“EQUACIONANDO A LÓGICA”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E.E Abadia Faustino Inácio Aluna: Jéssica Tema : Educação e Família Prof. ° Inês Pereira.
Advertisements

APOIO: Lab. Ciências/IEMCI/UFPA Expositores: Janderrier vasques¹, Amanda Barbosa² (PIBID/UFPA/IEMCI) Orientador: Prof. Dr.º Jesus Cardoso Brabo³ (UFPA/IEMCI)
Título do projeto de pesquisa Autora: Iranice Pereira da Silva Orientador(a): Alexandre Santana.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Centro de Ciências e Tecnologias – CCT Unidade Acadêmica de Engenharia Química - UAEQ Universidade Federal.
Química e seu ensino Metodologia do Ensino II Profª Tathiane Milaré.
PRÉ-PROJETO DE PESQUISA. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PROGRAMA DARCY RIBEIRO POLO ESPERANTINÓPOLIS - MA CURSO DE CIÊNCIAS HABILITAÇÃO EM QUÍMICA.
INCLUSÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COMO INSERÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE CIENCIAS DA NATUREZA NA MODALIDADE EAD. Graça Regina Armond Matias Ferreira (Apresentadora)
Física Geral e Experimental I Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
Pesquisa científica Marcelo Correa.
EDIFICAÇÕES - SUBSEQUENTE
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Temas Transversais no ensino de Ciências e Biologia
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PROBLEMATIZAÇÃO/ JUSTIFICATIVA
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
O desenvolvimento do conhecimento econômico
Seleção e organização de conteúdos
Apostila de Práticas Investigativas
CINEMÁTICA I AULA Nº 1 (2º/2016) Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
METODOLOGIA DE PESQUISA
Leitura na escola e na comunidade
Gestores de Aprendizagem
Pesquisa científica Marcelo Correa.
AÇÕES DE MELHORIA 2015/2016 Observação de Aulas.
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
BOAS PRÁTICAS “SOMOS TODOS DEFICIENTES E ESPECIAIS”
Estudando para o Enem de forma invertida
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
Análise de Regressão Ajuste de Parâmetros.
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Capítulo 04: Condução Multidimensional em Regime Permanente
Professor Fabio Moreira Curso de Biblioteconomia
ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE QUIMICA:
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Caminhos de formação Objetivo do curso CIÊNCIAS NATURAIS
Orientadora: Renata Melo RESULTADOS E DISCUSSÕES
Aula 07 e 08 - Funções Definição de função, representação de funções, função crescente e decrescente, função linear , polinomial, racionais e algébricas.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA I Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Metodologia Científica Unidade Curricular: TCC 1 Módulo 3
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Proposta de Dissertação Tatiana Ghedine
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Professora Lisandra Sauer UFPEL
Pesquisa científica Marcelo Correa.
Resultados e Discussão
RESULTADOS E DISCUSSÃO
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Metodologia da Pesquisa
Diferentes significados para sinal de igualdade?
Nome Estudante 1 Nome Estudante 2 Orientador: Nome Orientador
"Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
Formação de recursos humanos em vigilância em saúde ambiental: uma proposta de avaliação. LABEAD/IESC/UFRJ Drª. Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus Professora.
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Centro de Estudos e Tecnologias Educacionais CETEC
Ensino Híbrido – Tecnologias Digitais e Outras
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
A docência na educação superior
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

“EQUACIONANDO A LÓGICA” E.E. JOAQUIM MOREIRA BERNARDES

- Equação 1º grau - Relação entre função e equação Conteúdo: - Equação 1º grau - Relação entre função e equação - Construção sistema cartesiano - Relação proporção Público: 8 ano EF Situação: conhecimento prévio do objeto “Equação do Primeiro Grau” em sua relação algébrica, no entanto parece não existir ainda uma construção mais significativa na utilização da álgebra.

Caracterização do momento que proposta seria aplicada: A proposta deverá ser desenvolvida (150 minutos) – 3 aulas. Utilizaremos o tema do PCN – Equações do Primeiro Grau. O momento é adequado pois estamos com parceria com a Empresa Roboticaleb, representada por Jefferson, que atua de forma voluntária, utilizando seu material e mediando o ensino desta nova pratica com nos professores.

Justificativa Após conhecer o material de robótica Kne’x percebi as inúmeras possibilidades que possui quanto a interdisciplinaridade com ciências (física, química, biologia, matemática), desenvolvimento de novas tecnologias e engenharia.

Conceitos como simetria, equilíbrio, distribuição de forças, velocidade, atrito, centro de gravidade, são abordados, métodos de pesquisa e construção de ideias, o que potencializa a construção do conhecimento de forma significativa.

Trabalho em duplas - Reconhecimento material Analogia quanto as cores e ângulos - Objetivo relação deve se estabelecer com hipóteses e argumentos

Construção de um carro Processos desenvolvidos, quanto a força de equilíbrio, relações entre ângulos e lados. Objetivo relação deve se estabelecer com hipóteses e argumentos

- Elaboração de tabela e gráfico, e análise dos dados resultantes da corrida. Mudança de variáveis na construção do carro (roda), para verificação das relações estabelecidas, comparação com outros carros.

Avaliação: Analise da participação dos alunos, assim como sua argumentação em relação aos fatos observados durante as atividades. Elaboração de planilha para acompanhamento das interações dos alunos tendo como objetivo o acompanhamento do processo.

OUTRAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COMO MATERIAL:  

LOOPING – Analise engrenagens, força gravidade, inclinação – lógica de aceleração em função da inclinação, relação de atrito, ponto de equilíbrio.

Trabalho desenvolvido por: Cristina M. Brucki Profª Trabalho desenvolvido por: Cristina M. Brucki Profª. Matemática - Ciências Jefferson Jimenez Barbosa (Prof.Matemática - voluntário)

Referências: http://www.dgabc.com.br/Noticia/2673095/robotica-pode-levar-alunos-do-grande-abc-aos- eua. Acesso em 15.11.2017. https://www.metrojornal.com.br/variedades/2017/06/12/muito-alem-da-robotica.html. Acesso em 15.11.2017. http://maisro.com.br/estudante-de-sao-paulo-e-primeiro-sul-americano-campeao-mundial-de- robotica-aluno-de-diadema-e-3o-melhor-em-duas-categorias/.Acesso em 18.11.2017. http://scienceblogs.com.br/socialmente/2010/04/pensamento-cientifico/ Acesso em 18.11.2017 https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/o-pensamento- cientifico/34209. Acesso em 18.11.2017. http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/metodologia_cientifica/Met_Cie_ A03_M_WE 310708.pdf. Acesso em 19.11.2017 Parâmetros Curriculares Nacionais- Secretaria da Educação Fundamental, Apresentação dos Temas Transversais– Brasília – MEC-SEF, 1998. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf. Acesso em 20.11.2017. Silva, Alzira Ferreira da. RoboEduc: uma metodologia de aprendizado com robótica educacional /tese de doutorado/UFRN, 2009. Jimenez. Jefferson Barbosa. Robótica com Knex. Mediação de aprendizagem. 2017. http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,jogos-ajudam-alunos-a-resolver- problemas,1147982