ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES DO VI CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE MAGISTRADOS DA ESCOLA JUDICIAL DO TRT DA 3A REGIÃO PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DA FORMAÇÃO.

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ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES DO VI CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE MAGISTRADOS DA ESCOLA JUDICIAL DO TRT DA 3A REGIÃO PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DA FORMAÇÃO DE MAGISTRADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO E NA ESCOLA JUDICIAL DO TRT DA 3ª REGIÃO Graça Maria Borges de Freitas

2 ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES DO VI CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE MAGISTRADOS Proposta de Trabalho: Breve contextualização da formação do magistrado do trabalho e da organização dos Cursos de Formação Inicial no Brasil; Princípios pedagógicos que orientaram a elaboração do programa e que deverão orientar a ação dos formadores no VI CFI; Apresentação do Programa do VI CFI, discussão e sugestões dos participantes quanto ao papel dos formadores e sua articulação com a Escola Judicial

3 Os Tempos da Formação ANTES(T-1) -FORMAÇÃO (T) - DEPOIS(T+1 ) T-1 - Pré- requisitos; preparação; Análise de necessidades; T - Curso - Execução do Plano de formação; T+1 – Acompanhamento; Avaliação.

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES DO VI CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE MAGISTRADOS Resolução 01/2008 da ENAMAT as/Enamat_Res._01_2008%20_Módulo_Region al_do_CFI.doc as/Enamat_Res._01_2008%20_Módulo_Region al_do_CFI.doc Estrutura da Formação Inicial de Magistrados: Módulo Nacional – Realizado em Brasília Duração de 01 mês – comum a todos os magistrados Módulo Regional – Realizado nas Escolas Regionais Dura todo o vitaliciamento e é desenvolvido em duas etapas, com conteúdos adaptados às necessidades regionais: I – Curso de Formação Inicial – Duração mínima de 02 meses; II – Formação Inicial Complementar – durante todo o vitaliciamento, com carga horária mínima de 40 horas semestrais ou 80 horas anuais.

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES DO VI CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE MAGISTRADOS Resolução 01/2008 da ENAMAT Objetivos Geral e específicos da Formação Inicial (artigos 2º e 3º da Resolução) Conteúdo Mínimo (artigo 4º da Resolução) I – bloco de disciplinas básicas II – bloco de disciplinas complementares III – bloco de estágios

6 ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES DO VI CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE MAGISTRADOS Contribuições da Pedagogia do Trabalho à Formação Profissional de Magistrados (Profa. Acácia Kuenzer) Partir do processo de trabalho para definir os itinerários formativos; Articular disciplinaridade e transdisciplinaridade; A realidade, os processos, só são conhecidos quando criados, reproduzidos no pensamento, adquirindo significado através da relação sujeito/objeto; O aluno é o protagonista do seu próprio conhecimento.

7 ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES DO VI CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE MAGISTRADOS Contribuições da Pedagogia do Trabalho à Formação Profissional de Magistrados (Profa. Acácia Kuenzer) Princípios da Pedagogia do Trabalho: RELACIONAR PARTE E TOTALIDADE. Para conhecer é preciso operar uma cisão no todo, isolando temporariamente os fatos para conhecê-los em sua especificidade. Estes fatos, ao serem conhecidos, serão reunificados, levando a uma compreensão ampliada do todo, que ao mesmo tempo determina e é determinado pela relação dinâmica entre as partes; A totalidade é movimento; conhecer as relações; superar a linearidade; desenvolver as capacidades de análise e síntese.

8 ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES DO VI CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE MAGISTRADOS Contribuições da Pedagogia do Trabalho à Formação Profissional de Magistrados(Profa. Acácia Kuenzer) Princípios da Pedagogia do Trabalho: RELACIONAR TEORIA E PRÁTICA: A prática não fala por si mesma: os fatos ou fenômenos, para serem compreendidos, precisam do trabalho intelectual. Ao conhecer, o pensamento transita continuamente entre o abstrato e o concreto na prática; o conhecimento é fruto da atividade humana : organizar múltiplas atividades; partir do conhecido, do simples; desenvolver a capacidade de construir o caminho; alternância.

9 1o CURSO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES EM EXECUÇÃO TRABALHISTA EM VARA DO TRABALHO – Planejando um curso Questões básicas para se organizar um curso: - Por quê?- Demanda, necessidade - Para quê?- Objetivos - Quem?- Público - O quê?- Conteúdo - Onde?- Lugar - Quando?- Tempo, duração - Como?- Métodos, práticas, ferramentas

10 1o CURSO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES EM EXECUÇÃO TRABALHISTA EM VARA DO TRABALHO Construindo uma proposta de Curso em Execução Trabalhista – Planejando um curso Objetivos Pedagógicos (tipos de competências ou saberes a serem desenvolvidos): Cognitivos - Saber – conhecimento (savoir); Afetivos, Sociais, Éticos - Saber agir ou relacionar-se (savoir être) de acordo com valores adequados para a função e tarefa a ser desempenhada; Técnico, Estético - Saber fazer (savoir faire) com a complexidade que a tarefa exige e a preocupação com a efetividade/qualidade do resultado.