Macroeconomia Seções 4.3 e 4.4 – Funções e papéis do Bacen e dos bancos comerciais Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo.
Advertisements

O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
POLÍTICA MONETÁRIA promover o desenvolvimento econômico
POLÍTICA MONETÁRIA POLÍTICA ECONÔMICA
Conceito de moeda A mercadoria que funciona como medida de valor e também como meio circulante é o dinheiro. A moeda é o signo do valor: ouro, prata, papel.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
POLÍTICA MONETÁRIA - COMPLEMENTO
INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS E POLÍTICA MONETÁRIA
Sistema Financeiro Nacional
Macroeconomia Política Monetária Aula 2 Rafael de la Vega GESTÃO
Disciplina: Mercado Financeiro
Macroeconomia: abordagem de variáveis básicas Curso de nivelamento em Economia Profa. Me. Andréia Tonani.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
ECONOMIA E MERCADO. UNIDADE III SISTEMA FINANCEIRO NO BRASIL. MAIO / 2016 Prof. Nailde Medeiros.
PUC-SP MEIOS DE PAGAMENTO E POLÍTICA MONETÁRIA Finanças II – Profª Verônica Lívia de Oliveira Testa Mayara Lico Spada.
Gestão Financeira e Tributária Prof. João Carlos Moreira.
Gestão Operacional: Gestão da tesouraria, de contas a receber e de estoques  Formandos :  Andreia Reis  Bruno Silva  Claudina  Elisandra Formador:
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro. O lado monetário da economia Os agregados monetários no Brasil : M0 = moeda em poder do público (papel-moeda.
Mercado de Crédito Visa a suprir as necessidades de caixa de curto e médio prazos das pessoas físicas e empresas. No mercado de crédito, as instituições.
TECOM – ESTRUTURA DO COMEX.
INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA
Economia Monetária II 15ª aula
Disciplina: Economia Internacional
PROF. ELISSON DE ANDRADE
MACROECONOMIA Site:
Troca de Mercadorias e Serviços
Disciplina: Economia Internacional
Disciplina: Economia Internacional
ECONOMIA MONETÁRIA Economia monetária e financeira – Fernando Cardim de Carvalho et al. Economia monetária: a macroeconomia no contexto monetário – Ernani.
O lado monetário da economia
Contabilidade e Análise de Balanços
Mercado de capitais Profa. Renata Morgado
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Mercado de capitais AULA 4
Por que permanece elevada?
Programa de Financiamento às Exportações
O sistema brasileiro de comércio exterior
O Sistema Financeiro Nacional (SFN)
NILSON TORRES SOARES JR.
ESPECIALIZÃÇÃO EM CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA. ANÁLISE DE CENÁRIOS ECONÔMICOS Aula II PROF. TIAGO FIGUEIREDO DE MOURA MBA Administração Financeira Mestrado.
Professor Luiz Antonio de Carvalho
Os Bancos Múltiplos são instituições financeiras públicas ou privadas que realizam as operações ativas, passivas e acessórias das diversas instituições.
Professor Luiz Antonio de Carvalho
Disciplina: Economia Internacional
Disciplina: Economia Internacional
DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Ana Carolina Bianca Nildo Priscila
Administração Financeira
Política Monetária - Conceito: Entende-se a atuação do Banco Central para definir as condições de liquidez da economia: quantidade ofertada de moeda, nível.
AUTORIDADES MONETÁRIAS   Conselho Monetário Nacional (CMN) ·       Órgão normativo ·       Responsável pela fixação das diretrizes das política monetária.
Seção Estrutura de análise macroeconômica
Macroeconomia Seção 2.1 – O sistema de contas nacionais e contas satélite Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva Macroeconomia Prof. Me. Diego Fernandes.
Seção 4.1. As funções da moeda no mundo globalizado
Economia Monetária II 18ª aula
ECONOMIA MONETÁRIA Introdução O que é macroeconomia? Em macroeconomia estudamos os principais agregados macroeconômicos, isto é, observamos o comportamento.
Modelo IS-LM IS – equilíbrios possíveis no mercado de bens
Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.
LES0675 ECONOMIA MONETÁRIA Aula 10/09/2018
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Disciplina: Economia Internacional
Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva
MERCADOS E INSTRUMENTOS FINANCEIROS MERCADO MONETÁRIO Maputo, Março de
Capítulo 13 A Função Oferta de Moeda
Planejamento Financeiro e Orçamentário
Profa. Dra. Eliana Tadeu Terci
LES0675 – Economia Monetária
BALANÇO DE PAGAMENTOS.
POLÍTICA MONETÁRIA.
Transcrição da apresentação:

