2EE202 Fusões, Aquisições e Governo da Empresa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller
Advertisements

Administração Estratégica Conceitos
Reinaldo Gonçalves Grupos Econômicos Reinaldo Gonçalves
ETAPAS PARA SEGMENTAÇÃO DE MERCADO, DEFINIÇÃO DE MERCADO-ALVO E POSICIONAMENTO 1. Identificação das variáveis de segmentação e segmentação de mercado.
FUSÕES E AQUISIÇÕES COMO ESTRATÉGIAS NO MERCADO
FUSÕES E AQUISIÇÕES SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO
FUSÕES E AQUISIÇÕES 8 SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO
Administração Estratégica João Carlos Bragança
Gestão Estratégica de Operações
Administração Estratégica
Bibliografia: texto [11]
Marketing: Introdução
COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS
Etapas do Marketing Estratégico Moderno
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Prof. MSc. Cosmo Rogério de Oliveira
Conceitos básicos sobre organizações
Análise Económica das Fusões A partir dos anos 80 uma ideia começou a surgir: a de que as fusões têm efeitos unilaterais que, por si sós, podem justificar.
Estratégias do agronegócio
Teoria da Contabilidade
Análise Económica das Fusões Tendo discutido as motivações para as F&A viramos agora a nossa atenção para os seus efeitos. Iremos, sobretudo, concentrar-nos.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO
2EGA107 Economia da Regulação
Análise Económica das Fusões Com efeito, o limiar crítico que a quota de mercado conjunta das empresas envolvidas na fusão não pode ultrapassar, para que.
Análise Económica das Fusões Kowka (1989) mostra que, independentemente da possibilidade das fusões resultarem em alterações no tipo de comportamento estratégico.
2EE117 Economia e Política da Regulação Os Aspectos Financeiros da Regulação Económica Hélder Valente 1.
Causas das F&A …Da perspetiva da Economia Industrial às motivações de natureza financeira… A questão da motivação subjacente às fusões insere-se na problemática.
Causas das F&A Um outro grupo de explicações são as baseadas no poder de mercado (ou poder de monopólio). Segundo esta perspetiva, as F&A seriam uma forma.
Estratégias Financeiras em F&A Neste ponto e, independentemente das diferentes explicações teóricas dos processos de F&A, é o seu potencial caráter estratégico.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS
1 ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Estratégias Financeiras em F&A Entretanto, o impacte destes processos de F&A sobre o valor de mercado das empresas (nomeadamente, quando positivo) pode.
Teoria do Ordenamento Jurídico – Norberto Bobbio
Plano de Marketing.
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
Formação à distância Avaliação de Empresas novembro 2012 Ana Isabel Martins.
CONTABILIDADE SOCIETÁRIA I
Índice Capítulo 1 - Quem somos Capítulo 2 - Âmbito do Projecto
Estratégia Organizacional
Distribuição aos Acionistas. Os lucros gerados podem ser reinvestidos em ativos operacionais, utilizados para aquisição de valores mobiliários ou cancelamento.
Controle de estoque.
Método da Equivalência Patrimonial
Seminário Avançado - Eletiva A
CONTABILIDADE GERENCIAL
MATRIZ BCG.
Módulo XI – Os Canais de Distribuição dos Produtos
TIPOS DE EMPRESAS.
Função produção.
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Segmentação Prof. Eduardo Vilela.
Análise do Ambiente Competitivo
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
Fusões e Aquisições Referência Copeland & Weston (Cap.14)
ESTRATÉGIAS E PROGRAMAS DE PREÇOS
Princípios Contabilísticos. Objectivo Imagem verdadeira e apropriada da situação financeira e dos resultados.
1 Capítulo 1 – Introdução à Administração Financeira – Prof.Mônica O papel da ética e o valor das ações Nos últimos anos, a ética das atitudes de algumas.
RELAÇÕES ENTRE ORGANIZAÇÕES Rompimento de barreiras Planejamento Estratégico.
Fundos de investimento
Introdução à Administração
Adércia B. Hostin dos Santos Coordenadora de Assuntos Educacionais Contee A precarização do Ensino Superior.
FINANÇAS CORPORATIVA 2ª PARTE - EMPRESA E AS FUNÇÕES FINANCEIRAS.
Estratégias de Aquisição e Reestruturação
Abertura e Estruturação Organizacional
Administração da Produção e Operações
PREÇOS. Ajuda a dar valor as coisas; Representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão-de-obra.
Resultados 4T de Fevereiro de DESTAQUES 4T13 2 O Volume de Vendas somou 29,9 mil toneladas, um crescimento de 20,2% em relação mesmo período.
CADEIAS DE SUPRIMENTO Integrantes: Kamila Martins - Larissa Lima – Milene Uchoa Raquel Borem – Tatiana Sutil – Vinicius Ramos.
Transcrição da apresentação:

