ADMINISRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NA EMPRESA Situação Problema 04

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Natureza do Marketing
Advertisements

Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial
PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Sistemas de Informações Gerenciais
Objetivos do Capítulo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco.
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Sistema de Informação Gerencial
Capítulo III - Enfoques modernos de gestão
CONCORRÊNCIA.
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Sistemas de Apoio às Operações
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
Informação - Conceitos
Sistemas Empresariais Básicos
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
Sistemas de Informação - Objetivos
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Sistema de Informações
Sistemas de Informação Capítulo 1
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
Gildo de Almeida Leonel
Data Warehouse & Data Mining
SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA
SIM - Sistema de Informações de Marketing
Tecnologia da informação Aula 1 – Introdução - Fundamentos dos componentes do Sistema de Informação. Profº Erich.
Cadeia de Valor.
Conceitos de Gestão da Informação
Por que estudar sistemas de informação?
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Função da Administração:
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I
Estratégia Organizacional
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Planejamento Estratégico
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO ALIADO A GESTÃO EMPRESARIAL
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
Sistemas de Informações Gerenciais 2010/01 Prof. Ms. Adriana M. Martins
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
Planejamento Estratégico
SIM - (Sistema de Informação em MKT)
Tipos de Sistemas de Informação
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Juliana Caminha Noronha
Sistemas de Informações Gerenciais
Processos Administrativos Aula 1
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Disciplina: Inteligência Artificial
Capítulo 2: SIG / SAD / SAE.
Disciplina:Sistemas de Informação
BOA NOITE.
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
Sistemas de Informação
Introdução à Administração
Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
Tecnologia da Informação Faculdade Católica Salesiana de Vitória Prof. Antonio Márcio Mendonça.
Tecnologia da Informação
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
Transcrição da apresentação:

ADMINISRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NA EMPRESA Situação Problema 04 ADMINISTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS ADMINISRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NA EMPRESA Situação Problema 04

ORQUÍDEAS CONFECÇÕES RESULTADOS OBTIDOS COM A CONSULTORIA p. 02 SITUAÇÃO PROBLEMA 04 2oSem2010 ADMINISTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS ADMINISTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NA EMPRESA ORQUÍDEAS CONFECÇÕES SITUAÇÃO PROBLEMA 04 RESULTADOS OBTIDOS COM A CONSULTORIA Não tem problemas de caixa Problemas de produtividade deixaram de existir Agilidade na troca de informação Maior controle no registro dos dados de seus processos de negócios O mapeamento dos processos e a implementação do ERP SAP R/3 parecem ter solucionado seus problemas

ORQUÍDEAS CONFECÇÕES PONTOS-CHAVE DO PROBLEMA SITUAÇÃO PROBLEMA 04 2oSem2010 ADMINISTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS ADMINISTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NA EMPRESA ORQUÍDEAS CONFECÇÕES SITUAÇÃO PROBLEMA 04 PONTOS-CHAVE DO PROBLEMA O volume de vendas está decaindo. Houve aumento da concorrência com produtos similares e menores preços. Não conhecer seus concorrentes a fundo pode ser um risco para as suas vendas e decisões. O Sr. Vieira percebeu que não pode tomar uma decisão sem conhecer o comportamento do seu mercado.

COMO CONHECER O COMPORTAMENTO DO MERCADO? SITUAÇÃO PROBLEMA 04 2oSem2010 ADMINISTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS ADMINISTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NA EMPRESA COMO CONHECER O COMPORTAMENTO DO MERCADO? PESQUISANDO O AMBIENTE EXTERNO DA EMPRESA AMBIENTE DA EMPRESA MICROAMBIENTE Fornecedores, clientes, públicos, concorrentes, a empresa MACROAMBIENTE Econômico, político, demográfico, cultural, natural, tecnológico

E COMO CONHECER A CONCORRÊNCIA? p. 05 SITUAÇÃO PROBLEMA 04 2oSem2010 ADMINISTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS ADMINISTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NA EMPRESA E COMO CONHECER A CONCORRÊNCIA? Na busca por informações relevantes para uma empresa observa-se, hoje, o emprego de um processo, considerado como uma ferramenta de suporte, denominado de Inteligência Competitiva. INTELIGÊNCIA COMPETITIVA A Inteligência Competitiva é definida como um processo sistemático para compilação e disseminação de informação competitiva.

