SOCIOLOGIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Auguste Comte, o Pai do Positivismo
Auguste Comte, o Pai do Positivismo
O positivismo O método geral do positivismo de Auguste Comte consiste na observação dos fenômenos, opondo-se ao racionalismo e ao idealismo, por meio da.
Isidore Auguste Marie François Xavier Comte
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
Ou Nx Zero part. Chorão - Cedo ou Tarde 0.2.
Professora: Karina Oliveira Bezerra
Trabalho de sociologia
GRANDES MESTRES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
O Romance Experimental
AUGUSTE COMTE, A SOCIOLOGIA E O POSITIVISMO
Sociologia DURKHEIM.
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
O QUE É SOCIOLOGIA?.
Alguns teóricos e seus conceitos.
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
Biografia de Augusto Comte
Contexto histórico do surgimento da Sociologia
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
SOCIOLOGIA O ESTUDO DA SOCIEDADE
Sociologia
O Positivismo.
As Correntes Pré-Sociológicas e a Sociologia na França:
CAP 10 – 3a Parte- Idade Contemporânea A filosofia no século XIX
A sociologia de Dürkheim;
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Introdução à Sociologia
Ou Nx Zero part. Chorão - Cedo ou Tarde 0.2.
A SOCIOLOGIA: SURGIMENTO HISTÓRICO E SEUS PRECURSORES
UTILITARISMO – cap 20. pag 254. “FAZ AQUILO QUE BENEFICIA, FUNDAMENTALMENTE, OS OUTROS, OU O MAIOR NÚMERO DE HOMENS”. JEREMY BENTHAM.
Introdução a Sociologia: De Comte aos Clássicos
Clássicos da Sociologia:
Então vamos para a prova final!
BARÃO DE MONTESQUIEU – A DIVISÃO TRIPARTITE DO PODER ( ) França
A proposta de um pensamento positivo
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
Sociologia geral Introdução.
Augusto Comte e o Positivismo
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
Disc. Sociologia das Organizações
Trabalho de sociologia Nome;Guilherme mota,Kenedy,Willian,Maicon.
AUGUSTO COMTE ( ) Comte (Isidore-Auguste-Maria-François-Xavier Comte) nasceu em Montpellier, a 19 de janeiro de Era filho de Louis-Auguste.
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
Trabalho De Sociologia
Sociologia Por quê?.
O Positivismo.
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
“... A TAREFA NÃO É CONTEMPLAR O QUE NINGUÉM AINDA CONTEMPLOU,
Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
Surgimento da sociologia e Sociologia Clássica
Sociologia.
Sociologia : Sobre o Positivismo  BREVE NOÇÕES SOBRE O POSITIVISMO A fundamentação da Filosofia Positiva de Auguste Conte encontra-se na sua célebre Teoria.
Émile Durkheim.
As idéias básicas do Positivismo:
A Crise do Positivismo Suderlan Tozo Binda. O POSITIVISMO Iniciemos com uma citação de Marcuse: – “ Desde a primeira vez em que foi usado, provavelmente.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Positivismo.
FUNÇÃO TEÓRICA E FUNÇÃO PRÁTICA DA FILOSOFIA
Música R.Stones...5:00 Chegaram BD RJ...4:05.
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
O ESTUDO DA SOCIOLOGIA Por que estudar a sociedade em que vivemos? Não basta vivê-la? É possível conhecer cientificamente a sociedade? Essas e muitas outras.
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Para estudar tal convivência existe a SOCIOLOGIA.
Transcrição da apresentação:

SOCIOLOGIA

Surgiu no século XIX do hibridismo latino => socius (companheiro) + Ciência que estuda os fenômenos sociais para entendê-los e explicá-los. Surgiu no século XIX do hibridismo latino => socius (companheiro) + Grego=> λόγος (estudo).

O termo, foi criado por Auguste Comte, esperava unificar todos os estudos relativos ao homem, inclusive a História, a Psicologia e a Economia.