Macroeconomia Seções 4.3 e 4.4 – Funções e papéis do Bacen e dos bancos comerciais Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva

Funções antes do BACEN Superintendência da moeda e do crédito (Sumoc) Estipular taxa de compulsório e redesconto Supervisionar atuação dos bancos comerciais Representar o país junto a organismos internacionais Orientar política cambial Preparar a organização de um Banco Central

Funções antes do BACEN Banco do Brasil (BB) Controlar as operações de comércio exterior Controlar o recebimentos dos depósitos compulsórios e voluntários dos bancos comerciais Executar as operações de câmbio

Funções antes do BACEN Tesouro Nacional Emissor de moeda

BACEN Hoje assume todas as funções da SUMOC, BB e Tesouro Nacional Ele está inserido no Sistema Financeiro Nacional (SFN)

BACEN – Papéis e funções fiscalizar, regular e controlar os intermediários financeiros para garantir a solidez do Sistema Financeiro Nacional promover a estabilidade da economia, através da estabilidade dos preços (controle inflação)

Emissão de moeda Quem faz emissão de moeda no Brasil é a Casa da Moeda Porém casa da moeda é subordinada do BACEN, ou seja, ela só emite se o BACEN “mandar”

Recolhimento de tributos BACEN é o banco do governo Entretanto, dinheiro recolhido na forma de tributos é recolhido em uma conta única no Tesouro Nacional Está conta é mantida junto ao BACEN Transferência (operacionalização) de dinheiro para as unidades é feita pelo BB, e o motivo é a não existência de agências do BACEN espalhadas pelo Brasil

BACEN – Banco dos Bancos Banco Central é responsável por: Ser o depositário das reservas bancárias; Fornecer empréstimo aos Bancos Comerciais. Em geral acontece quando o banco comercial fecha com mais saques do que depósitos Ou quando banco comercial passa por dificuldades (BACEN age como emprestador de última instância) Em muitos casos, os próprios bancos comerciais se acertam nesta questão

BACEN – Superintendente Banco Central precisa normatizar, controlar e fiscalizar as atividades das instituições financeiras do país. Assim, o Banco Central, Constrói todo o arcabouço de leis, normas e diretrizes que deverão ser cumpridas pelas instituições financeiras Fiscaliza os Bancos Comercias, Bancos de Investimento e Bancos Múltiplos Vistoria, ou analisa e avalia as informações passadas por esses bancos à sociedade e a outras entidades

BACEN – política monetária Executor da política monetária Faz o depósito das reservas internacionais

BACEN – ajuda governo Banco Central também assessora o governo do ponto de vista econômico. Isso acontece via pesquisas realizadas pelo Banco Central, principalmente com informações relacionadas à economia monetária projeções de inflação, estabilidade financeira, risco de crédito etc., que serão utilizadas para a tomada de decisão do governo sobre vários assuntos

Seção 4.4 Bancos comerciais

Tipos de bancos Bancos comerciais Instituições financeiras púbicas ou privadas que concedem financiamentos de CP e MP para empresas e pessoas físicas. Fazem a captação dos recursos financeiros via depósitos AV (contas correntes), podendo também captar depósitos a prazo.

Tipos de bancos Bancos de investimentos Instituições financeiras privadas que concedem financiamentos de MP e LP para empresas, Prestam serviços especializados em operações de participação societária de caráter temporário, tais como: oferta inicial de ações, operações internacionais, e administração de carteiras de investimentos. Fazem a captação de recursos financeiros apenas via depósitos a prazo, dado que não possuem Contas Correntes

Tipos de bancos Bancos múltiplos (ou universais) Instituições financeiras público ou privadas que prestam vários serviços financeiros (mix de banco comercial e banco de investimento) Exemplos: Itaú, Santander, BB e Caixa Econômica

Risco Sempre há o risco de os clientes depositantes decidirem sacar seus recursos ao mesmo tempo (mesmo que não haja nenhuma notícia negativa sobre a liquidez desse banco). Para isso, eles devem conseguir analisar em que momento devem emprestar mais dinheiro (fornecer crédito), e quando devem aumentar seus encaixes totais. Buscando minimizarem os riscos de saques “excessivos”, os bancos comerciais podem tentar diversificar suas fontes de depósito, através de depósitos a prazo apesar de os depósitos a prazo exigirem dos bancos o pagamento de juros aos aplicadores, eles trazem a vantagem da informação antecipada de quando (em qual data) os clientes farão (provavelmente) os saques, já que exigem um período mínimo (carência) que o depósito precisa ficar aplicado, para que comece a render juros. Análise para quem pode emprestar (evitar calote)