©2000 Prentice Hall Objetivos ä Os componentes de um moderno sistema de informações de marketing ä Sistema de pesquisa de marketing ä Sistema de apoio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SIG Conceituando: Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação
Advertisements

PESQUISA E SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Sistema de Informações
CONCORRÊNCIA.
CONCEITOS ELEMENTARES
SIM- Sistemas de Informação de Marketing
SIM(SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING) PESQUISA DE MARKETING
PESQUISA DE MERCADO Prof. Wagner Andrade
IDÉIAS QUE USAM O PENSAMENTO SISTÊMICO
PLANEJAMENTO DA PESQUISA
Por Que o Pesquisador Social Utiliza a Estatística
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Capítulo 4 Coleta de Informações e Mensuração da Demanda de Mercado
Sistema de Informações de Marketing
Marketing de Varejo.
O processo de pesquisa de mercado
Avaliação do RUP como processo para desenvolvimento de software
Capítulo 3 A Conquista de Mercados: Planejamento
SIM - Sistema de Informações de Marketing
Aula 08.
Administração de Marketing I
Pesquisa de Mercado A mais poderosa ferramenta de marketing.
Pesquisa em Comunicação
Administração de Marketing I
Pesquisas e Sistemas de Informação de Marketing
Área de Pesquisa: Redes de Computadores
BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões.
Metodologia de Pesquisa
Processo de Administração de Mkt Tecnólogo em Logística Marketing – ADM353 Diego Bolsi Martins
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Conhecer Conhecimento.
FMU PROFESSORA: SANDRA MARA TENCHENA FERRAMENTAS DE MARKETING
O que é Marketing? Para a American Marketing Association, marketing é o processo de planejamento e execução quanto a concepção, preço, promoção e distribuição.
Como Melhorar a Tomada de Decisão
Planejamento Estratégico
4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO 4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO.
SIM - (Sistema de Informação em MKT)
Publicidade e Propaganda
Pesquisa de Mercado e Opinião
A Natureza da Estatística
MARKETING I.
CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS
PROJETO DE ESTÁGIO - METODOLOGIA
Prof.ª Chayane C. de Souza
Juliana Caminha Noronha
Conceitos e Modalidades
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, Carlos Freire
AULA 4 Marketing.
PESQUISADEMARKETING Edição Compacta Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
Pesquisa de Marketing ou Pesquisa Mercadológica
PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta 1 Professor Pesquisa de Mercado – Pós e Graduação Administração Estratégica - Graduação Mídias Digitais – Pós-graduação.
Aspectos Conceituais da Epidemiologia
Fundamentos de Marketing
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA Curso: SERVIÇO SOCIAL
MARKETING SISTEMAS DE INFORMAÇÕES DE MARKETING 1.
Disciplina: Técnicas de Vendas Aula 1
Sistema de Informações de Marketing (SIM)
PREVISÃO E MENSURAÇÃO DA DEMANDA EM MARKETING
Prof. Ms. Rogério Morgado Marketing Turístico 2 Material de Referência 1°. Sem I Jan/08.
Pesquisa de Mercado Prof. Ms. Cláudio Zanutim. Objetivo Definir as metodologias para o desenvolvimento de pesquisas de mercado, para lançamentos de novos.
Sistema de Inteligência de Marketing
Título do artigo escolhido Grupo: Aluno x. Qual o título do artigo?
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Transcrição da apresentação:

©2000 Prentice Hall

Objetivos ä Os componentes de um moderno sistema de informações de marketing ä Sistema de pesquisa de marketing ä Sistema de apoio a decisões de marketing

©2000 Prentice Hall sistema de informações de marketing (SIM) Um sistema de informações de marketing (SIM) é constituído de pessoas, equipamentos e procedimentos para coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição de informações necessárias de maneira precisa e oportuna para os que tomam decisões de marketing. sistema de inteligência de marketing Um sistema de inteligência de marketing é um conjunto de procedimentos e fontes usados por administradores para obter informações diárias sobre ambiente de marketing e concorrentes.

©2000 Prentice Hall Definição dos Problemas e dos Objetivos da Pesquisa Pesquisa Exploratória Pesquisa Descritiva Pesquisa Causal Testa as relações de causa e efeito. Testa as hipóteses a respeito das relações de causa e efeito. Testa as relações de causa e efeito. Testa as hipóteses a respeito das relações de causa e efeito. Demonstra a natureza do problema - sugere soluções ou novas idéias. Demonstra a natureza do problema - sugere soluções ou novas idéias. Determina dimensões.

©2000 Prentice Hall Abordagens de Pesquisa Dados comportamentais Grupo de foco Levantamentos Experimental Observação

©2000 Prentice Hall Fontes Secundárias de Dados ä Fontes internas ä Publicações governamentais ä Livros e periódicos ä Informações comerciais ä On-line ä Associações ä Informações sobre negócios

©2000 Prentice Hall O Processo de Pesquisa de Marketing Definição do problema e dos objetivos da pesquisa da pesquisa Definição do problema e dos objetivos da pesquisa da pesquisaDesenvolvimento do plano do plano de pesquisa Desenvolvimento do plano do plano de pesquisa Coleta de informações informações Análise das informações informações Apresentação das conclusões Apresentação