Daí a tentativa de organizar a nova sociedade que estava em ebulição. http://sociologiadeplantao.blogspot.com/search/label/Comte Comte nasceu em Montpellier, França, filho de um fiscal de impostos em 19jan1798-57. Logo após a Revolução Francesa 14jul1789... Daí a tentativa de organizar a nova sociedade que estava em ebulição. Para ele, a Sociologia deveria reconciliar os aspectos estáticos e dinâmicos do mundo natural, ou entre a ordem e o progresso, com o progresso sempre subordinado à ordem. Com estas ideias, Comte influenciou a tradição republicana na Europa e na América Latina.

 1817-1824 foi secretário do conde Henri de Saint-Simon (socialista utópico). São dessa época algumas fórmulas fundamentais: "Tudo é relativo, eis o único princípio absoluto" (1819) e “Lei dos Três estados” => "Todas as concepções humanas passam por três estágios sucessivos - teológico, metafísico e positivo -, com uma velocidade proporcional à velocidade dos fenômenos correspondentes” (1822).

Teológico, metafísico e positivo... Onde os fatos observados são explicados pelo sobrenatural, por entidades cuja vontade arbitrária comanda a realidade. Assim, busca-se o absoluto e as causas primeiras e finais ("de onde vim? Para onde vou?"). A fase teológica tem várias subfases (traçada pela história da Humanidade): o fetichismo (+- animismo), o politeísmo e monoteísmo. Teológico, metafísico e positivo... Transição e mistura entre as duas fases. Tenta-se entender a realidade porém com abstrações que fogem do mundo físico (meta-física), de caráter ainda absoluto: "a Natureza", "o éter", "o Povo", "o Capital". Teológico, metafísico e positivo... Seria o apogeu que os dois anteriores prepararam progressivamente. Neste, os fatos são explicados segundo leis gerais abstratas, de ordem inteiramente positiva, em que se deixa de lado o absoluto (que é inacessível) e busca-se o relativo. O poder espiritual passa para as mãos dos cientistas.

Após 1822 - "lei dos três estados"... 1824 rompeu com Saint-Simon (socialismo utópico) e casa-se com Caroline Massin... 1826 sofreu um colapso nervoso (casamento ??? e/ou $...) 1942 separou-se de Caroline Massin e em 1845 apaixonou-se por Clotilde de Vaux... Como foi ??? 2:40

Entusiasmado com a própria paixão, Comte afirma que nada pode ser mais eficaz para o bem pensar que o bem querer. Afirma que a mulher encarna o sentimento e portanto, em última análise, a própria Humanidade. Busca seriamente associar o sexo feminino, na pessoa de Clotilde, à obra de renovação social e moral que se impôs completar. Clotilde tenta colaborar, através de um romance filosófico, Wilhelmine, que ela se põe diligentemente a escrever. Mas adoece de tuberculose (e/ou paixão?) e vem a falecer em 1846.

Comte devotou o resto de sua vida à memória do "seu anjo". O Système de politique positive, que tinha começado a esboçar em 1844 e no qual completou sua formulação da sociologia, transformou-se em um memorial a sua amada, além de fundar a Religião da Humanidade...

O Que é o Positivismo Convidamos o leitor a passar uma vista d'olhos no mundo e observar as aspirações dos diversos povos. Constata-se um anseio geral de paz, um sentimento de fraternidade universal, uma busca de bem estar material e espiritual, mesmo através da desordem atual, que reclama uma orientação e uma doutrina esclarecedora para unir as pessoas, as famílias, as pátrias e a sociedade inteira por um único ideal de convergência. Entretanto, esta doutrina já existe desde meados do século XIX, fundada na França por Augusto Comte com a colaboração de Clotilde de Vaux.

Ele organizou o saber humano, baseado na ciência, sem quimeras teológicas ou metafísicas, distinguiu os conhecimentos abstratos da ciência dos conhecimentos concretos da tecnologia, classificou as ciências: Matemática, Astronomia, Física, Química, Biologia, Sociologia e Moral ou Psicologia Positiva, completando a escala enciclopédica, mediante a fundação das duas últimas. Ela, mensageira da alma feminina, mostrou a superioridade do sentimento sobre a inteligência e que o altruismo constitui a fonte da felicidade e do dever. Da bendita e pura união dessas duas naturezas egrérias surgiu a Religião da Humanidade. O Filósofo, sucessor de Aristóteles e de Descartes, retomou o caminho de reformador social de sua mocidade e tornou-se Apóstolo e continuador de Moisés, Buda, Confúcio, São Paulo, Maomé, enfim, o verdadeiro Pontífice da Humanidade.

