Educação no mundo contemporâneo e os desafios ao currículo

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Transcrição da apresentação:

Educação no mundo contemporâneo e os desafios ao currículo Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo bethalmeida@pucsp.br

Somos contemporâneos de uma mudança de época, e não só de uma época de mudanças. Frei Betto

Mudança de época? Diferentes modos de lidar com as telas: vivemos “plugados” no mundo, em frente a uma tela 3 gerações: Anos 50 / 60: TV - passividade diante da tela Anos 80 / 90: transição para a sociedade midiática Velho e o novo Analógico e o digital Anos 2000: crianças nascem no mundo digital Observar, contemplar ou participar? Retomada do mito da Caverna de Platão?

Como os jovens e as crianças lidam com as telas, que hoje estão em suas mãos e ocupam suas mentes? Telas marcantes da atual geração: TV e o controle remoto - zapear e selecionar imagens Telefone celular - teclar, comunicar e enviar SMS: uso dos dois polegares Computador, netbook, tablet, Ipad, Ipod, Itudo, Itodos… Navegar na internet: ícones, sons e movimentos Participar de redes de relacionamento Telas, mídias, tecnologias: mais do que ferramentas, são instrumentos culturais.

Como lidar na escola com os instrumentos culturais que fazem parte do cotidiano de nossos alunos?

Instrumentos culturais estruturam o pensamento, o modo de ser, estar e se relacionar no mundo e com o mundo. Mídias e tecnologias: estruturantes do currículo.

Mudança de época Reinventar o futuro no presente Desafios da educação frente às mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação - TDIC Mudança de época Reinventar o futuro no presente Construir o futuro no presente Princípio: a cultura é produzida pelo homem Repensar a educação Ressignificar o currículo Educação ensinar a “ver”, “viver” e “transformar” com os instrumentos culturais do mundo desenvolver a cultura digital na escola integrar as mídias e TDIC com o currículo

O que significa integrar as TDIC ao desenvolvimento do currículo? Como concebemos o currículo?

Currículo: conceito polissêmico Intencionalidade pedagógica Comprometido com a transmissão/produção de conhecimento Grade de conteúdo prescrito hierárquico Material pedagógico, livro didático Planejamento é “aplicado” Avaliação: Pontual, somativa Automatizada com o uso de recursos das TDIC Professor e aluno Instrumentos de regulação Construção social, política e histórica: se constitui na ação Integrado com a vida e as experiências de alunos e professores Multicultural Dialógico Democrático Avaliação processual e formadora

Mudança de época rever a concepção de currículo Engloba: teoria, prática social pedagógica e reflexão Reelaborado em função de tempos, espaços e contextos Faz sentido para alunos e professores Integra experiências e conhecimentos do cotidiano Caráter de ordenação da prática e de sistematização formal compreender e agir no contexto e no mundo instruir Desenvolvimento: cognitivo, social, físico, emocional

Currículo: reconstruído na prática social pedagógica Desenvolvimento do Currículo: articulação entre conhecimentos sistematizados com os conhecimentos mobilizados na relação pedagógica envolve professor, alunos, sistema de ensino e materiais em uso: livros didáticos, planos de ação, sistemas de ensino, hipermídias, portais educativos... experiências e saberes de todos participantes do ato educativo O currículo planejado se concretiza na interação social

O que significa integrar currículo e TDIC ?

Integração de currículo e TDIC Incorporar as características e funcionalidades dos ambientes, ferramentas e interfaces das TDIC ao desenvolvimento do currículo: busca e compartilhamento de informações interação multidirecional: todos-todos participação de qualquer lugar, a qualquer tempo colaboração e produção compartilhada de significados expansão das atividades cognitivas: tecnologias da inteligência produção de narrativas curriculares com o uso de múltiplas linguagens, velhas e novas tecnologias

Integração de currículo e TDIC Potencializada: exploração das TDIC abertas, móveis, imersivas, interativas, conectadas à internet Uso de distintos artefatos tecnológicos Currículo em rede: registrado nos documentos digitais e nas atividades que se desenvolvem por meio das TDIC disponível para análise, compartilhamento, recriação e novos registros fazer e refazer contínuo: reflexão sobre o erro

Currículo em rede Rede que se liga com outras redes, envolve professores, aprendizes, especialistas que se conectam. Currículo aberto, flexível, com inúmeros percursos e contextos, diversos pontos de partida e chegada... Currículos múltiplos!

Das concepções à prática: um caminho a percorrer... Professores Mudanças Identificação das características das TDIC que propiciem criar a inovação na prática pedagógica Domínio das principais funções das TDIC Conhecimento pedagógico e do conteúdo específico da área de estudos Olhar crítico sobre o currículo Abertura para trabalhar a partir das experiências dos alunos Dimensões política, social, organizacional e cultural Instituições formadoras de professores Redes de ensino Escolas Sala de aula Prática pedagógica Relação com o conhecimento

Papel do professor frente à integração entre o currículo e as TDIC Estabelecer o diálogo com os alunos a fim de entender seu universo de conhecimentos, valores, crenças e modos de pensar. Criar situações que propiciem aos aprendizes: selecionar e organizar informações significativas disponíveis em distintas fontes trabalhar a partir do conhecimento do senso comum, das dúvidas e curiosidades para atingir a compreensão do conhecimento científico, que propiciem a compreensão do mundo integrar múltiplas linguagens e sistemas de signos veiculados pelas TDIC na representação do pensamento Dialogar, compartilhar ideias, experiências e produzir conhecimentos em colaboração

O que há de novo no contexto de integração entre as TDIC e o currículo?

Disseminação de tecnologias móveis com conexão sem fio à internet-TMSF Qual o significado que as TMSF têm em nossa vida pessoal ? De que forma as TMSF podem contribuir para a aprendizagem? Como podemos explorar as TDIC para o desenvolvimento do currículo e a aprendizagem de nossos alunos?

Currículo e TMSF em distintas áreas de conhecimento Narrativas digitais Criação de histórias pelos aprendizes Forma de dar sentido à própria vida (Bruner) Uso de múltiplas linguagens para reconstruir a experiência social Articulação entre as experiências e a compreensão sobre os conceitos envolvidos na experiência TMSF: midiatização entre as experiências e o conhecimento científico A análise das narrativas permite orientar os aprendizes para que eles aprendam a se expressar para serem compreendidos.

Narrar a experiência, remete ao registro da memória sobre o cotidiano da vida social, ao específico do sujeito, ao coletivo de um grupo, aos significados que os sujeitos atribuem aos acontecimentos. (Almeida; Valente, 2012)

Currículo e TMSF em distintas áreas de conhecimentos : exemplos Uso social da língua e da escrita das próprias histórias com a aprendizagem de uma língua estrangeira Reencenação de trechos narrativos de filmes de interesse para os aprendizes: identificar os conhecimentos envolvidos e formalizá-los Desconstrução de narrativas digitais produzidas (filmes, hipermídias...): Analisar linguagens midiáticas utilizadas, formas de interação social, uso do vocabulário em contexto   Exploração da relação entre distintas áreas de conhecimento Usar as TMSF para registrar acontecimentos significativos observados pelos aprendizes em distintos locais Criar ou selecionar, editar e organizar imagens e músicas Produzir filmes, narrativas e roteiros

Educação no mundo contemporâneo e os desafios ao currículo Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo bethalmeida@pucsp.br