“EQUACIONANDO A LÓGICA” E.E. JOAQUIM MOREIRA BERNARDES
- Equação 1º grau - Relação entre função e equação Conteúdo: - Equação 1º grau - Relação entre função e equação - Construção sistema cartesiano - Relação proporção Público: 8 ano EF Situação: conhecimento prévio do objeto “Equação do Primeiro Grau” em sua relação algébrica, no entanto parece não existir ainda uma construção mais significativa na utilização da álgebra.
Caracterização do momento que proposta seria aplicada: A proposta deverá ser desenvolvida (150 minutos) – 3 aulas. Utilizaremos o tema do PCN – Equações do Primeiro Grau. O momento é adequado pois estamos com parceria com a Empresa Roboticaleb, representada por Jefferson, que atua de forma voluntária, utilizando seu material e mediando o ensino desta nova pratica com nos professores.
Justificativa Após conhecer o material de robótica Kne’x percebi as inúmeras possibilidades que possui quanto a interdisciplinaridade com ciências (física, química, biologia, matemática), desenvolvimento de novas tecnologias e engenharia.
Conceitos como simetria, equilíbrio, distribuição de forças, velocidade, atrito, centro de gravidade, são abordados, métodos de pesquisa e construção de ideias, o que potencializa a construção do conhecimento de forma significativa.
Trabalho em duplas - Reconhecimento material Analogia quanto as cores e ângulos - Objetivo relação deve se estabelecer com hipóteses e argumentos
Construção de um carro Processos desenvolvidos, quanto a força de equilíbrio, relações entre ângulos e lados. Objetivo relação deve se estabelecer com hipóteses e argumentos
- Elaboração de tabela e gráfico, e análise dos dados resultantes da corrida. Mudança de variáveis na construção do carro (roda), para verificação das relações estabelecidas, comparação com outros carros.
Avaliação: Analise da participação dos alunos, assim como sua argumentação em relação aos fatos observados durante as atividades. Elaboração de planilha para acompanhamento das interações dos alunos tendo como objetivo o acompanhamento do processo.
OUTRAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COMO MATERIAL:
LOOPING – Analise engrenagens, força gravidade, inclinação – lógica de aceleração em função da inclinação, relação de atrito, ponto de equilíbrio.
Trabalho desenvolvido por: Cristina M. Brucki Profª Trabalho desenvolvido por: Cristina M. Brucki Profª. Matemática - Ciências Jefferson Jimenez Barbosa (Prof.Matemática - voluntário)
Referências: http://www.dgabc.com.br/Noticia/2673095/robotica-pode-levar-alunos-do-grande-abc-aos- eua. Acesso em 15.11.2017. https://www.metrojornal.com.br/variedades/2017/06/12/muito-alem-da-robotica.html. Acesso em 15.11.2017. http://maisro.com.br/estudante-de-sao-paulo-e-primeiro-sul-americano-campeao-mundial-de- robotica-aluno-de-diadema-e-3o-melhor-em-duas-categorias/.Acesso em 18.11.2017. http://scienceblogs.com.br/socialmente/2010/04/pensamento-cientifico/ Acesso em 18.11.2017 https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/o-pensamento- cientifico/34209. Acesso em 18.11.2017. http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/metodologia_cientifica/Met_Cie_ A03_M_WE 310708.pdf. Acesso em 19.11.2017 Parâmetros Curriculares Nacionais- Secretaria da Educação Fundamental, Apresentação dos Temas Transversais– Brasília – MEC-SEF, 1998. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf. Acesso em 20.11.2017. Silva, Alzira Ferreira da. RoboEduc: uma metodologia de aprendizado com robótica educacional /tese de doutorado/UFRN, 2009. Jimenez. Jefferson Barbosa. Robótica com Knex. Mediação de aprendizagem. 2017. http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,jogos-ajudam-alunos-a-resolver- problemas,1147982