Sou o que sou pelo que nós somos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
gong 5.
Advertisements

A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Os sentidos sociais Os meios utilizados para analisar o sentido social não se limita a uma única disciplina.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Profª Drª: Marli Hatje UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS Mídia-Educação e Educomunicação.
Elisa Maria de Assis
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Escola Superior de Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
SÍNTESE REFERENCIAL DA EDUCOMUNICAÇÃO
Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ “Leituras que inspiram descobertas”
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
"Problemas e Perspectivas para o Currículo Escolar do Ensino Médio no Brasil" Antonio Carlos Amorim Faculdade de Educação/Unicamp GT Currículo ANPEd
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A Escola e as Mudanças Sociais
ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
ENCONTRO DE EDUCADORES Cabo Frio, 13 de setembro de 2012
Mapeamento Colaborativo de Conversas Cotidianas sobre Mídia
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Percurso da Comunicação Aplicada
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – 2014
Marco Doutrinal e Marco Operativo
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Profa. Reane Franco Goulart
O que é ensinar história?
SUJEITO HISTÓRICO.
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Prof. Ms. José Elias de Almeida
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Mídias Digitais Quais são as novas formas de comunicação?
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
O profissional da gestão escolar e suas implicações
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Coordenadoria do Ensino Fundamental
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
Rejane de Oliveira Pozobon
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Filosofia da ciência.
Faculdade Piaget - Brasil
PLANO DE AÇÃO Professores: Gilberto e Fernanda Ensino Médio Geografia.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA. CURSO DE MUSEOLOGIA - Sede do curso: Escola de Ciência da Informação - Período: matutino -Duração: oito semestres letivos.
Transcrição da apresentação:

Sou o que sou pelo que nós somos “Um antropólogo fez uma brincadeira com crianças de uma tribo africana.  Ele colocou um cesto cheio de frutas junto a uma árvore e disse para as crianças que o primeiro que chegasse junto a árvore ganharia todas as frutas.  Dado o sinal, todas as crianças saíram ao mesmo tempo e de mãos dadas! Então sentaram-se juntas para aproveitar da recompensa. Quando o antropólogo perguntou porquê elas haviam agido dessa forma, sabendo que um entre eles poderia ter todos os frutos para si, eles responderam: Ubuntu, como um de nós pode ser feliz se todos os outros estiverem tristes? É o valor da colaboração e do compartilhamento que inspira a proposta da Comunicação Aplicada. Sou o que sou pelo que nós somos

Perspectivas da Comunicação Aplicada Oferecer aos alunos aportes para a reflexão sobre o papel da comunicação na construção das relações sociais, observando seu caráter transversal em relação a outras áreas de conhecimento e de empregabilidade. Apresentar aos alunos o campo profissional da Comunicação Social. Promover o exercício de práticas comunicativas.

Comunicação e Sociabilidade Competências e habilidades : Comunicação e Sociabilidade • Praticar o conhecimento de si e do outro. • Relacionar as ações comunicativas à construção das relações sociais. • Ler e interpretar a mídia de modo crítico. • Exercitar a expressão por meio de diferentes linguagens.

Competências e habilidades : Redes Comunicativas • Refletir sobre o uso de tecnologias e dispositivos de informação e comunicação. • Compreender a dimensão ética da participação em redes sociais. • Apropriar-se de critérios para a busca de informação na internet.

Comunicação na Prática: Identificação de Territórios Competências e habilidades : Comunicação na Prática: Identificação de Territórios • Contextualizar e compreender o lugar onde se vive. • Conviver com o outro em diferentes ambientes sociais. • Construir sentidos e criar identificações com os espaços da cidade. • Exercitar a colaboração.

Tematizações na plataforma Primeira preocupação: não oferecer uma formação fragmentada – está tudo tecido junto => base do pensamento complexo . Texto comum/ atividades específicas