Formação de preços e concorrência

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Transcrição da apresentação:

Formação de preços e concorrência

Macroambiente e Ambiente Setorial Outros interessados Fornecedores Empresa Clientes Concorrentes

Exemplos de forças macroambientais Político-legal Sociais Econômicas Tecnológicas Leis tributárias Atitudes em relação as novas tecnologias, estilos de vida Disponibilidade de crédito Gastos em P&D do setor e do governo Regulamentação do comércio internacional Preocupação com a qualidade de vida Política Monetária Enfoque em gastos com P&D Leis de proteção ambiental Expectativa em relação as condições de trabalho Custos dos fatores produtivos Automação Regulamentação antitustre e cartel Mudanças sociais na força de trabalho Renda pessoal disponível Robótica

Estruturas de Mercado Muitos compradores Concorrência Perfeita Monopólio Oligopólio Alguns compradores Quase Monopólio Oligopólio bilateral Consumidores Oligopsônio Um comprador Monopólio bilateral Quase Monopólio Monopsônio Um vendedor Alguns vendedores Muitos vendedores Vendedores

Uma Empresa Competitiva com Lucro Positivo CMg Preço ($ por unidade) 60 50 Lucro perdido em qq < q* Lucro perdido em q2 > q* CVMe CTMe D A 40 RMe=RMg=P q* C B 30 q1 : RMg > CMg q2: CMg > RMg q0: CMg = RMg mas o CMg é decrescente Em q*: RMg = CMg e P > CTMe 20 10 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Produção q0 q1 q2 36

Uma Empresa Competitiva com Prejuízo CVMe CTMe CMg q* P = RMg Preço ($ por unidade) B F C A E D Em q*: RMg = CMg e P < CTMe Prejuízo = (P- CMe) x q* ou ABCD Esse produtor continuaria a produzir apesar do prejuízo? Produção 39

Maximização do lucro no monopolio $ por unidade produzida D = RMe RMg CMg CMe P1 Q1 Lucro perdido P* Q* P2 Q2 Lucro perdido Quantidade

Regra Prática para Determinação de Preços no monopólio 3

Comparação do Equilíbrio em Competição Monopolista e em Competição Perfeita Concorrência Monopolística $/Q $/Q CMg CMe CMg CMe DLP RMgLP QCMg P QC PC D = RMg Quantidade Quantidade 17

Definição de Preços no Oligopólio Modelo de Cournot - quantidade fixa de produção do concorrente e curva de reação. Modelo de Stackelbert – vantagem de ser o primeiro. Modelo de Bertrand – concorrência de preços e produtos diferenciados. Equilíbrio de Nash – Teoria dos jogos

Forças competitivas básicas (Porter) Grau de rivalidade entre as empresas existentes Ameaça de serviços ou produtos substitutos Ameaça de novos entrantes Poder de negociação dos fornecedores Poder de negociação dos compradores

Condições para uma adequada precificação Implementação de um sistema de informações gerenciais eficiente. Adequado sistema de informações mercadológica. Registro sistemático das mudanças de comportamento do mercado. Centralização das decisões relacionadas à estratégia de preços. As modificações nos preços deve ser entendida como sendo uma resposta prevista e planejada.