MATEMÁTICA Análise das Questões.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Advertisements

Matemática para todos Educação Básica
Mobilizando o operatório
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
Plano de Trabalho Docente
Discutindo práticas em Matemática
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Projeto : construir um desdobrável sobre nuvens
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Apropriação de Resultados
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Aula 2- Silvana Pós- Planejamento curricular
Programa Ler e Escrever
Tipos.
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
D.E. – ARAÇATUBA NUCLEO PEDAGÓGICO PCNP – JOSÉ ÉDSON BONFIM 2014
Observação da sala de aula
Ensaios Pedagógicos PARA UMA CULTURA DAS DIFERENÇAS Lino de Macedo
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Como resolver problemas
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA Marcos da Silveira PUC-Rio CEEE2005.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Profº. Wagner Profº. Wagner PCNPs - Ciências.   É um trabalho teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de ideias sobre um tema. Dissertar.
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Análise de Dados Ciências Contábeis.
Agora... Sobre a aula de hoje!!!
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Planejamento da Rotina Semanal
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Conceitos e Procedimentos
Etapas de uma sequência didática
O que é Ciência.
PROVA BRASIL 2015.
Por que o jornal na escola?
Contexto  Programa: A formação contínua do professor de inglês: um contexto para reconstrução da prática (PUC-SP, Cultura Inglesa, Prefeitura de Carapicuiba)
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
Pesquisa e Prática Pedagógica I Professor formador: Denilton Silveira de Oliveira.
VIDEOCONFERÊNCIA ESCOLHA QUALIFICADA E USO DO LIVRO DIDÁTICO
Elementos do plano de aula
Critérios de Avaliação de Matemática para o Primeiro Ciclo.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
PESQUISA DE CAMPO Definição Objetivo Fases da Pesquisa
CARACTERIZAÇÃO DO OBJETO DE ENSINO: LÍNGUA ESTRANGEIRA.
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
Transcrição da apresentação:

MATEMÁTICA Análise das Questões

6º Ano/ 5ª série

7º Ano/ 6ª série

1ª Série- E.Médio

1ª Série- E.Médio

2ª Série E. Médio

Questões O que as questões tem em comum ? O que difere as questões? Que atitudes são exigidas dos alunos para resolver essa atividade? Como trabalhar essas competências em sala de aula?

ATIVIDADE Relatem a dinâmica desenvolvida na oficina e indique como será conciliada com a(s) TPC’s referente(s) ao tema proposto.

Proficiência em Matemática É COMPOSTA POR QUATRO TEMAS Números, Operações. Espaço e Forma. Grandezas e Medidas. Tratamento da Informação.

Competências como referência OBSERVAR R E A L I Z COMPREENDER

Grupo I- Observar As habilidades que correspondem a este grupo – observar / identificar / reconhecer / indicar / apontar / localizar/ descrever / discriminar / constatar / representar gráfica e quantitativamente Possibilitam verificar o quanto e o como o aluno pôde considerar, antes de decidir por uma melhor resposta, as informações propostas na pergunta.

Grupo II- Realizar As habilidades que correspondem a este grupo – classificar / seriar / ordenar / conservar / compor e decompor / fazer antecipações / calcular por estimativa / medir / interpretar. Implicam traduzir estas ações em procedimentos relativos ao conteúdo e ao contexto de cada questão em sua singularidade. O problema é que na prática não basta decidir por um procedimento, mas é necessário fazê-lo bem.

Grupo III- Compreender As habilidades que correspondem a este grupo – analisar / aplicar relações ou conhecimentos fatos e princípios / avaliar, criticar, analisar e julgar / explicar causas e efeitos / apresentar conclusões / levantar suposições / fazer generalizações indutivas e construtivas/justificar. Possibilitam planejamento e escolha de estratégias para resolver problemas ou realizar tarefas pouco prováveis ou mesmo impossíveis nos níveis anteriores.

Conteúdos Conceituais São aqueles que antigamente eram chamados de "matérias" ou "conteúdos", ou seja, elementos específicos dentro do saber da disciplina, ou seja, o que se aprende.

Conteúdos Procedimentais São aqueles que estão relacionados a procedimentos, ou seja, aprender a fazer.

Conteúdos Atitudinais Está relacionado ao conjunto de valores, atitudes, coisas interiorizadas em um nível tão intenso que fazem parte da personalidade do aluno.

COMPETÊNCIA X HABILIDADE: HÁ COMO DIFERENCIAR?? Ex: Competência: “Resolver problemas” Habilidades: Saber ler Saber calcular Saber interpretar dados Tomar decisões Registrar por escrito