« O sistema de Gestão da Qualidade do INE « Maria João Zilhão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Common Assessment Framework CAF Estrutura Comum de Avaliação
Advertisements

Apresentação da proposta do
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Avaliação: o que fazemos? Avaliação de resultados,
Excelência Organizacional – Modelo EFQM
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
“Gestão da Qualidade no Terceiro Sector” Serviço de Apoio Domiciliário
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
Ideias-chave do controlo de gestão
Gestão Integrada de Negócios
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Administração para Engenharia
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Questionário de Avaliação Institucional
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
1 35ª Reunião da Qualidade Sessão - fechada 11/5/2004.
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Avaliação de desempenho dos docentes
Inventário de ciclo de vida do Diesel
Francine Martel-Vaillancourt Vice-ministra Novembro de 2002
Apresentação da Empresa
Modelo Integrado de Aplicação da CAF
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
ESTRUTURA COMUM DE AVALIAÇÃO CAF 2006
PLANO DE ACTIVIDADES Linhas de Acção I.Apoiar os Doentes ELA e Familiares II.Divulgar a ELA e a APELA III.Acompanhar e Promover a Investigação e Evolução.
AUTOAVALIAÇÃO.
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
GESTÃO DOCUMENTAL DCAR / SETOR DE ARQUIVO E MICROFILMAGEM 2004.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DAS DISCIPLINAS
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR Sandra Chaveiro Ano Lectivo 2011/2012 INSTRUMENTOS DE APOIO À GESTÃO.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
SISTEMA INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Salas de Matemática.
Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Resultados da implementação da CAF Arraiolos, 17 de Abril de 2009.
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
Direcção Regional de Organização e Administração Pública
Normas de Gestão na CARE
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 15 de Junho de 2005.
Carlos Loureiro Provedor de Ética da EDP Ética e Segurança na Empresa Lisboa, 26 de Março de 2009.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
FURNAS Centrais Elétricas S.A MW de Potência Instalada Km de Linha de Transmissão MVA de Capacidade de Transformação R$ Milhões.
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
A ISO 9001 NA CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO DO HDFF Ana Gandra Ferrer Antunes Figueira da Foz, 27 de Novembro de 2008.
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GESPÚBLICA
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
QI_PME Norte Balanço de Competências Organizacional.
A importância e vantagens de um Rating
Índice Capítulo 1 - Quem somos Capítulo 2 - Âmbito do Projecto
Indicadores da Qualidade
Competências Direcção Liderança Gestão organizacional.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
SIADAP – Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho da Administração Pública Caroline Silva.
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 2 As Normas ISO 9000:2000 José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Transcrição da apresentação:

« O sistema de Gestão da Qualidade do INE « Maria João Zilhão 30 . Junho . 2005 «

SEN / INE /Órgãos Delegados Empresas Indivíduos Famílias Admin. Pública Outros Prestadores de Informação SEN / INE /Órgãos Delegados Cidadãos Eurostat Empresas Outros Comunicação Social Admin. Pública Utilizadores

« « Declaração de Missão Produzir e colocar à disposição de toda a sociedade informação estatística de qualidade reconhecida, que apoie a tomada de decisões, o debate público e a investigação, promovendo activamente a coordenação, o desenvolvimento e a divulgação da actividade estatística do país. « «

Declaração de Visão « O INE deve estar ao nível das melhores práticas internacionais em Sistemas Estatísticos com condições comparáveis. « «

« « Valores (I) Independência profissional Imparcialidade e objectividade Orientação para os clientes Metodologia Estatística sólida Respeito pelos fornecedores de informação Confidencialidade Eficiência « «

« « Valores (II) Compromisso com a qualidade: Relevância Precisão e fiabilidade Oportunidade e pontualidade Coerência e comparabilidade Acessibilidade e clareza « «

Quatro vectores centrais do Plano de Desenvolvimento Estratégico « Orientação para o Cliente Assegurar a contínua credibilidade e qualidade da produção Aumentar a eficiência da actividade Contribuir para a racionalidade do Sistema Estatístico « «

« Direcção Modelo Organizacional da Função Qualidade 3 9 Comissão Permanente para a Qualidade (1996) 3 Unidade de Gestão da Qualidade (1999) 14 23 Auditores Internos (1999) Pólos da Qualidade (1997) «

Condições Básicas de Sucesso para a Implementação do Sistema da Qualidade « Empenho e liderança da Direcção e Chefias Sensibilização e motivação de todos os trabalhadores « «

Acções de Sensibilização e Motivação para a Qualidade « « «

« « Objectivos das Acções Apresentar o Sistema da Qualidade do INE Sensibilizar todos os colaboradores para a importância da Qualidade Incentivar a participação de cada colaborador na implementação do Sistema da Qualidade « «

« Programa das Acções da Qualidade 1 2 3 Secretariado Para a Modermização Administrativa “A importância da Qualidade em Serviços Públicos” 2 “QUALINEST” DPCI 3 Unidades Orgânicas Pólos da Qualidade Auto-avaliação Acções de melhoria «

Principais actividades da UGQ Sistema Documental Auditorias Internas da Qualidade e coordenação das auditorias externas Painel de Indicadores da Qualidade Sistema Interno de Sugestões de Melhoria Reclamações e sugestões externas Satisfação dos clientes externos e internos «

Sistema Documental da Qualidade Manuais de Procedimentos Manual da Qualidade Processos A Carta da Qualidade Quest. Indic. B B Manuais de Procedimentos C Instrumentos de Gestão da Qualidade

Auditorias Internas da Qualidade Objectivos: Grau de aplicação dos procedimentos (MPPE) Adequação dos procedimentos (MPPE) Resultados: Identificação de oportunidades de melhoria Implementação de acções correctivas / preventivas Auditor / “Consultor” (perspectiva pedagógica) Motivação / Envolvimento

Auditorias Internas da Qualidade (III) Equipa (14) Procedimento escrito Auditoria Divulgação interna Discussão Formação ISO 19 011

Ciclo de Sessões Internas (INE -PT) Periodicidade mensal Sessões da responsabilidade dos departamentos Temas de interesse geral Objectivo: Melhorar a comunicação interna Divulgação na Intranet (todos os colaboradores estão convidados a participar)

Sistema de sugestões de melhoria interna (INE-PT) Sistema interno que apela à sugestão de melhoria Foi criado em Novembro de 2001 A sugestão pode ser feita em papel (formulário), ou directamente pela Intranet A Direcção responde a todas as sugestões As 3 melhores sugestões ganham prémio anual - divulgação no dia do INE

Prémio da Qualidade (INE-PT) Sistema interno que apela à inovação e partilha de boas práticas Foi lançado em Dezembro de 2002 Regulamento Interno próprio Júri pluridisciplinar A Direcção apoia o processo A melhor candidatura ganha prémio anual

Relação com o utilizador da Informação Estatística Carta da Qualidade Centros de Documentação das DR’s Caixa de Sugestões/Reclamações Livro de Reclamações Publicações Inquérito ao Utilizador dos Centros de Documentação Call Center Inquérito ao Grau de Satisfação dos Utilizadores www.ine.pt

Prémio da Qualidade em Serviços Públicos - 1998 « « «

Sistema da Qualidade em Serviços Públicos Sistema Estatístico Nacional Eurostat EFQM INE CAF Sistema Estatístico Nacional

Unidade de Gestão da Qualidade « Maria João Zilhão Unidade de Gestão da Qualidade mjoao.zilhao@ine.pt « «