DISCIPLINA:METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – Prof. Artur Motta
Advertisements

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS
TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
I ENCONTRO REGIONAL DO NORDESTE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS JOÁO PESSOA – 25 A 27 DE NOVEMBRO Educação de Jovens e Adultos e o Mundo do Trabalho:
UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO DIREITOS DE CIDADANIA NO BRASIL: AVANÇOS E RETROCESSOS.
Organização Curricular da Escola
De 1964 a 1985 , o comando das forças armadas controlou as principais instâncias do poder político do Brasil.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Regimes autoritários nos anos 30
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
HISTÒRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
REGIMES TOTALITÁRIOS FASCISMO E NAZISMO
Essa é minha escola.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA (Fayolismo) Henri Fayol ( )
Plano Nacional de Educação
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
TENDÊNCIAS FILOSÓFICAS
Visão “ Promover, apoiar e fortalecer o Movimento Espírita do Rio Grande do Sul na busca da eficácia e da melhoria da qualidade na tarefa de difusão do.
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
POLÍTICA.
O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA
GT SOBRE AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA: QUESTÕES NORTEADORAS
Tempo de Escola e Qualidade na Educação Pública
Pauta: Capacidades Físicas
RAIMUNDA NONATA DA SILVA ABUQUERQUE A PRÁTICA AVALIATIVA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL NO CONTEXTO GLOBALIZADO São Luis - MA.
GESTÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: A BUSCA DA EQUIDADE E DA CIDADANIA Raimunda do Socorro Fonseca da Paixão Tereza de Almeida Coutinho Monte Dourado.
Professora Vanessa Martins
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
Metodologia de Ensino da Educação Física
Cidadania aula 2 Julio C M Haddad.
O esporte e o corpo na GRÉCIA ANTIGA.
O ILUMINISMO.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA:EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E EJA.
Dijon Moraes Júnior Reitor Renata Nunes Vasconcelos Pro-reitora de Ensino.
Prof. Mestre Gilberto Santiago Ferreira
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
O QUE É MÍDIA-EDUCAÇÃO MEDIATIZAÇÃO: DA TECNOLOGIA À COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL Disciplina: Didática II Profª Aldeci Calixto Aluna: Valéria Tavares Período:
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
EDUCAÇÃO FÍSICA TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA I Aula 2
DISCIPLINA:METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Centro de ensino superior do amapá – ceap José alex cantuária queiroz.
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
Prof. José Roberto Medina
DISCIPLINA:EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E EJA.
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
A Orientação Educacional face a legislação educacional do país
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Estância Turística de Santa Fé do Sul
Atletismo O Conteúdo Atletismo nas Escolas
CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA.
Mayara T. Santos - Sociologia
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
PROPOSTA DE ATIVIDADE Utilizar o teatro como meio de ação social e ensino da sociologia na Escola Estadual Anísio Teixeira foi um desafio. Até então para.
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.
EMRC, uma disciplina... A EMRC E A CIDADANIA EMRC E A CIDADANIA.
Transcrição da apresentação:

DISCIPLINA:METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ DISCIPLINA:METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PROF.ESP.SAMANDA NOBRE

Tendências pedagógicas da Educação Física.

Educação Física Higienista (1889-1930) Educação Física Militarista (1930-1945) Educação Física Pedagogicista (1945-1964) Educação Física Competitivista (1964-1985) Educação Física Popular (1985-)

Educação Física Higienista (1889-1930)

Educação Física Higienista (1889-1930) Tinha por finalidade“[...] proporcionar aos alunos o desenvolvimento harmonioso do corpo e do espírito,formando o homem física e moralmente sadio alegre e resoluto”. (MARINHO,1953, p. 177.)

Educação Física Militarista (1930-1945)

2- Educação Física Militarista (1930-1945) Tinha por objetivo o “desenvolvimento harmônico do corpo. Desenvolvimento da personalidade. Aperfeiçoamento da destreza.Emprego da força e espírito de solidariedade”. (MAZZEI & TEIXEIRA, 1967)

Educação Física Pedagogicista (1945-1964)

3- Educação Física Pedagogicista (1945-1964) A vertente pedagogicista propunha a educação física como um meio de formação do indivíduo. “A educação física, acima das “querelas políticas”, é capaz de cumprir o velho anseio da educação liberal: formar o cidadão.” (GHIRALDELLI JÚNIOR, 1989, p.29)

Educação Física Competitivista (1964-1985)

4-Educação Física Competitivista (1964-1985) Marcada pelo forte apelo aos esportes de competição oficiais, por um “culto do atleta-herói”, essa visão foi a predominante no regime militar. Foi o período que houve o maior investimento na educação física como um todo.

Educação Física Popular (1985-)

5- Educação Física Popular (1985-) Movimento de cunho ideológico que pretende mudar o paradigma da educação física, saindo do competitivismo para uma visão em direção a “[...] ludicidade, a solidariedade e a organização e mobilização dos trabalhadores na tarefa de construção de uma sociedade efetivamente democrática”. (GHIRALDELLI JÚNIOR, 1989, p.34).

TAREFINHAAAAA!!

objetivo conteúdo vantagens desvantagens atividade higienista militarista pedagogicista competitivista popular objetivo conteúdo vantagens desvantagens atividade

Obrigadoo!! Obrigadoo!! Obrigadoo!! Obrigadoo!!