SEMINÁRIO DE DIREITO ELETRÔNICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Advertisements

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA. PORTAL DA TRANSPARÊNCIA.
O Programa: Plano Estadual de Fomento à Transparência Municipal.
Programa Nacional de Apoio à Administração Fiscal dos Municípios Brasileiros - PNAFM Aplicação das Normas e Procedimentos do BID 07/11/2006.
Portal de Compras CAIXA
TEMA 08 – SERVIÇOS DISPONÍVEIS NA INTERNET Profª Ana Patrícia e Paula Karini Web-tutora Aline Salles INFORMÁTICA FORENSE AULA 12 – 03/05/2006.
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Licitações e Contratos Emerson César da Silva Gomes
Licitações e Contratos
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
LICITAÇÕES E CONTRATOS
LICITAÇÕES E CONTRATOS
LICITAÇÕES Alexandre Cândido de Souza
CAPACITAÇÃO DO GESTOR SETORIAL SIAD
CADASTRO GERAL DE FORNECEDORES - CAGEF
REGISTRO DE PREÇOS.
PROJETO PORTAL DE COMPRAS GOVERNO
COMO O GOVERNO COMPRA: Análise e Procedimentos Adotados
Comunicação de Estado, Comunicação de Governo: Divergências e Convergências Bruno Caetano Secretário de Comunicação do Estado de São Paulo 28/08/2008.
Compras Governamentais e Micro e Pequenas Empresas
MÓDULO: MODALIDADES DE LICITAÇÃO
Legislação Decreto N.º de 30 de março de 2001
O que é Pregão?.
Licitação.
PREGÃO SAEB/CCL SALVADOR, 18 e 19 DE MARÇO DE 2008
SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Liege Gomes Machado de Melo
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
Lei de Acesso à Informação Secretaria de Gestão Pública Lei Federal de 18.nov.2011 Decreto Estadual de 16.mai jul.2012 e-SIC.
Superintendência de Serviços Administrativos Diretoria de Material
Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Assuntos Administrativos XVI Reunião Extraordinária do FONDCF SIASG Odilon Borges de Souza.
O que é o que é: é pequeno, escuro e está batendo à sua porta?
CT - Tecnologia e Inovação. Embasamento Legal Lei Complementar 123/2006  Facilita a abertura e fechamento da MPE;  Simplifica o pagamento de impostos;
A UTILIZAÇÃO DA LICITAÇÃO PARA EXECUÇÃO DOS RECURSOS
PROCEDIMENTOS PARA O PROCESSO DE COMPRAS
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Regulamenta o acesso à informação previsto na CF Abrange todos os entes, poderes, órgãos e entidades Para implantação exige um conjunto de iniciativas.
A Lei de Acesso à Informação
Atividades e atos administrativos
LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
TRANSPARÊNCIA NOS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO
Alteração da Lei de Licitações PL 7.709/2007 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
ÉTICA E GOVERNANÇA: OUVIDORIA PARA A CIDADANIA
Transparência Ferramentas de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM Gilsoni Albino Lunardi Diretor.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
Projeto do Semestre, Agosto, 2010 Turma 14/Grupo J Ministério do Meio Ambiente.
Lei nº 8.666/93.
Parte II ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Sistema de Acesso à Informação integrado à Rede Catarinense de Informações Municipais - RedeCIM Emerson Souto Coordenador Tecnologia da Informação e Projetos.
O que é licitação? É um procedimento administrativo formal, isonômico, de observância obrigatória pelos órgãos/entidades governamentais, realizado anteriormente.
1) Etapas: empenho, liquidação e pagamento
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Compras/Contratações
Licitação Lei 8.666/93.
PREGÃO ELETRÔNICO: NOÇÕES SOBRE PROCEDIMENTOS
LICITAÇÃO.
IMPLANTAÇÃO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
Transparência Pública LAI – Lei de Acesso à Informação.
Direito à Informação Previsto na Constituição Federal Regulamentado na Lei /2011 Em vigência completa a partir de Maio/2012 No município, regulamentado.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Portal de Compras do Governo Federal - Comprasnet.gov.br -
Dinâmica das Compras Públicas
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
PREGÃO ELETRÔNICO O que é ? Utilizada pelo governo brasileiro para realizar contratos administrativos de bens e serviços comuns, independentemente do valor.
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
AQUISIÇÕES NA ESFERA PÚBLICA (COMPRAS). PRINCIPIO CENTRAL DOS GASTOS PÚBLICOS: -Por não se tratar de recurso próprio (privado), o recurso público precisam.
27/08/ º FONAC Florianópolis – SC Apresentação do Sistema Informa Maceió.
Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO DE DIREITO ELETRÔNICO DIREITO ADMINISTRATIVO Nomes: Bernardo Dosso, Carolina Scroferneker, Rodrigo Leitão e Nathália Brehm.

