Prof. Sérgio Paulo Vianna Cintra

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E-Business e E-Commerce
Advertisements

DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM
Unidade 6 Distribuição: transportes e centro de distribuição visão integrada Grupo: 19FY Athos Oliveira 08/25085 Rafael Flores 08/38837.
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
Teorias de Sistemas de Informação
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO E-COMMERCE X E-BUSINESS
SUPPLY CHAIN, O CONCEITO
Administração de Sistemas de Informação
Sistemas de Informação
Logística e Gerenciamento da
AUXILIAR DE LOGÍSTICA AULA 2.
Sistemas ERP-Enterprise Resources Planning
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO – FACE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO.
Modelos de E-business.
Sistemas ERP: Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos Empresariais) Prof. Claudio Benossi.
Comércio Eletrônico.
Comércio Eletrônico Claudia Haddad.
UNIDADE 02 – ESTOQUES – DECISÕES ESTRATÉGICAS
Categorias do E-Business
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
Administração de e-Business
E-business e E-commerce
Aplicações na Internet
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO FEQ- UNICAMP
Mecanismos de Mercado no Comércio Eletrônico
Business to Business – B2B
Classificação de um Comércio Eletrônico
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
B2B: Comércio eletrônico
Profª: Adriana Vettorazzo
Comércio Eletrônico.
Comércio Eletrônico Faculdade de Tecnologia SENAC
MARCONSOFT Marconsoft é conceito de gestão moderna e sistemas integrado voltada para resultados de ultima geração. A Marconsoft é uma empresa brasileira,
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
Gestão da Tecnologia da Informação
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Profª: Adriana Vettorazzo
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Efficient Consumer Response. Introdução Interacção da empresa como meio que a rodeia Criação de relações entre clientes, fornecedores, concorrentes, organismos.
“Integrando o país, com logística de resultado.”
Função da Administração:
A Importância da Logística Atendimento ao Cliente
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo
Profª: Adriana Vettorazzo
Logística Planejamento e Programação Logística
Sistemas de Informação
E-COMMERCE COMÉRCIO ELETRÔNICO.
Aplicações de redes em sistemas de informação
Iniciando na logística empresarial
Cadeia de suprimentos e logística empresarial
Logística de Operações Globais
Prof. Angela Tissi Tracierra TEORIAS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas EM 335 – TECNOLOGIA MECÂNICA e – MANUFACTURING Lucas De Nadai Luis Norberto Branquinho Campinas,
Logística Integrada Engenharia de Produção
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BASEADOS NA WEB
Logística e Gerenciamento da
Sistemas de Informações Gerenciais
Objetivos do Capítulo Identificar as principais categorias e tendências das aplicações de e-commerce. Identificar os processos essenciais de um sistema.
E-business e E-Commerce.
Logística Empresarial
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Administração de Materiais
Licenciatura em Comunicação Empresarial Ano lectivo 2008/2009 1º ano E-business Vigilância na internet E-business Vigilância na internet Comunicação e.
Administração de Empresas Gestão de Negócios Virtuais Prof° Ms. Claudio Benossi Aula 03 Gestão de Negócios Virtuais Prof° Ms. Claudio Benossi Aula 03.
colocar os recursos certos no local certo, na hora certa.
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
Logística Integrada Fabricante Fornecedor de Insumos Distribuidor
Transcrição da apresentação:

Prof. Sérgio Paulo Vianna Cintra E-business e E-Commerce Prof. Sérgio Paulo Vianna Cintra Aula 3

Na economia digital, as organizações competirão em grupo ou em comunidades de e-business, e não mais como empresas isoladas (Murphy, 2000).

E-business versus E-commerce

E-business “Transações comerciais conduzidas através de redes públicas ou privadas. Essas transações incluem transferências financeiras, bolsas de ofertas on-line, leilões, distribuição de produtos e serviços, atividades de cadeias de suprimento, e redes integradas de empresas” (Cunningham, 2001)

E-commerce Comércio Eletrônico é a capacidade de realizar transações envolvendo a troca de bens ou serviços entre duas ou mais partes utilizando ferramentas eletrônicas e tecnologias emergentes.

E-business X e-commerce O e-business abrange o e-commerce e também envolve processos internos como produção, administração de estoques, desenvolvimento de produtos, administração de riscos, finanças, desenvolvimento de estratégias, administração do conhecimento e recursos humanos.

e-Supply Chain Management Business Inteligence e-ERP e-CRM e-Supply Chain Management e-Procurement e-Commerce e-Business

ERP ERP: (Enterprise Resource Planning), ou planejamento dos recursos da empresa, é conhecido como um programa de gestão empresarial. um ERP se propõe a informatizar e integrar diversas áreas da empresa, sejam elas administrativas, comerciais ou produtivas.

