Lipídeos são substâncias hidrofóbicas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA
Advertisements

PROFª MARCIA CONCEIÇÃO DE SOUZA SILVA
ATIVIDADE BIOLOGIA CARBOIDRATOS - LIPÍDIOS – PROTEÍNAS
Ciências Moleculares e Celulares
Embora difamadas pela mídia, estas biomoléculas são essenciais para a manutenção de várias estruturas dos seres vivos e atuam e diversos processos metabólicos.
LIPÍDIOS NUTRIÇÃO HUMANA ProfaTEREZA CRISTINA BLASI.
LIPÍDIOS.
1. INTRODUÇÃO Compostos orgânicos de estrutura variada;
A importância dos alimentos
CITOQUÍMICA - LIPÍDEOS
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Metabolismo de Lipídeos
LIPÍDIOS FOP - UNICAMP Disciplina de Biociências I - Bioquímica
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS ARAPIRACA
Composição molecular da célula
BIOQUÍMICA.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS.
Parte 2 pág: 28 O estudo da célula.
Revisão – Biologia Celular
Diferenças Entre Substâncias Orgânicas e Inorgânicas
LIPÍDEOS.
BIOQUÍMICA - NUTRIÇÃO CARACTERÍSTICAS DOS ORGANISMOS VIVOS
Bioquímica Prof. Msc Brunno Macedo
PROF. ALEXANDRE S. OSÓRIO
Professora: Emanuelle Grace
Metabolismo das gorduras
ÉSTERES, LÍPIDES e SABÕES
Lipídios.
Lipidios Lipídios.
Lipídios e carboidratos
Lipídeos Estrutura e função.
Fundamentos Químicos da Vida
Lipídeos Prof. Emiliano Chemello
2 ORGANIZAÇÃO MOLECULAR DA CÉLULA
Questões de pesquisa Qual a principal característica dos lipídios?
ESCOLA MONTEIRO LOBATO
MOLÉCULAS ORGÂNICAS CARBOIDRATOS
Disciplina de Biologia Professora Viviane
Metabolismo dos Lipídios
Gorduras: importância e emulsões na alimentação humana
Membranas Biológicas.
Lipídios Profa. Halene Maturana.
Paula Costallat Cantão
LIPÍDIOS vol. 04 e 06 – frente A módulo 03
Fisiologia humana.
QUIMICA BIOQUIMICA FISIOLOGIA CELULAR.
LIPÍDIOS Insolúveis em água.
1. INTRODUÇÃO Compostos orgânicos de estrutura variada;
Substâncias Inorgânicas e Orgânicas
Carboidratos e lipídeos
Nádia Fátima Gibrim Lipídios Nádia Fátima Gibrim
LIPIDEOS São substâncias altamente insolúveis em água, devido à natureza hidrofóbica de sua estrutura de hidrocarbonetos. São constituídos principalmente.
Lipídios Aline Baroni.
ÁGUA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS ARAPIRACA Enfermagem
Lipídios.
Lipídios.
INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA
Lipídeos Estrutura e metabolismo Para consulta: Visão Bioquímica.
Membranas Biológicas Aula I.
Características dos Seres Vivos
LIPÍDIOS.
Profª Adriana de S. Nagahashi 2015
Metabolismo de Lipídios
Bioquímica:-ÁGUA.
Biologia 2º Bimestre Base Molecular da Vida
Lipídios.
Lipídios Substâncias orgânicas Insolúveis em água Tipos: Glicerídios
Transcrição da apresentação:

Lipídeos são substâncias hidrofóbicas. Os principais Lipídeos são: Triacilglicerídeos e Acidos Graxos Fosfolipídeos Esteróides Prostaglandinas Ceras São encontrados em todos os tecidos, mas principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura.

Triacilglicerídeos (TAGs) Os TAGs são Esteres do Glicerol ´ Triacilglicerídeo A hidrólise ácida dos TAGs leva aos correspondentes ácidos carboxílicos - conhecidos como Ácidos Graxos. Triacilglicerídeo Ác. Graxos Glicerol ou Glicerina H2O H+

Triacilglicerídeos (TAGs) Tanto os TAGs como os Ácidos Graxos são chamados de Óleos ou Gorduras. Óleo Líquido Gordura Sólida A presença de Insaturação nas cadeias de ácido carboxílico dificulta a interação intermolecular, fazendo com os óleos se apresentem no estado líquido. Já os Saturados, com uma maior facilidade de empacotamento intermolecular, tornam as gorduras, sólidas.

Triacilglicerídeos (TAGs) Os ácidos graxos são chamado de lipídios saponificáveis. A reação destes com uma solução de hidróxido de sódio produz o correspondente sal sódico do ácido, isto é, o sabão.

Triacilglicerídeos (TAGs) As moléculas de sabão são divididas em duas partes, uma cabeça hidrofílica (polar) e uma calda hidrofóbica (apolar) Na água, estes sais formam micelas. Nas micelas, as regiões hidrofílicas encontram-se em contato com a água, enquanto que as regiões hidrofóbicas ficam no interior do glóbulo, sem contato com a água.