2EE202 Fusões, Aquisições e Governo da Empresa 2012/2013 – 1º semestre Hélder Valente

Conceitos e tipologias “Takeover” - corresponde a uma transação que envolve a tomada de controlo de uma empresa através da aquisição da maioria ou da totalidade das ações da empresa, muitas vezes acompanhada da substituição dos respetivos gestores, assim como a alteração das respetivas políticas. Abordagem jurídica – veja-se Verga Matos e Vasco Rodrigues (cap. 1, pp. 17-21). Abordagem económica – a nível económico, o aspeto fundamental é o da alteração, ou não, dos direitos de controlo sobre uma empresa, ou parte dela.

Conceitos e tipologias Mais do que a existência, ou não, de uma única personalidade jurídica, o importante é que patrimónios antes sujeitos a centros de racionalidade económica independentes passem a estar, após determinada operação, dependentes de um único centro de racionalidade económica (mas atenção às consequências de natureza fiscal…). Frequentemente encontramos na literatura económica a designação “fusões” aplicada a todo o conjunto de operações suscetíveis de ter tal efeito. Como é referido em Scherer e Ross (1990, p. 153) no seu capítulo sobre “Mergers” (… a set of particularly important market structure-shaping forces – mergers, takeovers, and other legal transformations through which two or more formerly independent firms come under common control).

Conceitos e tipologias As formas mais importantes (e frequentes) deste tipo de operações são as fusões de duas ou mais empresas, para constituírem uma nova (“mergers”), e as ofertas públicas de aquisição (OPA's), que correspondem à oferta de compra ou de troca de ações de uma empresa diretamente aos seus acionistas , com (“amigável”) ou sem (“hostil”) acordo da administração da empresa-alvo, normalmente através da fixação de um preço significativamente superior ao preço atual de mercado (“tender offer”).

Conceitos e tipologias Podemos também ter situações de tentativa de controlo da empresa, através da angariação dos votos suficientes de acionistas para substituir a administração existente (“proxy contest” ou “proxy fight”). Podemos ainda referir casos de aquisições de empresas essencialmente através do recurso a fundos alheios, normalmente por parte de um grupo em que se incluem alguns dos gestores da empresa-alvo (“leveraged buyouts” – LBO's).

Conceitos e tipologias No que às fusões diz respeito, é usual distinguir vários tipos sob um ponto de vista económico/institucional. Assim, as chamadas fusões horizontais, correspondem a situações em que as empresas atuam no mesmo mercado (do produto ou geográfico). As fusões verticais dizem respeito a casos em que as empresas operam ao longo de uma linha de transformação (cadeia vertical de valor).

Conceitos e tipologias As chamadas fusões de conglomerado referem-se a empresas que atuam em mercados não relacionados. Neste tipo de fusões, de conglomerado, podemos ter conglomerados financeiros e administrativos ou de gestão. No que se refere aos primeiros, eles providenciam um fluxo de fundos financeiros para cada segmento operativo, exercem controlo e são os últimos responsáveis pelos riscos financeiros assumidos. Teoricamente, têm a seu cargo o planeamento estratégico, mas não participam nas decisões operacionais (“holding” financeira). No caso dos conglomerados administrativos ou de gestão, estes assumem não só a responsabilidade financeira e controlo mas participam das decisões correntes de gestão.

Conceitos e tipologias Podemos ainda referir alguns casos ambíguos, como sejam situações de empresas cujos produtos ou serviços, embora diferentes, compartilham canais de comercialização ou processos produtivos (extensão de linha de produtos), ou situações em que as empresas, embora produzindo produtos semelhantes, servem mercados geograficamente distintos, e a possibilidade de substituição por parte dos consumidores é reduzida (extensão de mercado).

Conceitos e tipologias Finalmente, podem-se distinguir as fusões, tendo como critério a permanência (ou não) dos acionistas. Teremos uma aquisição quando os acionistas de uma das empresas abandonam, e falaremos de uma fusão quando todos ficam como acionistas.

Conceitos e tipologias Bibliografia relevante: Valente, H. (2005), cap.1; Verga Matos, P. e Vasco Rodrigues (2000), cap. 1; Weston, F. et al (2001), ch. 6.