Projeto Mercosul Digital Cooperação entre Comunidade Européia & Mercosul para promover políticas e estratégias comuns ao Bloco, no terreno da Sociedade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Advertisements

Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
Avaliação do Plano Plurianual
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
O Estado e o BNDES no apoio à
DEFES melhorando a gestão e os resultados.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
O QUE SABER - ACADEMIAS CORPORATIVAS
Leonardo José Schettino Peixoto da Receita Federal do Brasil
Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ct&I Vitória-ES, 08/03/2013.
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
Como o Governo formula sua Estratégia
COORDENAÇÃO DE ANÁLISE DO RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
III Seminário – Democracia, Direito e Gestão Pública
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
6ª frente de trabalho do pmimf:
Fabiano André Vergani
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Estratégia de Planejamento do Projeto
O desafio do trabalho em “rede”
Terceiro Seminário REDEPRO Evoluindo no modelo Fábrica de Software Dezembro 2005.
Ministério da Cultura.
Qualidade de Produto de Software
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
Trabalho de Qualidade de Software
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
APOIO AOS DIÁLOGOS SETORIAIS BRASIL – UNIÃO EUROPÉIA
5a. Reunião do Comitê Temático Tecnologia e Inovação Brasília – 09 de junho de 2010.
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
3ª Reunião Técnica de Formação Escola para a Diversidade Mesa: O Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente na Política Nacional de Formação.
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
Defesa Civil, Proteção Civil
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Diálogos Setoriais com a Sociedade Civil sobre a Estratégia do Banco para o País 2011 – 2014 – CONSOC. André Cordeiro 21 de junho de 2011 Sessão Paralela.
Cooperação Brasil-União Europeia em Ciência, Tecnologia e Inovação.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
CONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social.
12ª REUNIÃO DA COGEF CURITIBA, 04 DE JULHO DE ª REUNIÃO DA COGEF Plano de Trabalho da CT PRODEV CURITIBA, 04 DE JULHO DE 2011.
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I O estágio supervisionado I constitui-se numa etapa de diagnóstico e reconhecimento da realidade de uma instituição/empresa envolvendo.
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Danuza Mantuano Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 08/07/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Rede Interamericana de Prevenção da Violência e do Delito.
1. Estudo do layout e reade- quação do espaço físico 2. 1ª fase do Sistema de Designação de Juízes Substitutos desenvolvido 3. 2ª fase do Sistema de Designação.
Projeto Feedback Gerente do projeto: Priscila de F. Q. Boechat Patrocinador: Maria Cristina G. Discacciati Data de status: 25/11/ Capacitação da.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 31ª REUNIÃO DA COGEF DF.
Transcrição da apresentação:

Projeto Mercosul Digital Cooperação entre Comunidade Européia & Mercosul para promover políticas e estratégias comuns ao Bloco, no terreno da Sociedade da Informação, que reduzam o desnível digital e assimetrias em matéria de Tecnologias de Informação e das Comunicações (TIC) na região. Duração: 45 meses Orçamento: euros

DezGMC: Apresentação das Propostas de projetos (Comércio Eletrônico e Escola Virtual) para apoio e financiamento por parte da CE 2004 AbrCE: Anúncio da Missão em 3 etapas: Identificação, Formulação e Preparação dos planos operacionais JulCE: 1ª etapa - Missão de Identificação do Projeto AgoCE: 2ª etapa - Missão de Formulação do Projeto OutUE/QSP: Ficha de Identificação do Projeto - Aprovada 2006 FevCE: Convênio de Financiamento firmado JunMERCOSUL: Convênio de Financiamento firmado pelos 4 países GMC: Resolução de aprovação da assinatura do Convênio de Financiamento GMC e RNP: Acordo de Delegação firmado SetMERCOSUL: 1ª Reunião de Coordenadores Nacionais do Projeto ABN Amro: Abertura da conta bancária do projeto efetivada 2008 FevMERCOSUL: Orçamento-programa do 1º ano de execução - Aprovado MarGMC: Orçamento-programa do 1º ano de execução - Aprovado AbrMERCOSUL: Cronograma de execução do 1º Orçamento-programa – Aprovado dia 13 – data de início da fase de execução plena do Projeto MaiCE: 1ª Missão de Monitoramento 2009 Histórico

