP Carlos Arriaga Costa
Atividades Primárias e de Apoio Logístico
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
CONTROLE DE ESTOQUE. 2 PONTO DE PEDIDO DE COMPRA Em Almoxarifados de elevada rotatividade de materiais, deve-se conhecer o ponto de pedido de cada material.
Planejamento Financeiro e Orçamentário
SISTEMAS DE CUSTEIO.
Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus de Juazeiro Colegiado de Engenharia de Produção Previsão da demanda (parte 1) Disciplina: Gestão de.
Capital de Giro e Análise das Demonstrações Financeiras
CONTABILIDADE NACIONAL E AGREGADOS MACROECONÔMICOS
Transcrição da apresentação:

CURVA ABC Prof. Wesley Vieira Borges

CURVA ABC A Curva ABC ou 80-20, é baseada no teorema do economista Vilfredo Pareto, na Itália, no século XIX, num estudo sobre a renda e riqueza, ele observou uma pequena parcela da população, 20%, que concentrava a maior parte da riqueza, 80%.teoremaeconomistaVilfredo Paretoséculo XIX

Curva ABC Na área administrativa a curva ABC tornou-se utilidade ampla nos mais diversos setores em que necessitam tomar decisões envolvendo grande volume de dados.

A curva é usada constantemente para: Avaliação de estoques Produção Vendas Salários Curva ABC

Itens da curva Classe A: São os itens mais importantes que devem receber toda a atenção no primeiro momento do estudo. Classe B: São os itens intermediários e que deverão ser tratados logo após as medidas da classe A. Classe C: São os itens de menor importância,embora volumosos em quantidade, mas com valor monetário deduzido.

Curva ABC classe%de itens% do valor total do estoque A5 a 1070 a 80 B20 a 3515 a 20 C50 a 705 a 10

CLASSIFICAÇÃO ABC Importante instrumento ao administrador, permite identificar os itens que precisam de maior atenção. Processo de ordenar itens pela venda em três partes, de acordo com sua importância em relação a determinado fator. Objetivo: focar a atenção em itens principais em termos de rentabilidade.

Conceito de Curva ABC Seq.Uso anualCustoUsoUso anualUso anual (unid)médioanual ($)acum ($)acum (%) , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,0 Itens têm importância relativa diferente Devem merecer atenção gerencial diferente

Curva de Pareto ou curva ABC ou curva Poucos Itens importantes Importância média Muitos itens menos importantes % acumulada de valor de uso itens (%) Região A B C

Como funciona o sistema ABC Segue a regra de Pareto: cerca de 20% dos produtos vendidos somam 80% do faturamento. Representa o grupo de maior valor de consumo e menor quantidade de itens. Esses sistemas são chamados de item A – Grupo prioritário

CURVA ABC Grupo B Modelos individuais de estoque, mas com pouca preocupação nos detalhes, grupo de situação intermediária. Grupo C Grupo de maior quantidade de itens e menor valor de consumo, que justificam menor atenção no gerenciamento.

CURVA ABC O que importa é que a análise destes parâmetros propicia o trabalho de controle de estoque do analista cuja decisão de compra pode se basear nos resultados obtidos pela curva ABC. Os itens considerados de Classe A merecerão um tratamento preferencial. Assim, a conseqüência da utilidade desta técnica é a otimização da aplicação dos recursos financeiros ou materiais, evitando desperdícios ou aquisições indevidas e favorecendo o aumento da lucratividade.