Fosfolipídeos São Ésteres do Glicerofosfato. Semelhantes aos triacilglicerídeos, porém possuem um grupo altamente polar. Nesse grupo encontra- se o fósforo na forma de fosfato. Glicerofosfato A um dos oxigênios do fostato pode estar ligado grupos neutros ou carregados, como a colina, a etanoamina, o inositol, glicerol entre outros. As fostatidilcolinas, por exemplo, são chamadas de lecitinas. Fosfatidilcolina, uma lecitina

Fosfolipídeos Assim como as moléculas de Sabão, são capazes de formar pseudomicrofases em solução aquosa. Entrentanto os fosfolipídios se organizam em bicamadas, formando vesículas. Vesículas como as membranas celulares são elásticas e resistentes graças às interações hidrofóbicas entre os grupos apolares dos fosfolipídios. Estas membranas separam os componentes celulares do meio intercelular - dois sistemas aquosos!

Esteróides São lipídios estruturais presentes na membrana da maioria das células eucarióticas. É composto por um núcleo esteróide caracterizado por quatro anéis carbônicos fundidos. Eles atuam também como como Hormônios e, nos humanos, são secretados pelas gônadas, córtex adrenal e pela placenta. Progesterona Testosterona

Esteróides Um dos esteróides mais importantes o colesterol. Apesar da má fama, é um composto essencial para a vida. Colesterol Está presente nos tecidos de todos os animais. Além de outras funções, faz parte da estrutura das membranas celulares.

Esteróides Também é reagente de partida para a biossíntese de vários hormônios e da vitamina D. Dos compostos diferentes do complexo D, apenas dois são importantes: vitaminas D2 (ergocalciferol) e D3 (colecalciferol). Ambas podem ser formadas por radiação UV.

Esteróides O colesterol é sintetizado pelo fígado, em um processo regulado por um sistema compensatório: quanto maior for a ingestão de colesterol vindo dos alimentos, menor é a quantidade sintetizada pelo fígado. É insolúvel no sangue, para ser transportado é "embrulhados" em proteínas em um complexo chamado Lipoproteína.

Esteróides O modo pelo qual os bioquímicos geralmente as classificam as proteínas é baseado em sua densidade. A “Low-Density Lipoproteins“ (LDL) é a classe maléfica, transportam o colesterol do fígado, até as células dos tecidos. A "High Density Lipoproteins“ (HDL) ptransportam o excesso de colesterol de volta para o fígado.

O LDL quando em excesso deposita-se nas paredes dos vasos sanguíneas. Esteróides O LDL quando em excesso deposita-se nas paredes dos vasos sanguíneas. Com o tempo o LDL acaba sendo oxidado por radicais livres presentes na célula. A oxidação aciona um mecanismo de defesa e os glóbulos brancos juntam-se ao sítio inflamando-o

Esteróides Após algum tempo cria-se uma placa no meio do vaso sanguíneo onde ocorre uma deposição lenta de cálcio, na tentativa de isolar a área afetada. Isto pode interromper o fluxo sanguíneo normal e provocar inúmeras doenças cardíacas. A concentração elevada de LDL no sangue é a principal causa de cardiopatias.

Prostagladinas Estes lipídios não desempenham funções estruturais, mas são importantes componentes em vários processos metabólicos e de comunicação intercelular. A substância chave na biossíntese das prostaglandinas é o ácido araquidônico, que é formado através da remoção enzimática de hidrogênios do ácido linoléico. ácido araquidônico

Prostagladinas Prostaglandina A2 O ácido araquidônico é convertido a prostaglandinas pela ação da enzima ciclooxigenase, que adiciona oxigênios e promove sua ciclização. No organismo, o ácido araquidônico é estocado sob a forma de fosfolipídios, em membranas. Sob certos estímulos, o ácido é liberado do lipídio de estocagem (através da ação da enzima fosfolipase A2) e rapidamente convertido a prostaglandinas, que iniciam o processo inflamatório

Prostagladinas A cortisona tem ação anti-inflamatória por bloquear a ação da fosfolipase A2. Este é o mecanismo de ação da maior parte dos anti-inflamatórios esteróides. Cortisol Existem outras rotas onde o ácido araquidônico é transformado em prostaglandinas, algumas envolvem a formação de um intermediário, o ácido 5-hidroperoxy-6,8,1-eicosatetranóico (5-HPETE) que é formado pela ação da 5-lipoxigenase . Anti-inflamatórios não esteróides, como a aspirina®, impedem a formação das prostaglandinas bloquiando a 5-lipoxigenase, evitando assim o processo inflamatório.

Na vida oceânica é uma das principais fontes de alimentação e reserva. Ceras São ésteres de ácidos graxos (saturados ou insaturados) com álcoois de cadeia longa (16 a 22 carbonos). As ceras são utilizadas como capa protetora nos vertebrados, mantendo a pele flexível e lubrificada. Nas plantas servem também para manter a umidade. Na vida oceânica é uma das principais fontes de alimentação e reserva.

Os lipídeos possuem funções como: Armazenamento de energia Manutenção da temperatura Proteção contra choques mecânicos Constituição das membranas celulares Capa cerosa das plantas E ainda: Co-fatores enzimáticos, transportadores de elétrons, pigmentos que absorvem radiação luminosa, agentes emulsificantes, hormônios e mensageiros intracelulares.