PRORROGAÇÃO DA CONCESSÃO

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Transcrição da apresentação:

PRORROGAÇÃO DA CONCESSÃO MRS LOGÍSTICA S.A. Agosto de 2018

QUEM SOMOS Uma ferrovia de classe mundial SOBRE A MRS QUEM SOMOS Uma ferrovia de classe mundial A MRS Logística administra uma ferrovia de carga de 1.643 km, nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, apresentando indicadores de segurança, eficiência e produtividade de nível internacional. Nossa malha tem acesso direto a cinco dos principais portos do país e conecta centros de produção e distribuição numa área que concentra a metade do PIB brasileiro. 1/3 da produção ferroviária nacional. Acesso direto a cinco portos. 9 mil colaboradores diretos e indiretos. Mais de 100 terminais intermodais. Uma das ferrovias mais eficientes do mundo.

NOSSA MALHA 100% de utilização 1.643 km de extensão SOBRE A MRS NOSSA MALHA 100% de utilização 1.643 km de extensão Nossa ferrovia integra a região que produz 50% do PIB nacional 200 km de duplicação de linhas construídos desde a criação da companhia, em 1996 Operação em cinco portos 100 Terminais Intermodais, administrados pela própria MRS ou por terceiros. Santos Itaguaí Guaíba Rio Sudeste

SOBRE A MRS Fonte: ANTT, 2017. A MRS responde por cerca de 1/3 da produção total das ferrovias no país. Esse volume representa, aproximadamente, 20% de tudo o que o Brasil exporta. 34 % PRODUÇÃO EM ALTA Em Jullho de 2018, a MRS bateu novo recorde histórico de produção em um único mês, com 15,9 milhões de toneladas úteis transportadas, e sem um único acidente pessoal. Em Milhões de Toneladas Úteis Carga Geral Mineração De 2004 a 2012, os valores referem-se à TU Total. Entre 1998 e 2003, referem-se à TU Produzida. Fonte: MRS, 2017.

INTERMODALIDADE Ferrovia + Rodovia MERCADO INTERMODALIDADE Ferrovia + Rodovia Proporcionamos soluções simples e seguras para o transporte de produtos. Integração dos nossos serviços com soluções intermodais. Ampliação do acesso à ferrovia, via modal rodoviário de curta distância para captação ou entrega das cargas. A interação entre os modais é feita através dos terminais, responsáveis pela movimentação e controle das cargas. Ferrovia + Outra Ferrovia Ferrovia + Cabotagem ou Marítimo Internacional

MERCADO CLIENTES E SEGMENTOS Após a Concessão Em 2017, superamos a marca de 200 empresas embarcadas no segmento de contêineres. O nível de fidelização é de praticamente 100%. SEGMENTOS NÚMERO DE CLIENTES PRÉ CONCESSÃO PÓS CONCESSÃO Antes da Concessão Mineração 4 7 Siderurgia 6 13 Construção Civil 4 9 Petroquímico - 4 Agrícola - 13 Automotivo - 4 Intermodal - +200

A melhor empresa do setor de transportes do país Repetindo o feito de 2012, a MRS foi eleita pela Revista Exame, em seu levantamento Melhores & Maiores, a melhor empresa de todo o setor de Transportes e Logística do país. O estudo inclui mais de 1.000 empresas de grande porte , dos mais diversos segmentos.

O PROCESSO DE RENOVAÇÃO ANTECIPADA DA CONCESSÃO DA MRS O governo pode destravar de investimentos, resolver gargalos e promover ganhos para a sociedade.

ANTECIPAÇÃO DOS INVESTIMENTOS CICLO DE INVESTIMENTO DE LONGO PRAZO Potencial de maior patamar de investimentos A prorrogação antecipada dos contratos de concessão de ferrovias traz a oportunidade de destravar alguns investimentos que dependem de maior horizonte de prazo para se viabilizarem. Investimentos antecipados 1996 2018 2026 Inv. realizados no 1º ciclo contratual Inv. previstos e viáveis no 1º ciclo contratual Inv. Previstos e viáveis com antecipação do 2º ciclo contratual Inv. Previstos no 2º ciclo contratual

FOCO DE ATUAÇÃO DA MRS NO FUTURO CORREDOR DE EXPORTAÇÃO Aumento na carga própria para importação e exportação e suporte ao plano das demais ferrovias no acesso ao porto de Santos. OCEANO ATLÂNTICO MINAS GERAIS Rio de janeiro São Paulo  Com a possibilidade de estender o prazo para amortização dos investimentos necessários, a MRS pode utilizar a sua expertise para avançar no mercado de Carga Geral e realizar projetos que podem destravar gargalos nas principais regiões metropolitanas do país (RJ e SP). Fila de caminhões em santos Dificuldades para escoar a safra EIXO RIO-SÃO PAULO Aumento do transporte de contêineres, produtos siderúrgicos e demais cargas entre as duas maiores metrópoles do país. Redução de caminhões na dutra

80% DOS INVESTIMENTOS REALIZADOS ATÉ 2030 CRONOGRAMA DE INVESTIMENTO PREVISTO – EM % DO TOTAL O cronograma dos investimentos proposto busca antecipar a grande maioria dos investimentos para o início do período. Até 2020 2020-2025 2025-2030 Após 2030

AUMENTO DA COMPETITIVIDADE Importância da repactuação para a cadeia logística AUMENTO DA COMPETITIVIDADE RIO DE JANEIRO OCEANO ATLÂNTICO MINAS GERAIS SÃO PAULO Os investimentos em Carga Geral beneficiam toda a cadeia logística pois criam alternativas ao transporte rodoviário principalmente no trecho entre Rio e São Paulo. Congestionamento de caminhões na rodovia Presidente Dutra Pela rodovia Dutra circulam cerca de 50% do PIB brasileiro

AUMENTO DA COMPETITIVIDADE Aumento da competitividade do modal ferroviário AUMENTO DA COMPETITIVIDADE Regiões agroindustriais Com o aumento dos investimentos no negócio Carga Geral haverá uma maior competitividade para os produtos com destino ao Porto de Santos. Campinas Jundiaí Rumo VLI Baixada Santista MRS Porto de Santos 

CRESCIMENTO NO VOLUME TRANSPORTADO Volume de Carga Geral previsto para o período (em MMTU) CRESCIMENTO NO VOLUME TRANSPORTADO 81% Os investimentos previstos no Plano de Negócios irão permitir aumentar o volume transportado de Carga Geral em 81% 2017 2018 2026 2036 2046 2056

Investimentos para redução de conflitos urbanos Viadutos Expectativa de uma série de investimentos para redução dos conflitos urbanos com a comunidade ao longo dos municípios situados na malha ferroviária Vedação da faixa de domínio Passarelas para pedestres Sinalização ativa

BENEFÍCIOS PARA A SOCIEDADE É a economia estimada de redução de frete para a cadeia logística R$ 21,8 BILHÕES MEIO AMBIENTE 6 milhões árvores poupadas com nova dormentação e R$ 600 milhões em redução de emissões R$ 3 BILHÕES Em tributos adicionais gerados 54 mil novos empregos Diretos e indiretos Em pagamento de outorga atual ao governo R$ 2,7 BILHÕES De economia com a redução de acidentes R$ 1,8 bilhão 9 MIL caminhões por dia a menos nas estradas