Lição 02 Sejam engajados. Lição 02 Sejam engajados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
Advertisements

Sinais de uma igreja avivada
8 DE OUTUBRO DE 2016 A Bíblia e o dinheiro Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da.
17 DE DEZEMBRO DE 2016 O Mestre e o dinheiro Prestem atenção! Tenham cuidado com todo tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende.
29 DE OUTUBRO DE 2016 A gratidão e o dinheiro Porque o serviço dessa assistência não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças.
Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! (Fp 4:4)
Exercício do desabafo 12 DE AGOSTO DE 2017
Orientações ao professor
O perigo da rebeldia 4 DE MARÇO DE 2017
Um novo estilo de vida 4 DE FEVEREIRO DE 2017
Sede inesgotável da Palavra
Amor que restaura amizades
REVISTA DE ESTUDOS JOVEM
Uma igreja carente de cura
Orientações ao professor
Exercício da solitude 16 DE SETEMBRO DE 2017
15 DE JULHO DE 2017 Exercício da oração Orai sem cessar. (1 Ts 5:17)
Exercício da vigilância
A perceptível presença de Deus
O privilégio de servir a Cristo
Lição 9 “Salvos pelo sangue”.
Lição 12 “Enfim, livres do pecado!”.
Orientações ao professor
O SERVIÇO CRISTÃO EXEMPLIFICADO ( )
Lição 11 “Vida após a morte?”.
O Criador e o dinheiro 1 DE OUTUBRO DE 2016
1.
Orientações ao professor
Orientações ao professor
Série de Mensagens: Parte 2 Uma igreja Exemplar Missionária IBBCTc.
1.
Orientações ao professor
Orientações ao professor
Lição 02 O reino de Deus e a missão
Lição 13 Desejo insaciável pela oração.
Uma igreja carente de cura
15 DE JULHO DE 2017 Exercício da oração Orai sem cessar. (1 Ts 5:17)
DISCIPULADO CRISTÃO nas
Lição 04 O que é igreja missional?
Lição 03 Israel, o povo da missão
Lição 01 A missão nasceu em Deus
1.
Orientações ao professor
Pela vida e trabalho dos Educadores Sociais Cristãos
Orientações ao professor
Lição 12 Avivamento missionário
Orientações ao professor
Lição 08 O Espírito Santo na missão
Orientações ao professor
Lição 13 A missão foi realizada
Orientações ao professor
Lição 02 O quarto mandamento. Lição 02 O quarto mandamento.
Lição 11 Um repouso sabático. Lição 11 Um repouso sabático.
Lição 10 O sábado foi abolido?. Lição 10 O sábado foi abolido?
Lição 03 Liderem com exempo. Lição 03 Liderem com exempo.
Lição 06 Tenham esperança. Lição 06 Tenham esperança.
Lição 12 Para sempre sábado. Lição 12 Para sempre sábado.
Lição 04 Fiquem firmes. Lição 04 Fiquem firmes.
Lição 11 Os opositores da missão
Lição 10 Ninguém vos engane. Lição 10 Ninguém vos engane.
Lição 12: As marcas do evangelho
1 À igreja de Deus em Corinto. 1 À igreja de Deus em Corinto.
Santidade e vida cristã
Lição 06: O papel da lei no evangelho
Lição 11: O próximo e o evangelho
Lição 02: A defesa do evangelho
Lição 03: A origem do evangelho
Lição 09: O legalismo e o evangelho
Lição 08: A liberdade do evangelho
Lição 06 O abençoado descanso. Lição 06 O abençoado descanso.
Transcrição da apresentação:

Lição 02 Sejam engajados

Objetivo Mostrar ao estudante da Bíblia a importância de ser engajado na obra do reino de Deus, vivendo exemplarmente as virtudes cristãs e propagando o evangelho com o discurso e a prática.