Princípios Constitucionais da Administração Pública (Art. 37, caput.) Princípio da Legalidade   Princípio da Moralidade Princípio da Impessoalidade  Princípio da Publicidade (LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO) Princípio da Eficiência (PREGÃO ELETRÔNICO)

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO: A Lei 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011 efetiva o direito previsto na Constituição de que todos têm a prerrogativa de receber dos órgãos públicos além de informações do seu interesse pessoal, também aquelas de interesse coletivo. Isto significa que a Administração cumpre seu papel quando divulga suas ações e serviços, mas também deve estar preparada para receber demandas específicas.

NOVOS MECANISMOS DE ACESSO À INFORMAÇÃO: A fim de democratizar o acesso à informação foram criados diversos portais de acesso via internet, aos quais destacamos: PORTAL DA TRANSPARÊNCIA: O Portal da Transparência do Governo Federal é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), lançada em novembro de 2004, para assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos. O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar.

O e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão): O e-SIC permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso a informação para órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. Por meio do sistema, além de fazer o pedido, será possível acompanhar o prazo pelo número de protocolo gerado e receber a resposta da solicitação por e-mail; entrar com recursos, apresentar reclamações e consultar as respostas recebidas. O objetivo é facilitar o exercício do direito de acesso às informações públicas.

TRANSPARÊNCIA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA RS:

PREGÃO ELETRÔNICO:

PREGÃO ELETRÔNICO: O pregão eletrônico é a modalidade de licitação feita sob medida para a aquisição de bens e serviços comuns, independente do valor estimado, exceto no caso de obras de engenharia, locações imobiliárias e alienações em geral. O pregão eletrônico foi criado visando, basicamente, aumentar a quantidade de participantes e baratear o processo licitatório. É um método que amplia a disputa licitatória, permitindo a participação de várias empresas de diversos estados, na medida em que dispensa a presença dos participantes. Se trata de uma modalidade ágil, transparente e que possibilita uma negociação eficaz entre os licitantes.

O fornecedor interessado em participar do pregão eletrônico deve cadastrar-se por meio do web site do órgão solicitante. O fornecedor normalmente recebe uma senha, que permite o acesso à opção para certificação da empresa. Após a confirmação da certificação, o fornecedor está habilitado a participar dos pregões referentes àquele órgão. O pregão eletrônico acontece como numa sala de bate-papo, onde as propostas são apresentadas pelos concorrentes. Inicia-se com a fixação da menor proposta. O pregoeiro então instiga os concorrentes a fazer lances até que não haja mais propostas. O pregão ocorre como um leilão ao contrário, onde ganha o fornecedor que oferecer o menor preço pela mercadoria ou serviço. Normalmente, a identidade dos autores dos lances não é revelada aos demais concorrentes. DECRETO Nº 5.450, DE 31 DE MAIO DE 2005.

BIBLIOGRAFIA http://www.amprs.org.br/arquivos/revista_artigo/arquivo_1246468989.pdf http://www.acessoainformacao.gov.br/acessoainformacaogov/ http://www.caixa.gov.br/compras_caixa/outros_compradores/pregao_eletronico/index.asp http://www.al.rs.gov.br/ http://jus.com.br/artigos/3575/primeiras-linhas-em-direito-eletronico