Informação x Inteligência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
Planejamento Estratégico de Marketing
Análise das cinco forças de Porter
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Chapter 5 ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING.
Sistema de Informação Gerencial
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Cadeia logística integrada supply chain
Inteligência Competitiva - Breve Introdução -
Inteligência Competitiva - Breve Introdução - Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Curso de Especialização em.
Repensando a Logística
O Processo de Gestão Estratégica
Origem e tendências do P.E. – O modelo de Ansoff Objetivos Descrever as origens e tendências do P.E., relacionando-os com as necessidades das empresas.
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Inteligência Competitiva Estratégias para crescimento sustentável
Banco do Brasil 200 anos fazendo o futuro
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Prof. Everton Lopes Bonifácio
LOGÍSTICA Grupo 97..
Gestão do Conhecimento com WINISIS
Estratégias do agronegócio
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Gestão do Conhecimento e da Informação
ADMINISRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NA EMPRESA Situação Problema 04
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Unidade 4 As forças do mercado Perguntas e respostas
Gestão de Estoques Grupo 96.
Repensando a Logística
Administração de Marketing I
Gestão Estratégica da Informação Estratégia e Inteligência Competitiva
Conceitos de Gestão da Informação
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Sistemas de Informações Gerenciais
1 Necessidades e Usos da Informação ? ? ?. 2 O uso da informação em contextos profissionais.
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Tecnologia da informação TECNOLOGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS Prof. Ulisses Vasconcelos
GESTÃO DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
GRUPO 8J BÁRBARA BARROS – PERGUNTAS HUGO R. – SLIDES PATRÍCIA S FONSECA – SLIDES PEDRO HENRIQUE - PERGUNTAS.
Gabriel Bastos Machado
Foco Atual da Logística Empresarial
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
Repensando a Logística
AMBIENTES ORGANIZACIONAIS
Business Intelligence
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Teorias de Sistema de Informação Prof.: Angela Tissi Tracierra.
Análise da Concorrência
Gestão do Conhecimento e da Informação
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
AULA 3 Marketing.
SISTEMA SIM e CRM Aula 12.
Estratégia Competitiva
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
8ºConferêrencia Internacional de Promoção da saúde
 Bruno Veríssimo de O. Silvanº  Felipe de Carvalho Moralesnº  Gustavo Simões Aguiarnº  Lucas V. Matos Além Silveiranº 
Gestão Estratégica da Informação Estratégia e Inteligência Competitiva
Tecnologia da Informação Faculdade Católica Salesiana de Vitória Prof. Antonio Márcio Mendonça.
Sistema de Informação Gerencial. SIG - INTRODUÇÃO Nas tarefas diárias cabe ao executivo ajustar os dados, pois estes nunca são insuficientes e nem abundantes.
Evolução da sociedade (Alvim Toffler)
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
Estratégia Produtiva: definindo o elo perdido. Steven C. Wheelwright.
Questionários Tecnologia da Informação Prof.: Edelclayton Ribeiro.
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
Transcrição da apresentação:

Informação x Inteligência Hoje Notícias de ontem Ações para o futuro Informação Competitiva Inteligência Competitiva Fonte: Jim Richardson Vice President – Business Development Cipher Systems, LLC

Definição de Inteligência Competitiva “ Programa institucional e sistemático para garimpar e analisar a informação sobre atividades dos concorrentes e tendências gerais dos negócios, visando atingir os objetivos e metas da empresa.” Larry Kahhaner

Porque surgiu a Sociedade do Conhecimento Desenvolvimento econômico e social sustentável Mudanças demográficas Recursos naturais e meio ambiente Globalização da economia Desenvolvimento tecnológico: TIC O novo papel do Estado O fenômeno Ásia Customização da produção Gestão empresarial Conhecimento

Na prática, as empresas estão mais atentas porque... Há novos entrantes; Produtos substitutos; Ambiente externo instável (mudanças políticas, tecnológicas, etc) O volume de informações cresceu muito; O volume de negócios tem crescido rapidamente; A globalização aumentou ainda mais a competição que é, a cada dia, mais agressiva; As mudanças políticas e tecnológicas são cada vez mais rápidas e inevitáveis. Fonte: David Harkleroad - The Futures Group

Biblioteconomia e a Ciência da Informação Como começou? Fim da Guerra Fria Mudança de enfoque (político > comercial); Espionagem em baixa; Excesso de Dados e Informação; Biblioteconomia e a Ciência da Informação Informação Organizada

A Inteligência Competitiva no Brasil Abertura do mercado em 1990. Mercado regulado por uma enorme intervenção governamental. Forte competitividade. Concorrência global. EMPRESAS DESPREPARADAS

O lixo informacional Atualmente o volume de informação gerado e disseminado na sociedade é avassalador... A quantidade de informação descartável que nos atinge diariamente nos deixa perplexos, e muitas vezes, sem a agilidade necessária para definir relevâncias e prioridades.

Relevância e Prioridade dado

Informação e Tomada de Decisão RELEVANTE O QUE CONHECE O QUE PEDE O QUE OBTEM Fonte: AGUILLAR, Joseph Francis. Scanning The Business Enviroment. New Tork: Macmillan, 1967.

Informação e Tomada de Decisão RELEVANTE O QUE CONHECE O QUE PEDE IC O QUE OBTEM Fonte: AGUILLAR, Joseph Francis. Scanning The Business Enviroment. New Tork: Macmillan, 1967.

Obrigado!