Seu lema fundamental é "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim". Suas regras básicas são "Viver para outrem" e "Viver às claras". Como divisa Política, abrangente e sociológica, aconselha "Ordem e Progresso". Ser positivista é amar, conhecer e servir à Família, à Pátria, à Humanidade.

Comte - Positivismo http://www.culturabrasil.org/comte.htm http://educacao.uol.com.br/biografias/auguste-comte.jhtm http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=CwC5BFX7rqQ#! http://www.cobra.pages.nom.br/fc-comte.html

a- (UEL) O lema da bandeira do Brasil, “Ordem e Progresso”, indica a forte influência do positivismo na formação política do Estado brasileiro. Assinale a alternativa que apresenta idéias contidas nesse lema. a) Crença na resolução dos conflitos sociais por meio do estímulo à coesão social e à evolução natural da nação. b) Ideais de movimentos juvenis, que visam superar os valores das gerações adultas. c) Denúncia dos laços de funcionalidade que unem as instituições sociais e garantem os privilégios dos ricos. d) Ideal de superação da sociedade burguesa através da revolução das classes populares. e) Negação da instituição estatal e da harmonia coletiva baseada na hierarquia social.

c – (UFUB) Surgida no momento de consolidação da sociedade capitalista, a Sociologia tinha uma importante tarefa a cumprir na visão de seus fundadores, dentre os quais se destaca Auguste Comte. Assinale a alternativa correta quanto a essa tarefa. A) Desenvolver o puro espírito científico e investigativo, sem maiores preocupações de natureza prática, deixando a solução dos problemas sociais por conta dos homens de ação. B) Incentivar o espírito crítico na sociedade e, dessa forma, colaborar para transformar radicalmente a ordem capitalista responsável pela exploração dos trabalhadores. C) Contribuir para a solução dos problemas sociais decorrentes da Revolução Industrial, tendo em vista a necessária estabilização da ordem social burguesa. D) Tornar realidade o chamado “socialismo utópico”, visto como única alternativa para a superação das lutas de classe em que a sociedade capitalista estava mergulhada. E) Nenhuma das anteriores.

a-IFE-RS. Auguste Comte (1798-1857), iniciador do positivismo francês e pai da sociologia, têm um projeto de reforma universal, que abrange além da ciência, outros setores da vida humana.  Segundo esse projeto a humanidade segue uma "grande lei fundamental", constituída de três estágios, que são:  A) O teológico, o metafísico e o positivo;  B) O metafísico, o científico e o sociológico;  C) O metafísico, o teológico e o positivo;  D) O religioso, o humanista e o científico;  E) O politeísta, o monoteísta e o positivista.

c-IFE-RS. Sobre a ideologia positivista da ciência de Comte podemos afirmar que ela propõe uma homogeneidade epistemológica entre as ciências sociais e as ciências naturais. Esta consideração metodológica do conhecimento da realidade remete a que tipo de relação entre ciência e sociedade:  A) A uma identidade entre natureza e sociedade e uma explicação da dominação social regida por leis contingentes.  B) A uma identidade entre natureza e sociedade e uma explicação da dominação social regida por leis histórica e culturalmente mutáveis.  C) A uma identidade entre natureza e sociedade e uma explicação da dominação social como regida por leis naturais invariáveis.  D) A uma identidade entre natureza e sociedade e uma explicação da dominação social regida por leis casuais.  E) A uma identidade entre natureza e sociedade e uma explicação da dominação social regida por leis transcendentes dadas por Deus. 

Principais correntes são: (1) Positivista-Funcionalista de Auguste Comte e Émile Durkheim, como funciona a sociedade que já existe. (2) Compreensiva ou histórica de Max Weber, como foi formada a sociedade. (3) Crítica ou dialética, como superar a sociedade capitalista, iniciada por Karl Marx que mesmo não sendo um sociólogo, deu início a uma profícua linha de explicação sociológica.