Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior

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Transcrição da apresentação:

REFLEXÕES SOBRE O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior Sorocaba/ 2007

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Documento elaborado pelo MEC através da Secretaria de Educação Fundamental (1998). Composto de 3 volumes: Volume 1: Introdução Volume 2: Formação pessoal e social Volume 3: Conhecimento de mundo

OBJETIVOS DO DOCUMENTO Contribuir para a reflexão sobre o planejamento e a avaliação da prática educativa de crianças de 0 a 6 anos de idade.

VOLUME 1 - INTRODUÇÃO Apresenta reflexões sobre as creches e pré-escolas brasileiras. Discute concepções de educação, de criança e de formação profissional. Reflete sobre o cuidar e o educar. Fala da necessidade de inclusão. O brincar como direito da criança.

VOLUME 2 – FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Visa elaborar discussões sobre a construção da identidade e autonomia das crianças. Construção de vínculos afetivos. Sexualidade e relações de gênero. Aprendizagem (imitação, brincar, imagem corporal).

VOLUME 2 – FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL TRAZ OS CONTEÚDOS E OBJETIVOS PARA AS CRIANÇAS DE 0-3 ANOS E DE 4 A 6 ANOS. ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS (auto-estima, cuidados pessoais, segurança, identificação, respeito à diversidade etc). ORIENTAÇÕES GERAIS (alimentação, dentes, banho, sono e repouso, trocas de fraldas) OBSERVAÇÃO, REGISTRO E AVALIAÇÃO FORMATIVA.

VOLUME 3 – CONHECIMENTO DE MUNDO Tem como objetivo retomar o debate sobre a construção de diferentes linguagens associadas as áreas e seus objetos de conhecimento: MOVIMENTO MÚSICA ARTES VISUAIS LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NATUREZA E SOCIEDADE MATEMÁTICA

VOLUME 3 – CONHECIMENTO DE MUNDO PARA CADA UMA DAS ÁREAS: A criança e o movimento, música, linguagem (justificativa). Objetivos. Conteúdos. Orientações gerais para o professor (organização do tempo, observação, registro e avaliação formativa.

A CRIANÇA E O MOVIMENTO OBJETIVOS (0 A 3 ANOS) SEGUNDO O REFERENCIAL: Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo. Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação. Deslocar-se com autonomia no espaço (andar, correr, saltar etc) Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento para o uso de objetos diversos.

A CRIANÇA E O MOVIMENTO OBJETIVOS (4 a 6 ANOS) SEGUNDO O REFERENCIAL: Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento (brincadeiras, danças, jogos etc). Explorar o movimento – capacidades físicas> força, resistência, flexibilidade = conhecer os seus limites. Ampliar possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos. Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo.

AVANÇOS, PROBLEMAS E RETROCESSOS MAIS UMA PROPOSTA ENTRE OUTRAS POSSÍVEIS. HOUVE UM DEBATE AMPLO NA ÁREA? OS RCNEI SÃO SEGUIDOS À RISCA POR ALGUMAS INSTITUIÇÕES. CONFUSÃO TERMINOLÓGICA E CONCEITUAL NO DOCUMENTO. DISCUSSÃO POUCO APROFUNDADA. MANUAL?