Componentes Temáticas Escola Virtual Comércio Eletrônico

Dimensões do Projeto Educação Continuada Diálogo Político e Regulatório Infra-estrutura Serviços e Aplicações

Resultados Esperados Educação Continuada Implantação da Escola Virtual do Mercosul para capacitação em temas de interesse comum aos países Implantação de uma estrutura de conexão para o Paraguai

Resultados Esperados Diálogo Político e Marco Regulatório Leis anti-spam e anti-fraude Proteção de dados pessoais Gap analisis por país

Resultados Esperados Infra-estrutura Infraestrutura de chaves públicas Certificação digital Carimbo de tempo

Resultados Esperados Serviços e aplicações Plataforma de comércio eletrônico para PME´s Diagnóstico para definição de ações no tema BtoC para PME´s Hub e-logístico

1º Ano de Execução Plena do Projeto: Resultados a alcançar - Comércio Eletrônico 1º Ano de Execução Plena do Projeto Atividades e Resultados a alcançar - Comércio Eletrônico Infra-estrutura de Chaves Públicas (ICP) * Estudos de necessidades de ICP da Argentina, Paraguai e Uruguai Relatório de necessidades Termos de Referência para aquisições de hardware/software * Plano Preliminar Diretor de Certificação Digital do MERCOSUL Modelo tecnológico de integração e evolução das ICPs (04 países) Relatório da integração entre os 04 países e Consolidação MERCOSUL Relatório da evolução da ICP MERCOSUL e das 04 ICPs locais * Elaboração de Normas Técnicas e Resoluções de ICP e Assinatura Digital para o Paraguai Conjunto de Normas Técnicas e Resoluções a ser entregue às autoridades responsáveis pela matéria no Paraguai

1º Ano de Execução Plena do Projeto: Resultados a alcançar - Comércio Eletrônico 1º Ano de Execução Plena do Projeto Atividades e Resultados a alcançar - Comércio Eletrônico Infra-estrutura Timestamp (Carimbo do Tempo) * Estudo de necessidades de Timestamp na Argentina e Uruguai Relatório de necessidades Definição do modelo tecnológico e Desenho das especificações técnicas Termos de Referência para aquisições de hardware/software * Elaboração de Normas Técnicas e Resoluções de Timestamp para Argentina e Uruguai Conjunto de Normas Técnicas e Resoluções para cada país a ser entregue às agências que irão desenvolver o timestamp de cada país (Essa normativa poderá ser replicada para o Paraguai.)

1º Ano de Execução Plena do Projeto: Resultados a alcançar - Comércio Eletrônico 1º Ano de Execução Plena do Projeto Atividades e Resultados a alcançar - Comércio Eletrônico Diálogo Regulatório e PYMES Levantamento do cenário do Marco Regulatório por país GAP Analysis (documento) de cada país - situação de cada tema regulatório do comércio eletrônico (Documento Eletrônico, Assinatura Digital, Proteção de Dados Pessoais, Crimes Eletrônicos, etc) - comparação dos marcos regulatórios de cada país com as melhores práticas do MERCOSUL e de outros países e blocos, em especial, da União Européia - definição dos principais temas a serem trabalhados por país Consolidação dos GAP Analysis Estudo de ações governamentais de fomento à participação das PYMES no Comércio Eletrônico - Relatório de boas práticas que devem ser adotadas pelos governos e pelo projeto para o incentivo da participação das PYMES no comércio eletrônico - Cartilha de Melhores Práticas no Mercosul para as PYMES

1º Ano de Execução Plena do Projeto: Resultados a alcançar - Comércio Eletrônico 1º Ano de Execução Plena do Projeto Atividades e Resultados a alcançar – Escola Virtual * Identificação das capacidades tecnológicas do MERCOSUL para a instalação de pólos tecnológicos Quadro preliminar de necessidades e capacidades em nível de Mercosul Versão preliminar do estudo de Modelo da Escola ( aspectos pedagógicos e tecnológicos) Definição das especificações técnicas do equipamento a adquirir * Definição de padrões e protocolos tecnológicos que definam a estrutura básica dos pólos tecnológicos Conjunto de Normas Técnicas e Resoluções a ser entregue às autoridades responsáveis pela matéria no Paraguai Definições técnicas e requerimentos de instalações (Apoio específico para a conectividade do Paraguai) Os Termos de Referência desta vertente serão concluídos na reuniao de 08 e 09 de junho próximo, em Montevideo.

