AULA 03. Em toda investigação jurídica três fatores concorrem diretamente para a elaboração do trabalho científico: O estudante investigador Os meios.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

TCC: Monografia e/ou Artigo
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
2º encontro – Professores Maio de 2012
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
NOÇÕES PRELIMINARES.
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
PESQUISA.
Introdução à pesquisa em Geografia - I
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
Autor: Wilton Sturm UNICAMP 1999
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Caso Homero: Metodologia da problematização
A POLÍTICA DE PESQUISA DA FACULDADE MANTIDA PELA EDUVALE
C OMO E NCONTRAR UM T EMA. A leitura ainda é o meio de captação de idéias por excelência. Muitas vezes, não se tem a menor idéia sobre determinado assunto.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Metodologia Da Pesquisa Científica
Aula 09 A pesquisa-ação e a pesquisa participante
Pesquisa: Conceitos e Definições
PESQUISA: CONCEITO Conceito: é o procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou leis, em qualquer campo.
Aprender a aprender na Universidade
Pesquisa em Comunicação
Aprender a aprender no Ensino Superior Fga. Pierangela Nota Simões.
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
O aluno elaborando conceitos
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
Uma abordagem curiosa e divertida
PESQUISA CIENTÍFICA.
Professor Jairo J. M. Cubas 1º ADM Tipos de pesquisas.
Pesquisa Científica – Tipologia e Distinções
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Perguntas de Modelação
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
PESQUISA EM BIBLIOTECONOMIA O QUE É UMA PESQUISA
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
Prof.ª Chayane C. de Souza
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
COMO ESTUDAR HISTÓRIA.
ELABORAR RELATÓRIOS.
Docência universitária: repensando a aula
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Produção acadêmica Prof Rodrigo Bueno. Produção acadêmica Uma das funções de toda Instituição de Ensino Superior é gerar e divulgar conhecimento por meio.
Ivani de S. Bott Sidney Stuckenbruck Engenharia de Dutos – 2015 Monografias Como escrever?
AUDIÊNCIA PÚBLICA - ESTUDOS E METODOLOGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CAQI E O CAQ NOVA FORMA ESTRUTURANTE DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Novembro de 2015.
Projeto de pesquisa Profª Lucimare Ferraz.
Os animais em extinção Projeto do Maternal II B – Tarde Professoras: Cloê Arantes e Marina Toti.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL.
Finalidades da pesquisa científica
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Metodologia da Pesquisa (BOAVENTURA, E, Metodologia da Pesquisa, 4)
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Modelos recentes para o ensino de ciências Aula 6 -07/abril/2014.
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
TEMA, DELIMITAÇÃO DO TEMA, PROBLEMA E HIPÓTESES. Não faltam assuntos para serem pesquisados. Na maioria das vezes o pesquisador tem vários assuntos a.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

AULA 03

Em toda investigação jurídica três fatores concorrem diretamente para a elaboração do trabalho científico: O estudante investigador Os meios materiais para a investigação O objeto da investigação

Os estudantes de direito são poucos treinados para a elaboração de pesquisas utilizando-se de aspectos metodológicos (ensino que privilegia a memorização) A dependência do aluno ao professor

O estudante deve adquirir conhecimento sobre o tema; O estudante deve assumir uma posição aberta sobre o tema; O estudante deve considerar todas as possibilidades racionais e alternativas em sua investigação Trabalhar com apreço e dedicação utilizando-se de todos os meio jurídicos disponíveis Propor desde o início a obtenção de um produto científico jurídico

Os meios materiais para a elaboração de um trabalho científico constituem um conjunto de elementos de todo tipo, de que o estudante se vale para escrever seu trabalho. Inclui desde um ambiente tranquilo para a realização de seus trabalhos, até uma boa bibliografia para utilização como fonte.

O material escolhido deve estar em conformidade com o grau de intelectualidade do aluno; O material deve estar compatível com a disponibilidade de tempo; Ter acesso a uma boa fonte de dados

O objeto da tese é aquela parcela da realidade jurídica sobre a qual concentramos nossa atenção para descobrir, comparar, analisar, projetar. O objeto da pesquisa é o eixo principal sobre o qual gira todo o trabalho científico

O tema das teses tem que ser atuais, vigentes e atrativos;

INTERESSE DO ESTUDANTE Interesse espontâneo Interesse por razões do trabalho Interesse por motivo de especialização Interesse científico

CAPACIDADE DO ESTUDANTE: Capacidade para estudar o assunto Certo grau de conhecimento ou experiência sobre a matéria do tema

Encontrar a área temática do trabalho; Levantamento bibliográfico prévio em busca do planteamento do problema de pesquisa; Formulação do problema de pesquisa; Levantamento bibliográfico; Elaboração do projeto