Identificação e seleção de fontes, coleta de dados e triagem p. 06 SITUAÇÃO PROBLEMA 04 2oSem2010 ADMINISTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS ADMINISTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NA EMPRESA A INTELIGÊNCIA COMPETITIVA obedece 5 operações básicas: 1. PLANEJAMENTO Necessidade de informação e atores envolvidos 2. COLETA Processamento de dados e armazenamento 3. TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO Identificação e seleção de fontes, coleta de dados e triagem 4. ANÁLISE E VALIDAÇÃO DA INFORMAÇÃO 5. UTILIZAÇÃO, DISSEMINAÇÃO E AVALIAÇÃO

SISTEMA DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA SITUAÇÃO PROBLEMA 04 2oSem2010 ADMINISTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS ADMINISTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NA EMPRESA SISTEMA DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA DEVE ESTAR FUNDAMENTADO EM UM PROGRAMA DE MONITORAÇÃO, QUE DEPENDE DE TRÊS CARACTERÍSTICAS DOMINANTES: 1. CONSTÂNCIA – estudar constantemente seu ambiente; 2. ENVOLVIMENTO – a monitoração do ambiente deve ser um esforço corporativo; 3. LONGEVIDADE – compreender que se leva tempo em gerar, em toda a empresa, o compromisso com a monitoração.

FONTES DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA SITUAÇÃO PROBLEMA 04 2oSem2010 ADMINISTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS ADMINISTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NA EMPRESA FONTES DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA Banco de dados comerciais Publicações especializadas Clipping de notícias e Anúncios Anúncio de oferta de emprego Estudos publicados Relatórios sobre empresas Arquivos Públicos Exposições, feiras e literatura sobre produtos Contatos pessoais

INTELIGÊNCIA QUE A EMPRESA IRÁ PRECISAR: SITUAÇÃO PROBLEMA 04 2oSem2010 ADMINISTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS ADMINISTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NA EMPRESA A ORQUÍDEAS CONFECÇÕES VEM ENFRENTANDO O AUMENTO DA CONCORRÊNCIA EM SEU MERCADO/AMBIENTE INTELIGÊNCIA QUE A EMPRESA IRÁ PRECISAR: Produtos e serviços - novas características; ofertas; fragilidades Análise do valor das proposições - O que é? É mais atraente que o seu? Força para atuar sem retorno/Recursos Financeiros Capacidade tecnológica Planos de venda e comercialização

COMO INCLUIR ESSES DADOS NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA EMPRESA? SITUAÇÃO PROBLEMA 04 2oSem2010 ADMINISTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO e TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO SOBRE A MOTIVAÇÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR fatores influenciadores: Culturais – Pessoais – Psicológicos - Sociais COMO INCLUIR ESSES DADOS NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA EMPRESA? SISTEMAS DE APOIO AO EXECUTIVO OU EXECUTIVE INFORMATION SYSTEM (EIS) O EIS tem como característica o uso intensivo de dados do ambiente interno e externo da empresa. CASSARRO - Cap. 7 e Apostila - TI

RELACIONAMENTO ENTRE SISTEMAS p. 11 SITUAÇÃO PROBLEMA 04 2oSem2010 ADMINISTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO e TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO RELACIONAMENTO ENTRE SISTEMAS SISTEMAS DO NÍVEL ESTRATÉGICO SAE SISTEMAS DO NÍVEL GERENCIAL SIG e SAD STC SISTEMAS DO NÍVEL DE CONHECIMENTO SISTEMAS DO NÍVEL OPERACIONAL SPT VENDAS E MARKETING RECURSOS HUMANOS ÁREAS FUNCIONAIS FABRICAÇÃO FINANÇAS CONTABILIDADE

p. 12 SITUAÇÃO PROBLEMA 04 2oSem2010 ADMINISTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO e TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO Sugestão de Leitura: LAUDON, K.; LAUDON,J. Sistemas de informação gerenciais. São Paulo: Pearson, 2005. Capítulo 1, 2 e 3. REZENDE, D. A.; ABREU, A. F. de. Tecnologia da Informação aplicada a sistemas de informação empresariais. São Paulo : Atlas, 2009. Cap.8. CASSARRO - Cap. 7 e Apostila - TI