Resultados Esperados R1Ano1 -Implantação da Unidade de Gestão e das Equipes de Execução nos 4 países -Implementação dos serviços técnicos admistrativos de apoio à execução -Implementação do Ambiente de Trabalho Colaborativo -Definição do Plano de Gerenciamento do projeto

Resultados Esperados R1Ano1 -Definição do Plano de Visibilidade -Definição dos mecanismos financeiros -Definição dos processos de integração entre UG e UE

Resultados Esperados R2Ano1 e R2Ano1 – para as duas vertentes -Contratação de assistência(s) técnica(s) e/ou estudo(s) para definição dos Termos de Referência -Elaboração, divulgação e/ou acompanhamento dos Termos de Referência -Participação e/ou realização de Seminários Nacionais e Regionais -Elaborar, publicar e acompanhar os Editais para as aquisições solicitadas

Atividades Realizadas e/ou a Realizar Aquisições Preliminares do Projeto (15 Contratos/Lotes) 01 Comunicação para visibilidade 01 Produtos Gráficos 04 Escola Virtual: Organização e Metodologia, Capacitação, Sistemas de Informação, TIC & redes

Atividades Realizadas e/ou a Realizar Aquisições Preliminares do Projeto (~15 Contratos/Lotes) (cont.) 01 Escola Virtual: Avaliação das capacidades tecnológicas 01 Apoio ao PY: (rede Clara) Definições técnicas e requerimentos de Instalações 02 Avanço e reforço ao Marco Lógico Qualidade e Riscos

Atividades Realizadas e/ou a Realizar Aquisições Preliminares do Projeto (~15 Contratos/Lotes) (cont.) 03 Comércio Eletrônico Plano Preliminar Diretor de Certificação Digital do Mercosul Peritos para Dimensão Infraestrutura ICP Peritos para Dimensão Infraestrutura TimeStamp

Atividades Realizadas e/ou a Realizar Aquisições Preliminares do Projeto (~15 Contratos/Lotes) (cont.) 03 Comércio Eletrônico Plano Preliminar Diretor de Certificação Digital do Mercosul Peritos para Dimensão Infraestrutura ICP Peritos para Dimensão Infraestrutura TimeStamp

Atividades Realizadas e/ou a Realizar Aquisições Preliminares do Projeto (~15 Contratos/Lotes) (cont.) 03 Comércio Eletrônico Peritos para Dimensão Diálogo Regulatório Peritos para Dimensão Serviços – Plataforma de Comércio Virtual para PYMES 01 Empresa para fornecimento de passagens aéreas

Atividades Realizadas e/ou a Realizar Construção dos Termos de Referência para os Contratos Preliminares 9 Contratos/Lotes Construídos Todos os TR da V2 foram construídos Faltam 6 Contratos/Lotes

Atividades Realizadas e/ou a Realizar Próximos Passos Construção dos TR da V1 Preparação das avaliações de fornecedores para 15 contratos/lotes Preparação material da licitação preliminar Detalhamentos das atividades necessárias pelas Vertentes

Aspectos Formais Gestão - RNP Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, designada entidade responsável pela Unidade de Gestão do Projeto Execução das atividades – a cargo das Coordenações Nacionais instituídas em cada um dos 4 países

Comitê de Direção do Projeto

Escola Virtual: Rosa Wachenchauzer Ministerio de Ciencia, Tecnología y Innovación Productiva (Mincyt) Comércio Eletrônico: José Soriano Secretaría de Gabinete y de Gestíon Pública (SGP) - ONTI

Escola Virtual: Leonardo Lazarte Universidade de Brasília (UnB) Comércio Eletrônico: Gerson Rolim Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net)

Escola Virtual: Félix Kemper Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (CONACyT) Comércio Eletrônico: Celso Alejandro Bareiro Recalde Ventanilla Unica de Exportación (VUE) Ministerio de Industria y Comercio (MIC)

Escola Virtual : Comércio Eletrônico: José Clastornik Virginia Pardo Agencia para el Desarrollo del Gobierno de Gestión Electrônica y la Sociedad de la Información y del Conocimiento (AGESIC)

Projeto Mercosul Digital Investimentos Globais

Projeto Mercosul Digital Investimentos no 1º Ano de Execução Plena