Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TENDÊNCIAS ATUAIS NA INVESTIGAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA Luís Guerra
Advertisements

Os Princípios Teórico-Metodológicos e a Prática Pedagógica
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Pedagogia da pesquisa-ação
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
Bases Políticas para novas relações político - pedagógicas em saúde
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Núcleo Regional de Educação de Toledo
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Afinal, o que é Planejamento?
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Prática Educativa Pedagogia e Didática Prática Educativa e Sociedade
Prof. Esp. Marcelo Valente
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Planejamento.
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências
Refletir sobre as práticas do estudo da Matemática
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
PCN DE GEOGRAFIA ROBERTA GUEDES.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
Tendência Progressista Libertadora
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Perguntas de Modelação
O profissional da gestão escolar e suas implicações
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Organização do Trabalho Pedagógico Universitário TP - Sentido amplo: Conjunto de diretrizes da unidade acadêmica que se reflete nas atividades desenvolvidas.
Cristiane Jonas Francisconi
16° CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Concepções em Educação Matemática
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Cristiane Barroso Ensino de Ciências: unindo pesquisa e prática.
Revisita ao PPP.
MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Aula 7_IEEC_2015 Joana Andrade.  “...comprometer-se ideologicamente com uma causa que envolva o ser humano.”  “tornar-se professor exige mudanças de.
Faculdade Piaget - Brasil
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa. Ms.Márcia Bet Kohls
Documentos e Propostas legais
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Transcrição da apresentação:

Mayara Reinert Gelamo email Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina “CTS E PRÁTICA PEDAGÓGICA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SANTA CATARINA – JOINVILLE”. Mayara Reinert Gelamo email Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina

CTS Objetivo Justificativa Metodologia Resultados e Discussão

Ciência Tecnologia e Sociedade Ciência – Conjunto organizado de conhecimentos relativos a determinado objeto utilizando-se um método; Tecnologia – Conjunto de conhecimentos científicos que se aplicam a um determinado ramo de atividades Sociedade - “associação amistosa com outros”. Um grupo de pessoas com interesses mútuos que habitam um mesmo espaço e se organizam dentro dum conjunto de normas.

CTS CTS – Caracteriza-se como um sistema de conhecimentos que abrangem técnicas, procedimentos, verdades, leis e intencionalidades. Movimento de caráter educativo, político, cultural, ambiental, econômico e filosófico com intenção de promover análises reflexivas e transdisciplinares da Ciência e da Tecnologia no entorno social;

Na Educação A educação em CTS tem o objetivo de formar um indivíduo cidadão, crítico e consciente de que seu papel é fazer a história do seu tempo, construindo novas tecnologias, e conhecimentos científicos, refletindo sobre a sua utilização e analisando as suas repercussões nas relações sociais. Implica na formação de profissionais capacitados a transmitirem conhecimentos tecnológicos que conduzam a melhoria da qualidade de vida do homem e da sociedade.

Objetivo Identificar as representações sociais dos professores de Ciências do Ensino Médio quanto às concepções de Ensino/aprendizagem, CTS (Ciência, tecnologia e sociedade) e Prática pedagógica. Verificar quais as influências de CTS na prática pedagógica dos professores na visão dos próprios docentes.

Justificativa Observa-se que a sociedade vivencia uma crise, oriunda de diferentes fatores, entre eles os de ordem científica, tecnológica, social, econômica, cultural, política e sobremaneira os de ordem filosófica. Educação como ferramenta de mudança; Tendência pragmática dos profissionais das ciências exatas; Distância entre os conteúdos oferecidos e às necessidades dos educandos; Problemas mais epistemológicos do que metodológicos; A partir destas constatações foi pensado este projeto, sobre as representações sociais dos docentes quanto a CTS, ensino/aprendizagem e prática pedagógica.

Metodologia População: Foi aplicado questionário aos professores de Ciências do Ensino Médio das Escolas Estaduais de Santa Catarina em Joinville. Amostra: professores que Química, Física e Matemática das escolas estaduais e particulares de ensino médio de cada uma das regiões de Joinville Aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas para verificar as representações sociais dos professores quanto a CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), ensino/aprendizagem e prática pedagógica. Tratamento dos dados obtidos pela aplicação do questionário. Análise dos dados em termos quantitativo e qualitativo.

Resultados e Discussão

Resultados e Discussão