E-procurement A atividade de procurement (obtenção) numa organização envolve todas as atividades associadas ao processo de aquisição de bens ou serviços (o que comprar, de quem comprar, como comprar).

E-procurement conceito que transfere para a Web o processo e gerenciamento de compras de suprimentos os sistemas podem elaborar cadastros eletrônicos, onde é possível analisar produtos e preços, indicando as melhores opções de compra de acordo com parâmetros pré-estabelecidos

Modelos de e-procurement Modelo centrado no comprador: a entidade compradora reúne num sistema sob o seu controle em um único catálogo, a informação de múltiplos fornecedores e sobre a qual realiza as suas atividades de e-procurement.

Modelos de e-procurement Modelo centrado no fornecedor: é o modelo seguido por empresas fornecedoras que colocam num portal seu catálogo de produtos e oferecem aos seus clientes as possibilidades de consultar e pesquisar o catálogo, encomendar e acessar à sua conta-corrente, entre outras funcionalidades.

E-Supply Chain Management E-SCM consiste no gerenciamento, coordenação e integração, de maneira eletrônica, dos processos constituintes da cadeia de suprimentos de um setor empresarial geralmente coordenado pela empresa de maior barganha nessa cadeia, abrangendo desde fornecedores de insumos e produtores/indústrias, até a rede de distribuição, atacado, varejistas e o consumidor final. O e-SCM é um sistema de informações que integra o ERP da empresa com os sistemas dos diversos fornecedores

Exemplo de módulos de um software de e-SCM Planejamento da produção Gestão de estoques Gestão de transporte Previsão de vendas Processamento de pedidos Armazenagem

Domínios dos negócios eletrônicos E-OPERAÇÕES Iniciativas baseadas na WEB que aperfeiçoam as operações dos produtos existentes (gerência administrativa, cadeia de suprimentos) E-MARKETING Iniciativas baseadas na WEB que aperfeiçoam o marketing dos produtos existentes ( interação, distribuição) E-SERVIÇO Iniciativas baseadas na WEB que proporcionam serviços relacionados ao cliente

Domínios dos negócios eletrônicos E-OPERAÇÕES Automação dos processos administrativos; Revisão dos processos essenciais e aplicativos; Melhoria de desempenho das dif. unidades de negócio; Processo de compra mais competitivo; Integração da cadeia de suprimentos. E-MARKETING Aperfeiçoamento do processo de venda; Aperfeiçoamento da experiência de compra do cliente; Aperfeiçoamento da experiência do uso do produto pelo cliente. E-SERVIÇO Compreensão das necessidades do cliente; Serviço de atendimento ao cliente; Conhecimento de todos os fornecedores relevantes; Negociação das exigências do cliente; Criação de opções para o cliente.

E-business: Segmentos Econômicos B2B (business-to-business); B2C (business-to-customer); B2G (business-to-government); B2E (business-to-employed). C2C (customer-to-customer); C2G (customer-to-government); G2G (government-to-government);

Os novos modelos de negócios na Internet E-action (leilões) E-banking E-commerce E-directories (páginas amarelas) E-gambling (cassinos eletrônicos) E-learning E-trade (bolsas de valores) E-drugs (medicamentos) E-saude

Os novos modelos de negócios na Internet Lojas virtuais (B2B e B2C) Amazon Cisco Dell Submarino

Os novos modelos de negócios na Internet Portais independentes “praças” de comércio eletrônico para atender a um setor específico ou a um grupo de produtos; Benefícios: prospecção de parceiros comerciais; um ambiente único para a realização de negócios;visibilidade de preços ao redor do mundo; Poucos casos reais de sucesso;

Principais Barreiras do E-commerce Preocupação com a segurança; Baixa velocidade de transmissão de dados; Alto custo do tempo on-line O consumidor não consegue especificar horários e locais adequados para a entrega de mercadorias; Altos custos para distribuição de produtos físicos (Ex:alimentos); Dificuldade de navegar no site;

Principais Barreiras do E-commerce Logística; Custos; Questões Legais; Restrições a determinados públicos.

Barreira: Logística Gargalo do comércio eletrônico, controle de estoque e transporte. Segundo fontes empresariais, o sucesso ou fracasso do comércio via web é ligado em 70% a uma logística eficiente.

Barreira: Tecnologia Necessidade de tecnologia de rápido acesso, envio e armazenamento de grandes volumes de dados; Interligação de Tecnologias diferentes; Interligação de Culturas e Idiomas diferentes.

Barreira: Custos Infraestrutura e manutenção através de especialistas (terceirizados ou da própria empresa).

Barreira: Questões legais Ex.: questões contratuais, direitos do consumidor, questões de marcas, patentes e direitos autorais.

VENDENDO BYTES iTunes Store App, Musicas, Filmes Android Market App Nokia Ovi Store App, Musicas, Filmes NetFlix – Filmes Motorola APP Store

Net-Business