Texto-base Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma. (1 Ts 1:8)

Introdução Nesta lição, baseada em 1 Tessalonicenses 1:2-11, aprenderemos sobre como a igreja fundada pelo próprio Deus deve viver, até que Jesus venha. A igreja de Tessalônica, conquanto fosse jovem, tornou-se um exemplo de como ser uma igreja que aguarda a vinda de Jesus Cristo.

I. OBSERVANDO A IGREJA DE TESSALÔNICA É surpreendente a alegria que Paulo exprime, em 1 Tessalonicenses 1:2-11, em relação aos recém-convertidos da cidade de Tessalônica, pois cresciam em número e em compromisso. Dentre as razões da alegria do apóstolo, está o engajamento dessa igreja no reino de Deus.

I. OBSERVANDO A IGREJA DE TESSALÔNICA 1. Engajamento exemplar: Paulo afirma que ora por todos os cristãos tessalonicenses, continuamente, com muita a gratidão a Deus, porque lembra sem cessar da fé, do trabalho de amor e da firmeza de esperança daqueles irmãos em Jesus Cristo (1 Ts 1:3).

I. OBSERVANDO A IGREJA DE TESSALÔNICA 2. Engajamento produtivo: Os tessalonicenses tornaram-se exemplo de cristãos engajados no Reino. Tal engajamento foi produtivo, pois resultou em frutos para a missão (1 Ts 1:8).

QUESTÕES DO ESTUDO

QUESTÕES DO ESTUDO 01. Que sentimento estava no coração de Paulo, enquanto escrevia a carta aos tessalonicenses? Como era a sua oração por aqueles cristãos? Por que ele estava tão grato? Leia o item 1 e 1 Ts 1:2-3. 02. Quais as três virtudes cristãs que os tessalonicenses tinham? Em que circunstâncias eles as exerceram? Por que são um modelo de engajamento? Baseie-se no item 1 e em 1 Ts 1:2-7. 03. Explique o fruto ou o resultado do engajamento dos tessalonicenses para a missão. Comente sobre como propagaram o evangelho. Baseie-se no item 2 e em 1 Ts 1:8. 04. Leia o item 2; 1 Ts 1:9-10, e responda: O que significa dizer que os tessalonicenses não apenas propagaram o evangelho com discursos, mas o evidenciaram com suas vidas?

II. APLICANDO À IGREJA DA ATUALIDADE 1. Sejamos engajados na obra de Deus, praticando as virtudes cristãs. Os cristãos de Tessalônica se tornaram um modelo para as demais igrejas, disse o apóstolo Paulo. O amor, a fé e a esperança deles se expressavam em atitudes de serviço às pessoas e a Deus. 05. Comente em classe sobre como é vão fazer discursos sobre a fé, a esperança e o amor e não os viver na prática. Destaque os prejuízos de não viver o cristianismo em atitudes concretas.

II. APLICANDO À IGREJA DA ATUALIDADE 2. Sejamos engajados na obra de Deus, pregando o evangelho aos não- salvos. A conversão e a vida dos tessalonicenses eram um poderoso testemunho do evangelho. Além de evidenciarem com suas vidas o evangelho, aproveitaram a localização geográfica para pregar às pessoas que estavam a sua volta. 06. Você acredita que a própria vida do cristão é uma pregação aos não-salvos? Qual a relação entre discurso e prática para a evangelização? Você tem aproveitado as chances para pregar o evangelho?

Desafio da semana O cristão não espera Jesus de braços cruzados, mas trabalhando, servindo. Enquanto seus olhos estão fitos no céu, aguardando-o, suas mãos estão trabalhando para seu reino, aqui na Terra. Foi isso que aprendemos com a igreja de Tessalônica. Seu engajamento era tanto exemplar quanto produtivo para a missão. Diante disso, faça uma autoanálise e veja se tem praticado o amor, a fé e a esperança; se tem falado do evangelho para alguém, nos últimos tempos; se sua vida tem sido um testemunho desse evangelho. Em seguida, coloque “a mão na massa”: visite alguém afastado, ore por alguém necessitado, ofereça um estudo bíblico, ajude alguém que precise de auxílio.

Próximo estudo Lição 03 Liderem com exemplo