Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
TRANSFORMAR AS PRÁTICAS PARA CONHECÊ-LAS: PESQUISA-AÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. Autor: Gilles Monceau Hoje em dia pesquisa-ação e pesquisa-intervenção.
Pedagogia da pesquisa-ação
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Plano de Trabalho Docente
Quadro geral das Ciências da Educação.
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Educação e Práticas Pedagógicas
Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Núcleo Regional de Educação de Toledo
EDUCAÇÃO e seus sentidos
Afinal, o que é Planejamento?
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Prática Educativa Pedagogia e Didática Prática Educativa e Sociedade
Plano de Trabalho Docente
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
Planejamento.
Características de um bom professor de biologia
Educação.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Introdução à Prática da Pesquisa I
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Didática: organização do trabalho pedagógico
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Organização do Trabalho Pedagógico
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Introdução a Questão Social
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
Intencionalidade Pedagogógica: O papel da Supervisão no PIBID
Universitarização da formação de professores e fenomenologia: caminhos opostos para a Didática? Edna Duarte de Souza.
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
SILVANA BERBEL FERNANDES
VYGOTSKY: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Diferentes modelos epistemológicos em pesquisa
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Política Educacional Brasileira
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
FACULDADE REGIONAL DO JACUÍPE - FARJ Práxis – ou indissociabilidade entre teoria e prática e a atividade docente PESQUISA.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Cap. II REFLEXIVIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Outra oscilação do pensamento brasileiro (José Carlos Libâneo)
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
Estágio Supervisionado II
PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA
O que entendemos por teoria e por prática.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Transcrição da apresentação:

Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela Panorama atual da Didática no quadro das Ciências da Educação: Educação, Pedagogia e Didática Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela

Estatuto científico da Ciência da Educação Didática: ensino – aprendizagem. Questão epistemológica da Educação Exame, origem, poder, limites...

Estatuto científico da Ciência da Educação A educação não tem sido suficientemente tematizada como área de investigação de uma ciência. Necessidade de se construir um campo específico da ciência da educação. Sujeito e objeto se imbricam mutuamente e se constituem mutuamente.

Estatuto científico da Ciência da Educação Pela investigação o homem transforma a educação e é transformado por ela. Prática social histórica que se transforma pela ação dos homens em relação.

Ciências da Educação ou Pedagogia Campo de aplicação de outras ciências. Qual é o campo da Pedagogia? O campo da Pedagogia, no caso da educação escolar, é o ato pedagógico que envolve o aluno, o saber, o professor, a situação institucional. Análise do comportamento em uma situação.

Ciências da Educação ou Ciência específica da Educação Desafio da ciência da educação é “construir um conhecimento que ultrapasse a tapeçaria dos conhecimentos dispersos pelas ciências” Especificar o objeto educativo.

Do objeto da Ciência da Educação: a prática educativa Natureza do objeto da Pedagogia – educação como prática social Pedagogia como ciência prática e normativa da educação, preocupada com a ação de educar, com o ato educativo e com a intervenção no ato. Ciência da educação – objeto: educação enquanto prática considerará a educação em seus diferentes níveis: nível institucional, nível dos movimentos pedagógicos e o nível dos programas de investigação científica.

Do objeto da Ciência da Educação: a prática educativa Pedagogia como uma ciência de um objeto inconcluso, histórico, que se modifica pela ação (relação) que o sujeito estabelece com ele e que, por sua vez, o modifica, não podendo ser, pois apreendido integralmente. Ciência da Educação (Pedagogia) será dialética na medida em que torna possível a antecipação de uma práxis educacional transformada.

Do objeto da Ciência da Educação: a prática educativa O empreendimento da Pedagogia dialética é proceder à análise situacional da educação para elucidação de situações como sendo educativas, a interpretação do sentido da educação como formação humana, a auto-reflexão dialética sobre possibilidades e limitações de enunciados pedagógicos da e para a prática educacional. A Pedagogia precisa revelar de modo crítico/analítico as contradições sociais, os movimentos de alienação na práxis educacional e socialização anteriores, para daí criar as precondições teoricamente conscientes para uma revelação prática desta alienação.

Do objeto da Ciência da Educação: a prática educativa Método Dialético: Apreensão do caráter histórico do objeto de conhecimento. Categorias totalidade, contradição, mediação. Relação parte-todo, todo-parte. Caráter relativo, parcial, provisório de todo conhecimento histórico.

Ciência da Educação (Pedagogia) e Didática Didática é uma área de estudo da Pedagogia – Ciência da Educação Tem caráter prático, seu objeto de estudo específico é a problemática do ensino, enquanto prática de educação, é o estudo do ensino em situação. O ensino e sua intencionalidade.

Ciência da Educação (Pedagogia) e Didática As situações de ensino que tradicionalmente constituem preocupação da Didática são aquelas desenvolvidas em “aula”, nas escolas. Ultrapassar a sala

Ciência da Educação (Pedagogia) e Didática Aula é um microcosmo no qual estão presentes as contradições sociais. Considerar a situação de ensino como situação dialética. O objeto de estudo da Didática é a problemática do ensino em situação. O estudo vai além de conhecer a estrutura e funcionamento dos processos que já existem, deve estudar possibilidades.

Professora Márcia Gomes Construções de uma nova realidade. [...] os processos de ensino aprendizagem são fenômenos intencionais e ocorrem nas instituições da sociedade, na prática social. Captar a tensão dialética (contraditória e conflitiva) entre necessidade de transmissão cultural e transformação social. Professora Márcia Gomes

Tensão dialética entre o existente e o necessário – cerne da investigação didática. Reflexão didática – compromisso com a transformação social.

Didática fundamental – (Vera Maria Candau) estruturantes do método: O conteúdo, a estrutura e a organização interna especificas de cada área do conhecimento (negando, portanto, a teoria do método único) Sujeito da aprendizagem. Elemento lógico O elemento contextual onde se dá a prática pedagógica. Os fins da educação.

Didática como disciplina: “Programa de estudos do fenômeno processo de ensino aprendizagem – objetivando preparar os professores para a atividade sistemática de ensinar em uma dada situação histórico-social, inserindo-se nela para transformá-la a partir das necessidades aí identificadas de direcioná-la para o projeto de humanização.” (p.68)